Um belo dia, nem tão distante de quando comprou seu amado dispositivo, a fabricante avisa que ele não vai mais receber atualizações de firmware. Hora então de experimentar uma ROM customizada como a CyanogenMod ou companhia. Elas também são ideais se deseja mais liberdade e possibilidades de personalização. Existe um crescente número de ROMs disponíveis, e aqui tem uma lista com as melhores.
CyanogenMod 11
Para quem é esta ROM customizada? A CyanogenMod é para quem não gosta de experimentos arriscados e quer um aparelho perfeitamente funcional depois de flashear a ROM.
Apesar de não estar tão à frente quando o assunto são funções e recursos, a CyanogenMod é a líder absoluta das ROMs. Sua ampla disponibilidade e estabilidade a tornam a primeira opção de quem deseja flashear uma ROM e não tem muita experiência com o processo. Atualizações estáveis mensais, sempre muito bem testadas por todos que instalam as nightlies, garantem o bom funcionamento de aproximadamente 40 aparelhos. Por fim, a CM já fez sua aparição como ROM nativa no OnePlus One, garantindo um ótima experiência de uso. No blog da CyanogenMod se informa sobre todos os updates e mudanças na ROM.
PAC ROM
Para quem é esta ROM customizada? Quem instala a PAC ROM gosta de ampla variedade de funções e não se importa com alguns bugs.
A PAC ROM oferece uma coleção de funções interessantes de outras ROMs. Apesar da sua natureza experimental, a equipe consegue lançar atualizações em forma de nightlies para cerca de 100 aparelhos. Se escolher a PAC ROM e quiser se manter informado, pode conferir o site da ROM.
SlimROMs
Para quem é esta ROM customizada? Pessoas que prezam a privacidade e gostam de ROMs atuais.
No momento atendendo pelo nome de SlimKat, as SlimROMs se caracterizam pelos Google Apps extremamente reduzidos, atendendo à dependência de alguns aplicativos aos Google Services e só. De resto, a Slim se caracteriza por símbolos e fontes mínimos, devido ao DPI modificado. Atualizações mensais atendem a cerca de 50 dispositivos. Saiba mais no site da ROM.
AOKP
Para quem é esta ROM customizada? Pessoas que gostam de modificar fortemente a interface do Android têm nesta ROM uma ótima ferramenta.
Como a PAC ROM, a AOKP se volta para o público de Modders, que gostam de “brincar” bastante com o sistema. Há muito tempo eles não lançam uma nova versão estável, e as nightlies também não fazem jus ao nome. As novas funções são às vezes anunciadas no Blog, ou então através do App mGerrit. Além das funções técnicas, a AOKP opera sobretudo mudanças no visual da interface do Android, de maneira que você poderá configurar, com o Unicórnio Rosa, várias efeitos ao seu gosto. Apesar de a lista de compilações ser grande, apenas uma pequena parcela dos aparelhos conta com updates regulares (mensais, mas sem garantia). Para quem gosta de ROMs estáveis, esta não é a melhor pedida.
Paranoid Android
Para quem é esta ROM customizada? Para quem gosta de novidades, do visual e de algumas funcionalidades do Android L.
Uma das ROMs mais versáteis, a PA quer o trono da CyanogenMod a todo custo, e tem anunciado mudanças e novidades com frequência crescente, entre ela o visual do Android L (mesmo com base no KitKat). O único problema da ROM é o número de dispositivos atendidos, ainda pequeno para o tamanho das ambições deste time. De toda forma, se for um dos que possuem um aparelho contemplado, vale a pena experimentar a Paranoid Android e seus updates regulares.
A Matrix
Tratar do tema ROMS customizadas é uma ótima oportunidade para despertar um interesse mais aprofundado do usuário a respeito do seu próprio smartphone. Sempre é bom mencionar a excelente iniciativa do fórum XDA Developers, que criou uma tabela com as funções de cada ROM. Apesar de não ser atualizada tanto quanto deveria, ela continua uma fonte bem interessante de informações sobre as diferentes ROMS.