- Back to Home »
- Android , dicas , ferramentas , personalizar »
- Ferramentas para personalizar os smartphones Android
Se há vantagem que é indiscutível no Android relativamente à concorrência é ao nível da personalização do sistema operativo. Um Android pode até ser igual “por dentro” a um iPhone. Aprenda como.
Qual o melhor smartphone? Qual o melhor tablet? Qual o melhor sistema operativo móvel? Qual o ecossistema com as melhores aplicações?
Graças à concorrência feroz e cada vez mais numerosa que as tecnológicas têm feito entre si, são questões de resposta difícil e raras vezes de apenas uma palavra. As únicas verdades que se podem abordar é ao nível das vendas, onde o Android tem uma quota de mercado que em determinados momentos chega a ser superior a 80%.
Porventura uma das poucas áreas onde também não há grande discussão é ao nível da personalização do sistema operativo. Também aqui o Android leva uma clara vantagem sobre a concorrência mais direta. O Windows Phone e o iOS também permitem alguma costumização visual, mas nunca no mesmo nível do software da Google.
A personalização pode ser de tal forma agressiva que o Android pode em poucos minutos ser submetido a uma sessão de transformismo – com a vantagem de o utilizador poder recuperar sempre a forma original do smartphone, caso se venha a fartar de personalização a mais.
Alguns dos interfaces finais que os utilizadores podem conseguir.
Enumeramos de seguida algumas ferramentas que ajudam a personalizar num primeiro nível os telemóveis e os tablets Android. Depois de se iniciar no universo da personalização, poderá explorar de forma mais “profissional” esta possibilidade do sistema operativo. Mas primeiro é preciso começar por algum lado.
Wallpapers dinâmicos e interativos
O básico dos básicos. Comece por reorganizar o seu ambiente de trabalho. Elimine ícones que não usa, use widgets de aplicações que atualizem com frequência e diminua o número de ecrãs para criar uma experiência mais simplista.
Depois aposte num papel de parede dinâmico e interativo. Ficam aqui duas sugestões:Steampunk Android e Shadow Galaxy.
No primeiro o utilizador fica com a mascote do Google no ecrã de fundo, sendo esta composta por várias peças mecânicas e que estão em constante movimento. No segundo o utilizador fica com uma imagem dinâmica do “cosmos”, entre estrelas, galáxias e nublosas.
PS: os papéis de parede dinâmicos consomem mais bateria
Mude de vida, mude de inicializador
Os launchers, como são mais comummente conhecidos, são o motor das transformações mais agressivas que o sistema operativo da Google pode conhecer. A partir dos inicializadores mais conhecidos criam-se temas que podem ser personalizados até aos mais pequnos pormenores.
Ficam aqui dois dos launchers mais conhecidos: Go Launcher e Nova Launcher. Com estas opções os utilizadores ganham inclusive novas funcionalidades como uma barra inferior de ícones que pode ser movida, à semelhança do que acontece com os diferentes ecrãs do ambiente de trabalho.
Mas o maior ganho está ao nível da personalização. Muitos dos exemplos acima mostrados nas galerias proveem destes launchers com diferentes skins e pacotes de ícones. “Misture ingredientes” até encontrar a combinação que mais lhe agradar.
Minimalistic Text – as letras dão as horas
Se é dos que gosta de ter um relógio grande no ambiente de trabalho do Android, então também pode querer experimentar o Minimalist Text. Esta aplicação indica as horas e o dia do mês atual, mas através de palavras e não números.
Jogando com diferentes tipos de fontes, com diferentes cores e com diferentes posicionamentos no ecrã, a aplicação confere um aspeto mais futurista ao interface do utilizador. Também é possível adicionar informações sobre a meteorologia.
Splay – dominar o smartphone com uma mão
Os smartphones com ecrã gigante têm vantagens – são muito melhores para o consumo multimédia -, mas trazem desvantagens ao nível da utilização de outras aplicações, mesmo ao nível do controlo “geral” do smartphone.
Com a aplicação Splay todo o interface fica reunido num sistema de aneis – o utilizador só precisa de deslizar o dedo pelo diferentes raios, que depois têm sub-raios. Isto é, as aplicações estão divididas por categorias que têm sub-categorias.
Como estes raios ficam localizados na parte inferior do telemóvel é possível aceder a todas as aplicações só com uma mão. Além de útil, é mais um exemplo de transformismo.
Aviate – personalização inteligente
Em 2013 esta chegou a ser uma das aplicações “quentes” do Android porque dava um interface diferente, limpo e inteligente – o Aviate muda a ordem das aplicações ao longo do dia, colocando as aplicações de produtividade em destaque nas horas de trabalho e as aplicações de lazer no final do dia por exemplo.
A aplicação acabou por ser comprada pela Yahoo!, mas ao contrário do que já sucedeu noutras ocasiões, continua disponível para download. Até há pouco tempo a aplicação esteve em fase beta e apenas disponível por convite, mas agora já está acessível para todos.
Windows Phone ou iOS?
Os níveis de personalização do Android podem ser de tal ordem que os telemóveis podem ter interfaces semelhantes – para não dizer mesmo iguais – aos concorrentes mais diretos: Windows Phone e iOS.
Com a aplicação Launcher 8 free o utilizador fica com o sistema operativo móvel da Microsoft ao nível de interface, mas a alma é e sempre será a do Android.
Já com a aplicação Cool Launcher iOS 7 os Android transformam-se em iPhone. Tenha o iOS 7 num Samsung, num HTC, num LG ou num Sony.
Costumização final
Se pretende dar uma nova vida ao seu smartphone ou tablet então deve procurar uma versão alternativa do sistema operativo que tenha sido desenhada por programadores independentes. Além de mais básicas e mais rápidas, estas ROMs vêm por vezes acompanhadas de inicializadores alternativos de origem, conferindo uma nova vida aos smartphones.
As ROMs mais conhecidas são as da Cyanogemod, mas na comunidade de programadores XDA os utilizadores conseguem encontrar muitas outras versões alternativas do Android.