Archive for julho 2013
Microsoft pediu que a Google bloqueasse links para seu site oficial
Empresa enviou pedido de bloqueio no qual afirmava que diversas de suas páginas estavam infringindo seus direitos de autor.
Não é incomum que empresas recorram à Google na tentativa de bloquear o acesso a sites que infrinjam marcas registradas ou prejudiquem suas imagens públicas. No entanto, de vez em quando alguns casos inusitados vêm à tona, como a tentativa da Microsoft em bloquear o acesso ao site Microsoft.com — nada menos que a página oficial da companhia.
O pedido de retirada de conteúdos foi feito pela empresa LeadID à pedido da organização comandada por Steve Ballmer. Segundo o site TechDirt, essa organização é responsável por fazer todos os pedidos de bloqueio originadas na companhia de tecnologia, o que mostra a gravidade da confusão.
Entre as páginas acusadas de infringir direitos de autor estão a loja oficial da Microsoft, seu site de suporte, o portal oficial do Office e a página inicial do domínio Microsoft.com. A situação bastante bizarra só não resultou em problemas graves porque a Google detectou a contradição no pedido da empresa e decidiu manter os links no ar.
iPhone 5S: Data de lançamento
Site chinês publica imagens da carcaça do novo smartphone da Apple acompanhada pelas mesmas configurações especuladas anteriormente — e que colocam o 5S um tanto mais próximo do modelo atual.
Várias supostas imagens do iPhone 5S já vazaram internet afora, juntamente com algumas configurações possíveis. Desta vez, o site chinês EXPReview apareceu com duas imagens das carcaças do novo smartphone da Maçã. Embora a imagem acima traga um lote fechado dos chassis (devidamente embalado em plástico), abaixo se pode ver o que, supostamente, são as partes frontal e traseira da carcaça.
A julgar pela imagem, pode-se dizer que o novo iPhone terá essencialmente o mesmo visual do modelo atual. Isso ajuda a desmentir alguns rumores iniciais, segundo os quais a Apple planejava incluir um display maior no 5S. Afinal, o novo modelo deve ter a mesma tela do iPhone 5 — um monitor de 4 polegadas IGZO com resolução de 1136 x 640, de acordo com as especulações mais recentes.
Ainda as mesmas configurações
Em relação às especificações, os novos rumores simplesmente corroboram aquilo que já vem sendo veiculado há um bom tempo. Trata-se de do mesmo chip A6 — embora com velocidade maior de processamento —, 2GB de memória RAM e GPU (unidade de processamento gráfico) quad-core. Além disso, fala-se também em conectividade NFC e uma câmera com sensor de 12 megapixels e flash dual-LED.
Ainda de acordo com os rumores, a produção do iPhone 5S deve ter início ainda neste mês — algo que certamente faz sentido quando se consideram as imagens acima. O lançamento deve ocorrer durante o próximo outono do hemisfério norte.
Miguel Sousa Tavares perde processo contra acusados de pirataria por e-mail
Dois enfermeiros e uma médica foram absolvidos num processo relacionado com a disseminação de cópias piratas de livros de Miguel Sousa Tavares. Um dos arguidos chegou a enviar 321 e-mails com cópias alegadamente ilegais.
Miguel Sousa Tavares e a editora Oficina do Livro (atualmente detida pelo grupo Leya) perderam um processo iniciado contra dois enfermeiros e uma médica que distribuíram, junto de um grupo de amigos e colegas, e-mails com alegadas cópias dos livros “Rio das Flores”, “Equador” e “Não te deixarei morrer David Crockett”. Contactada pela Exame Informática, a Leya preferiu não comentar esta sentença proferida em dezembro de 2012.
Em 2007, “Rio das Flores” chegou às bancas – e depressa se alcandorou aos primeiros lugares nas tabelas de vendas. Em 2009, o mesmo livro voltou a fazer correr tinta – desta feita, no 4º juízo Criminal de Lisboa, com a apresentação de uma queixa contra dois enfermeiros e uma médica que, em aparente retaliação contra expressões que o jornalista Miguel Sousa Tavares, alegadamente, publicou, deicidiram enviar e-mails para um grupo de amigos e colegas com cópias de “Rio das Flores” (um dos arguidos também fez o mesmo com as obras “Não te deixarei morrer David Crockett”, e “Equador”).
A sentença refere mesmo que um dos arguidos terá enviado, num único dia, 321 e-mails com o propósito de disseminar cópias digitais do livro “Rio das Flores”.
A sentença dos juízes da Comarca de Lisboa não põe em causa que os arguidos enviaram e-mails que atribuíam a Miguel Sousa Tavares a expressão «os professores são os inúteis mais bem pagos deste país» (e que o escritor diz nunca ter proferido), mas decidiu absolver os mesmos arguidos por não haver provas de que os ficheiros enviados com os e-mails continham realmente cópias ilegais ou parciais dos livros em causa.
A sentença realça ainda o depoimento de uma testemunha, que trabalha como «analista de sistemas informáticos», que reiterou que o ficheiro enviado pelos arguidos «mais não é que uma simples cópia cuja autenticidade se desconhece, sendo certo que o esclarecimento da sua autenticidade só poderia advir da análise do conteúdo digital remetido, o que não foi feito (nem em sede de inquérito nem na fase de instrução)».
Sem as necessárias peritagens, os juízes optaram por absolver os três arguidos, uma vez que não foi possível provar que nos «referidos e-mails seguia, efetivamente, uma obra literária completa (ou até parcialmente) e objeto de proteção legal».
O processo apenas constituiu três arguidos que enviaram e-mails com cópias não autorizadas (e não comprovadas…) de livros de Miguel Sousa Tavares. Muitos outros membros do mesmo grupo de destinatários dos e-mails terão re-enviado por e-mail supostas cópias de livros do escritor, mas não terão sido identificados. Segundo os relatos da imprensa, vários blogues disponibilizaram cópias não autorizadas de obras de Miguel Sousa Tavares.
Do processo constava ainda uma acusação por calúnia e difamação que acabou por ser alvo de desistência por parte de Miguel Sousa Tavares.
Facebook vai ter publicidade em vídeo
Parece que é cada vez mais certo que os utilizadores desta rede social vão passar a ver pequenos clipes de publicidade com 15 segundos.
A Bloomberg indica que uma fonte anónima lhes indicou que o Facebook está a trabalhar em adicionar anúncios em vídeo que deverão passar a ser incluídos diretamente no mural dos utilizadores.
Cada vídeo deverá aparecer no Facebook durante um dia inteiro, apesar de os utilizadores não verem mais de três vezes ao dia o mesmo. Os anunciantes terão de pagar entre um milhão e 2,5 milhões de dólares por dia pelo privilégio de poder exibir vídeos de 15 segundos. Os anunciantes podem saber apenas a idade e sexo da sua audiência. A Bloomberg diz que o lançamento desta nova funcionalidade foi adiada pelo menos duas vezes, porque Mark Zuckerberg quis certificar-se de que os vídeos não “estragariam” a experiência do utilizador.
Teclista do Bon Jovi usa Google Glass durante concerto [vídeo]
Membro da banda gravou uso do aparelho por alguns minutos durante concerto com 55 mil pessoas.
David Bryan, o Teclista da banda Bon Jovi, usou um Google Glass em palco, durante uma apresentação no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Graças ao aparelho, que gravou a cena, temos a chance de ter uma ideia de como é participar de um espétaculo desses na pele de Bryan – com direito às madeixas cacheadas do membro atrapalhando a visão do vídeo.
O aparelho, na verdade, não pertence ao Teclista. O Glass utilizado por ele é de Chris Barrett, que está usando o dispositivo para gravar algumas cenas interessantes e compartilhando-as online. Graças a um amigo em comum com a banda, Barrett conseguiu entrar em contato com o grupo, conhecer os bastidores (que você pode ver pelo primeiro minuto de gravação) e levar o acessório diretamente para Bryan.
Mas o que Bryan achou da oportunidade? “Foi uma grande experiência tocar, usando o Google Glass, na frente de uma plateia de 55 mil [pessoas]” respondeu ele, de maneira simples, em entrevista ao Mashable. Ver algo assim acontecer, por sua vez, levanta outra pergunta: será que em um futuro próximo poderemos ver os shows de nossas bandas favoritas do ponto de vista dos próprios músicos?
Apple disponibiliza beta do iTunes 11.1 com suporte a iTunes Radio
A Apple liberou, exclusivamente para desenvolvedores, o download da primeira versão de testes do iTunes 11.1. A principal novidade é o suporte ao iTunes Radio, serviço de streamde músicas da Apple.
O primeiro pacote de testes da próxima versão do iTunes já traz o suporte ao serviço, que atualmente funciona apenas nos Estados Unidos. Nele, é possível fazer buscas através do nome do artista, da música ou género musical. O usuário também pode solicitar a reprodução de títulos semelhantes aos que está em execução e colocar a canção em uma espécie de lista de desejos – ligada diretamente à loja da Apple.
iTunes Radio já está disponível em nova versão beta do tocador da Apple (Foto: Reprodução/MacRumors)
O iTunes Radio foi apresentado ao público durante a WWDC 2013, junto com o iOS 7 e o Mac OS X Mavericks. O serviço funciona como um rádio online, ou seja, permite ouvir músicas que estão na nuvem sem a necessidade de baixar o arquivo. Sua primeira aparição se deu nas versões de teste do iOS 7, chegando apenas agora ao iTunes, que roda em computadores da Apple e PCs.
Junto ao player, o serviço também poderá ser acessado a partir de um iPhone, iPod Touch ou iPad com o iOS 7 e o Apple TV. O primeiro beta do iTunes 11.1 pode ser baixado diretamente da Central de Desenvolvedores da Apple – para fazer o download, é necessário cadastro de desenvolvedor com a empresa.
Google Maps o novo 'Views'
Mais uma ferramenta disponível para o Google Maps: o site Views, que vai incluir no mapeamento fotos panorâmicas tiradas por utilisadores de todo o mundo. A inclusão das “photo spheres” foi anunciada na última terça-feira (30) e a ideia da empresa, claro, é de criar mais interactividade e oferecer ainda mais imagens em seu site de mapas.
Com o "Views" é possível compartilhar fotos panorâmicas feitas em smartphones Android 4.2 (Foto: Reprodução/Google)
Atualmente, o Maps já conta com fotos comuns e com o Street View, com imagens capturadas pelas câmeras do próprio Google e posicionadas exatamente como na vida real. Agora, com o Views, será possível compartilhar publicamente, de maneira simples e rápida, as imagens panorâmicas criadas nos smartphones com Android 4.2 ou superior, como os Nexus.
Para fazer o upload das imagens em 360 graus para o Maps, pasta fazer login no Views com os dados do Google+ e clicar no botão azul com uma câmera, que se localiza no canto direito da página. Assim, o usuário poderá importar suas photo spheres publicadas no Google+ diretamente para o novo app. Outra opção é compartilhar da galeria usando a ferramenta de compartilhamento da própria galeria de imagens do Android selecionando Google Maps.
Views promete mais interação com os usuários e o Google Maps (Foto: Reprodução/TechTudo)
Cada usuário, então, ganha um perfil no Views, com as fotos panorâmicas que foram postadas e descrições sobre suas experiências e locais visitados. Evan Rapoport, gerente de produtos do Google Maps e Photo Sphere, deu exemplos do funcionamento do novo recurso em um post no blog oficial do Google Maps. De acordo com ele, a funcionalidade é ótima para quem curte viajar.
PS4 - novo video que tira 10 dúvidas dos jogadores
O PlayStation 4 ganhou um novo vídeo onde a Sony tira mais dez dúvidas dos jogadores sobre o novo console. A principal novidade é a capacidade máxima de ter até duas mil pessoas cadastradas na lista de amigos do usuário, um aumento considerável do atual limite do PS3, que não passa dos 150 amigos. Outras informações confirmadas envolvem a PlayStation Plus e funções extras do aparelho.
DualShock4 é o controle do PS4 (Foto: Divulgação)
A PlayStation Plus, por exemplo, não será necessária para utilizar o chat em grupo do console. Vale lembrar que este chat inclui não apenas conversação em texto, mas também com suporte total para chat com voz, utilizando os headsets compatíveis.
Por falar em compatível, o vídeo esclarece mais uma vez que o atual controle DualShock3 não será compatível com o PS4. Porém, o PlayStation Move será totalmente funcional com o novo console, com direito ao uso da nova versão da câmera do sistema, vendida separadamente.
Por fim, a Sony reforça que o multiplayer online do PS4 exige uma assinatura da PlayStation Plus, mas para usar outros serviços como Netflix e descontos, a assinatura não será necessária.
Beta do iOS 7 aponta o uso de sensor de digitais no próximo iPhone
Recurso foi encontrado dentro de arquivos internos da versão mais recente do software da Apple.
Se gosta de tecnologia e costuma acompanhar as notícias sobre as próximas novidades, deve saber que o futuro iPhone talvez tenha recursos de ponta para competir com os outros lançamento do segundo semestre de 2013. Uma das ferramentas mais comentadas é o famoso sensor de digitais.
Dessa maneira, você poderia desbloquear o smartphone ou realizar outros comandos apenas colocando o seu dedo sobre o sensor. No entanto, não havia afirmações concretas sobre o uso deste recurso, de modo que não havia como falar dele sem deixar a esfera dos boatos — e isso fez com que algumas pessoas ficassem desconfiadas quanto à veracidade dessa informação.
E bastou uma procura...
Para mudar o cenário descrito anteriormente, o hacker Hamza Sood procurou e encontrou sinais de que essa ferramenta realmente vai ser incorporada ao próximo iPhone. Isso só foi possível pelo fato de que ele estava utilizando a última versão beta que foi lançada do iOS 7 pela Apple para desenvolvedores — e, em pastas internas do sistema, havia um arquivo que diz respeito ao sensor biométrico.
Além disso, uma fonte anónima e que afirma estar em contato com o projeto da empresa da Maçã afirmou que a interface para que o sensor de digitais seja utilizado já está pronto. Por conta disso, podemos esperar que o recurso esteja presente no próximo iPhone, que deve ser apresentado ao público no fim de Setembro.
13 alternativas gratuitas ao WhatsApp
Não quer mais usar o WhatsApp? Descubra vários aplicativos que podem ser utilizados no lugar dele.
O WhatsApp é um aplicativo largamente conhecido para realizar a troca de mensagens com amigos. Porém, recentemente, o serviço passou a ser pago também para quem utiliza o iOS (como acontecia para outras plataformas), fazendo com que alguns optem pela busca de um novo programa para substituir o comunicador.
Além disso, por mais que ele possa ser considerado um bom programa por muitas pessoas, da mesma forma há quem não goste do mensageiro. Se você quer conhecer algumas aplicações que podem ser utilizadas no lugar do WhatsApp, abaixo, preparamos uma seleção com várias alternativas.
Assim, você pode conhecer novas opções e até mesmo encontrar um programa que conte com funções que você considera essenciais na hora de optar por aplicativo para a comunicação.
LINE
O LINE traz uma alternativa de peso para quem quer trocar mensagens ou conversar de graça com amigos do mundo todo. Com versões para você utilizar no seu Blackberry, Windows Phone, iPhone, iPad e Android, o programa possui uma interface intuitiva e que não deve trazer maiores dificuldades, especialmente para quem já utilizou um app desse estilo. O uso dele requer a criação de uma conta, cadastrando o número do seu smartphone.
Uma vez concluído o procedimento, você já pode procurar os seus amigos e convidar os contatos para participarem da sua rede. O serviço possui suporte para realizar ligações e também para o envio de mensagens escritas que podem conter imagens, vídeos e fotografias. Da mesma forma, também é possível compartilhar as suas informações de localização.
(Fonte da imagem: Divulgação/LINE)
Para deixar o texto descontraído, o aplicativo oferece emoticons e adesivos, que podem ilustrar a conversa de maneira a deixá-la mais pessoal e divertida. Da mesma forma, para o serviço de mensagens, também são suportadas conferências, o tornando ideal para quando você quiser trocar ideias com vários contatos ao mesmo tempo.
Outro aspecto interessante é que o programa é leve, sendo uma boa alternativa também para quem possui um dispositivo mais modesto. Além disso, mesmo ativo, ele consome uma quantidade menor de bateria do que aplicações como o Skype.
Kakao Talk
O Kakao Talk também traz uma alternativa para quem está em busca de um comunicador instantâneo. Assim como a maior parte dos programas dessa categoria, é necessário efetuar um cadastro e registar o seu número do telefone para desfrutar do serviço. Logo após a criação da conta o app analisa a sua agenda de contatos e informa quais pessoas já o utilizam.
Inclusive, os amigos obtidos por meio dessa verificação são adicionados automaticamente aos seus contatos. O aplicativo é completamente gratuito e traz a possibilidade de você trocar mensagens de texto ou fazer ligações para as pessoas que participam da sua rede.
(Fonte da imagem: Divulgação/Kakao Talk)
Com relação às comunicações escritas, é possível fazer conferências com um número ilimitado de amigos. Além disso, o aplicativo oferece a possibilidade de enviar não só texto, mas vídeos, fotos e mensagens gravadas. Outra característica interessante é que ele conta com emoticons e filtros de voz.
A tela principal do Kakao Talk está dividida em abas para facilitar na hora de encontrar os seus recursos. Para quem gosta de personalizações, o programa permite aplicar temas e possui um sistema para você fazer anotações e criar alertas. O aplicativo é leve e roda sem maiores dificuldades mesmo em dispositivos mais modestos, e você pode utilizá-lo a partir do Windows Phone, Blackberry, Windows, Android ou no iPhone e no iPad.
Viber
O Viber é um mensageiro instantâneo, que também incorpora chamadas de voz e de vídeo, disponível para várias plataformas, incluindo o Windows, o Android, o iOS, Blackberry, Windows Phone e Nokia. Para usar o serviço, é necessário criar uma conta e registrar o seu número do telefone, que passa a ser o seu identificador.
Uma vez cadastrado, o aplicativo faz uma verificação na agenda do seu telefone em busca de contatos que utilizem o Viber e os adiciona automaticamente à sua rede. Com relação à comunicação escrita, é possível criar grupos com até 40 participantes e enviar fotos, vídeos e texto.
(Fonte da imagem: Divulgação/Viber)
O programa também conta com um sistema de responder mensagens rápidas, além de disponibilizar emoticons e adesivos para você deixar as conversas mais pessoais. Adicionalmente, ele conta com notificações na barra do seu aparelho, para que você sempre saiba quando receber algo novo.
As chamadas de voz possuem alta qualidade de som, entretanto, estão restritas apenas ao uso entre contatos que também possuam o aplicativo (diferente do que ocorre no Skype, por exemplo). Com o Viber também é possível compartilhar a sua localização para possibilitar que os seus amigos saibam onde você está no momento.
Nimbuzz Messenger
O Nimbuzz Messenger é um programa que serve para agrupar os seus contatos do Facebook, do Yahoo! Messenger e da sua conta da Google na mesma interface. O aplicativo precisa da criação de um cadastro para o seu funcionamento e, em seguida, também será necessário fornecer as credenciais necessárias para acessar os serviços que você adicionar nele.
Com tudo pronto, o programa permite que você realize conversas individuais ou em grupo com a possibilidade de enviar músicas, arquivos, fotos e vídeos. Além disso, ele conta com uma função de “sala de bate-papo”, na qual é possível conversar com pessoas que não estejam nos seus contatos, com o objetivo de conhecer novos amigos.
As mensagens são recebidas mesmo que você esteja com o telefone desligado, sendo entregues logo ao ligar novamente o aparelho. Outro detalhe interessante é que ele envia notificações para que você saiba sempre que receber algum conteúdo novo. Com o Nimbuzz Messenger você também pode fazer ligações para outras pessoas que utilizem o app.
Além disso, se você gosta de personalizações, o programa possui papéis de parede diferenciados para as suas telas de chat e diversos avatares gratuitos, oferecendo também suporte para o funcionamento em modo paisagem ou retrato, conforme a sua preferência. Assim, ele pode ser uma boa alternativa para o Whatsapp, no seu Android, no seu Windows Phone ou no seu iPhone ou no seu iPad.
O WeChat é outra opção para quem procura um mensageiro instantâneo completo para utilizar no Android, Blackberry, Windows Phone, iOS e Nokia. Aqui, assim como na maior parte dos programas, é preciso realizar um cadastro para usar a aplicação, de forma que você crie a sua conta com um identificador para desfrutar de todos os recursos disponíveis no app.
Ele possui sistema de videoconferência em alta definição de imagem e com uma qualidade de som excelente. Além disso, também é possível realizar chamadas por meio do aplicativo ou utilizá-lo para trocar mensagens de texto com os seus contatos. Inclusive, você pode organizar conversas em grupo com até 40 contatos.
(Fonte da imagem: Divulgação/WeChat)
O sistema de chat conta com emoticons e stickers, para quem gosta de deixar as conversas ilustradas com esse tipo de ferramenta. Adicionalmente, você pode compartilhar fotos, vídeos, músicas e mensagens de voz. Para quem gosta de conhecer novos amigos, o programa conta com um recurso chamado “Olhar ao redor”.
Com ele, é possível procurar pessoas que utilizem o aplicativo e que estejam perto de você. Outro aspecto bem interessante é o sistema de status, no qual você pode compartilhar o seu estado de espírito com os seus amigos. Entretanto, embora o WeChat seja um app excelente, ele é um pouco pesado e pode ter problemas para rodar em aparelhos mais antigos.
Talk.to Messenger
O Talk.to Messenger é um mensageiro instantâneo que serve para você conversar com os seus amigos do Facebook, do Pingpong ou da sua conta da Google. A interface do programa é limpa e organizada, para que o seu uso seja simples mesmo para quem não possui muita afinidade com aplicações para agrupar os contatos.
Com ele, você pode enviar mensagens de texto sem limitações, além de compartilhar fotos com qualquer um dos contatos adicionados. Até o presente momento, o programa não conta com um serviço de conversação em grupo, mas, de acordo com o desenvolvedor, tal funcionalidade já está nos planos para futuras atualizações.
(Fonte da imagem: Divulgação/Talk.to)
O aplicativo está disponível para várias plataformas, incluindo o Windows Phone, Windows, o Android e o iOS, e é possível conversar com os seus contatos independente da maneira que eles estejam realizando o acesso. Para quem gosta de manter um log dos diálogos realizados, o programa possui suporte para o armazenamento do histórico, que pode ser acessado em qualquer dispositivo.
Além disso, o Talk.to Messenger possui uma opção para sincronizar as suas informações com todos os aparelhos nos quais ele estiver instalado. No entanto, o programa não conta com a possibilidade de realizar ligações.
GroupMe
O GroupMe é uma boa solução para quem quer manter contato frequentemente com um grupo de amigos ou precisa conversar diversas vezes por dia com pessoas do seu trabalho. O app traz soluções simples para manter você sempre conectado sem gastar nada além de seu pacote de dados (ou nem isso, caso você conte com uma rede WiFi).
A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta para registrar o seu número de telefone. Para o cadastro propriamente dito, é possível tanto montar um novo quanto utilizar as suas credenciais do Facebook. Após realizar o login, o programa oferece a possibilidade de você sincronizar os seus contatos do telefone aos novos a serem adicionados.
(Fonte da imagem: Divulgação/GroupMe)
Para quem quer conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo, o GroupMe é a ferramenta ideal: além de ser gratuito, ele é simples de usar e não exige qualquer trabalho para que você crie grupos e os separe por assuntos diferentes. Além disso, é possível compartilhar não só texto, mas também fotos e vídeos.
No quesito social, o app também possibilita curtir publicações dos seus amigos com apenas o uso de um botão.Além disso, permite compartilhar a sua localização e pode ser utilizado no Android, Blackberry, Windows Phone e em dispositivos com iOS.
Skype
O Skype dispensa apresentações. É um dos mensageiros mais populares do mundo e conta com versões para o Windows, Android, iPhone, iPad, Windows Phone e Blackberry. Com ele, você pode sincronizar os seus amigos do mensageiro aos contatos do telefone, adicionando inclusive a fotografia do Skype como a imagem da pessoa na sua agenda.
O programa conta com suporte à troca de mensagens de texto e utilização dos emoticons tradicionais da ferramenta. Além disso, também há como realizar chamadas para os seus contatos que também possuam um login do Skype ou adquirir créditos para fazer ligações para telemóveis e telefones fixos do mundo todo.
(Fonte da imagem: Divulgação/Skype)
Outro detalhe muito interessante é a possibilidade de compartilhar imagens, vídeos, músicas e qualquer tipo de arquivo com seus contatos. O aplicativo envia uma notificação sempre que você receber uma nova mensagem, fazendo com que você não perca nenhuma atualização. Além disso, a interface do programa é adaptada para cada dispositivo, fazendo com que a sua experiência fique ainda melhor.
O grande ponto negativo do Skype é o fato de ele ser um programa bem pesado. Dessa forma, caso você possua um aparelho mais modesto, pode sofrer com certa lentidão, especialmente na hora de carregar os seus contatos e o histórico de conversas.
Kik Messenger
O Kik Messenger oferece um mensageiro instantâneo no qual você cria uma conta e um apelido que será utilizado para a sua identificação. Inclusive, posteriormente, quando você quiser adicionar alguém (ou compartilhar o seu contato), é necessário utilizar o nome previamente cadastrado no momento de criação do login.
O programa está disponível para o Android, o iOS, o Windows Phone e o Blackberry e permite trocar mensagens de texto com a possibilidade de anexar fotografias (inclusive com a opção de você tirá-las na hora para enviar). Sempre que você receber um conteúdo novo de algum dos contatos, uma mensagem sonora é emitida, para que você seja alertado.
(Fonte da imagem: Divulgação/Kik Messenger)
Você pode, também, utilizar emoticons no chat para deixá-lo o mais próximo possível de uma conversa pessoal. No entanto, o programa não possui suporte para realizar chamadas ou videoconferências, ficando restrito à troca de mensagens escritas com os seus contatos.
LiveProfile
O LiveProfile é um comunicador instantâneo que permite a você conversar com seus amigos usando o seu Android, iPhone ou BlackBerry. Ele requer a criação de uma conta, gerando um perfil com alguns dados pessoais e no qual você também pode adicionar uma fotografia para ajudar os seus amigos a identificá-lo.
Por meio do programa, você pode enviar mensagens sem qualquer tipo de restrição, além de compartilhar texto e imagem. Além disso, caso você receba alguma mensagem enquanto estiver com o aparelho desligado, o aplicativo se encarrega de fazer a entrega no momento em que você estiver disponível novamente.
(Fonte da imagem: Divulgação/LiveProfile)
Há, também, um sistema para notificar se o conteúdo foi visto e até mesmo a indicação de quando o seu contato está digitando uma mensagem para o envio. Adicionalmente, o app oferece integração ao Twitter e ao Facebook. Dessa maneira, você pode conectar as contas dessas redes sociais para interagir com os seus contatos.
No caso de você optar pelo uso do LiveProfile, é preciso apenas manter em mente que as pessoas com as quais você deseja interagir também devem tê-lo instalado.
ChatON
O ChatON é um app oficial da Samsung para Android, mas que pode ser instalado em qualquer aparelhos que possuam Windows Phone, Blackberry, com o sistema operacional da Google e com o iOS,. Antes de iniciar, é preciso selecionar seu país e enviar seu número de celular para o aplicativo, para então receber o código de ativação do app por mensagem de texto.
O aplicativo permite criar conversas individuais ou em grupos e é possível compartilhar texto, imagens, animações, entre outro tipo de conteúdo. O programa também conta com suporte a emoticons, além de possuir um tradutor para você conversar com amigos que falem em outros idiomas.
(Fonte da imagem: Divulgação/ChatOn)
Outro aspecto interessante do ChatON é a possibilidade de personalizar o plano de fundo das suas conversas e o tamanho da fonte utilizada na mensagem. Dessa forma, o visual do aplicativo fica adaptado ao seu gosto. No entanto, o app não conta com suporte para você realizar ligações ou fazer uma videoconferência.
Como outra vantagem, ele é leve e pode ser utilizado sem qualquer tipo de dificuldade em aparelhos mais modestos.
Hangouts
O Hangouts é uma aplicação da Google que substituiu o antigo (e bem conhecido) Google Talk. O login utilizado é o mesmo da sua conta da Google e os seus contatos são adicionados imediatamente ao serviço, que é sincronizado em todas as plataformas, ou seja, você pode começar uma conversa no seu computador e continuá-la em um dispositivo móvel (com Android ou iOS).
Há suporte para a troca de mensagens de texto com o envio de emoticons, fotos, vídeos e outros conteúdos dos média. Caso você não esteja online no recebimento de algum conteúdo, ele será automaticamente disponibilizado quando você estiver disponível. Além disso, o aplicativo conta com suporte a videoconferências com a possibilidade de adicionar até 10 contatos na conversa.
(Fonte da imagem: Divulgação/Hangouts)
Da mesma forma, o programa também conta com o armazenamento do histórico das suas conversas, para quem gosta de manter um log das mensagens trocadas com os seus amigos. Porém, o app, ao contrário do que acontecia no Google Talk, não oferece suporte ao status “invisível”. Inclusive, se você estiver com ele aberto no seu smartphone e no computador (via Gmail), não será possível adicionar esse estado no cliente web.
O aplicativo conta com uma interface muito agradável e organizada e é relativamente leve, mesmo com várias funções. Vale apenas manter em mente que as chamadas de vídeo podem travar caso você possua um aparelho mais modesto.
Facebook Messenger
Se você possui no Facebook os amigos com os quais troca mensagens mais frequentemente, o Facebook Messenger pode ser uma boa alternativa. Aqui, o único cadastro necessário será o da rede social, e você possui acesso a todas as pessoas que estão na sua rede de contatos.
Com ele, você pode trocar mensagens como nos outros comunicadores instantâneos, com direito a notificações sempre que você receber uma nova. Há a possibilidade de enviar fotografias e também de gravar mensagens de voz. O programa oferece suporte a conversas individuais e também para conferências em grupo.
(Fonte da imagem: Divulgação/Facebook Messenger)
Ele disponibiliza emoticons variados e também adesivos para ilustrar as suas conversas. Caso deseje, o programa possui suporte para compartilhar a sua localização e verificar se os seus amigos estão próximos. O Facebook Messenger também suporta ligações para os seus contatos com uma boa qualidade de áudio.
Infelizmente, algo que falta no Facebook Messenger é o suporte para o envio de conteúdo multimídia, como vídeos e fotografias. O sistema para a visualização dos contatos é muito prático, pois basta "arrastar" a tela para saber quem está online. Assim como as demais opções, ele está disponível para o Blackberry, o iPhonee também para o Android.
Escolha o seu
Aqui, você conhece uma série de alternativas para o Whatsapp. Cada um dos programas possui as suas características, além de funções variadas, por isso o ideal é que você escolha aquele que mais se enquadra às suas necessidades e modo de uso, evitando frustrações e melhorando as suas experiências na hora de trocar mensagens com os seus amigos.
Atualização do modern. IE .A nova máquina virtual e scanner
A Microsoft lançou, nesta terça-feira (30), uma atualização do modern.IE, um conjunto de ferramentas e recursos para desenvolvedores. O update - que não é voltado apenas para oInternet Explorer 11, mas também para versões mais antigas do navegador - inclui uma nova máquina virtual e ferramenta de scanner.
Ferramentas do modern.IE facilitam a vida de desenvolvedores (foto: Divulgação)
O anúncio oficial da empresa revelou três novidades. A primeira é um desconto de 25% noParallels Desktop 8 para Mac. O diretor de Marketing para o Internet Explorer da Microsoft, Roger Capriotti, explica que as ferramentas foram concebidas para para acelerar o desenvolvimento. “Queremos que os desenvolvedores passem mais tempo inovando e menos tempo testando”, afirma.
O serviço ganhou também uma nova máquina virtual, que permite testar o IE11 nas versões 8.1 e 7 do Windows. Capriotti acrescenta que as máquinas virtuais se mostraram uma ótima forma para que os desenvolvedores possam testar no seu ambiente favorito.
A atualização permite várias configurações, desde o IE6 no Windows XP até a versão 10 no Windows 8. As plataformas suportadas incluem Hyper-V no Windows Server 2008 R2 SP1, Windows Server 2012 e Windows 8 Pro, Virtual PC para Windows 7, Virtual Box para Windows, Mac OSX e Linux e VMWare Player para Windows e Mac OSX.
A última novidade diz respeito a uma ferramenta gratuita para captura de tela, que permite que comparar como um site é visualizado através de browsers e aparelhos diferentes. Os usuários contam com um leque cada vez maior de dispositivos, aponta o diretor de Marketing, o que faz com que seja necessário que os profissionais possam criar sites que sejam bons em telas grandes e pequenas.
“Muitas vezes, os desenvolvedores têm que trabalhar com limitações e precisam construir experiências diferentes para gadgets diferentes. Novos dispositivos são lançados tão velozmente que eles não podem comprá-los rápido o suficiente para testar”, informa. O scanner do modern.IE está disponível para testes desde a atualização de abril, mas a Microsoft decidiu liberar o código do recurso sob a licensa Apache 2.0.
Sony Xperia i1 'Honami' lado a lado com Xperia Z
O Xperia i1, smartphone híbrido da Sony com câmera digital de 20 megapixels, ainda não foi revelado oficialmente, mas já posou para novas fotos ao lado do seu "irmão" Xperia Z. Além do novo design, virá com uma nova interface no Android, com funcionalidades exclusivas, mas perderá a proteção contra água.
Xperia i1 "Honami" aparece ao lado do Xperia Z (Foto: Reprodução/SlashGear)
O Xperia i1 exibido nas fotos é ligeiramente menor e mais grosso que o Xperia Z, mas ainda mantém bordas finas, apesar da cor prateada ressaltar o volume lateral. O modelo virá equipado com um novo display de 5 polegadas Triluminos Full HD (1080p), similar ao utilizado no foblet Xperia Z Ultra.
As fotos mostram, ainda, as novas características implementadas pela Sony na câmera, como o recurso de realidade aumentada, novos efeitos de fotografia, compartilhamento social e o Timeshift Burst, para escolher a melhor foto de uma sequência.
Site mostra os novos recursos de fotografia do Xperia i1 "Honami" (Foto: Reprodução/SlashGear)
O novo top da Sony deve inaugurar uma configuração superior ao atual top de linha, Galaxy S4: um novo processador quad-core Snapdragon 800, rodando a 2,2 GHz, 2 GB de RAM, memória interna de 16 GB (com slot para cartões microSD), 4G, NFC e uma poderosa bateria de 3.000
Apesar de seus poderosos componentes, o que chama mais atenção em suas especificações é a câmera fotográfica. Com lentes Sony G-Lens e sensor ExmorRS – o mesmo usado em máquinas compactas -, ele promete fotos de altíssima qualidade, com resolução de 20 megapixels.
Segundo o convite da Sony, o Xperia i1 “Honami” será apresentado em Setembro, durante a feira de tecnologia IFA, que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha.
Google aprimora busca por voz no Chrome ao estilo Google Now
Da mesma forma como já acontece com o Google Now em smartphones e tablets, o Googleinseriu um atalho para que a busca por voz possa ser realizada diretamente no seu navegadorChrome. Todo o processo é realizado sem o auxílio de um mouse, ou toque na tela.
Google Voice ganha aprimoramento com busca por voz sem usar teclas ou mouse (Foto: Reprodução/Google)
O navegador Chrome, e apenas ele, permite que a busca realizada dentro do site do Google possa ser realizada por meio da voz. Este recurso não é novo e está presente dentro da barra onde o termo a ser pesquisado é inserido, em um pequeno ícone cinza de microfone na parte direita. A busca pode ser realizada com um clique no ícone, ou, agora, com um atalho que funciona tanto em PCs quanto em Macs. Nos computadores com Windows – ou Macs que utilizam teclados que não são da Apple – basta segurar Control + Shift + . (ponto final) e no teclado da Apple em Macs, basta trocar o Control pela tecla Command, que é a tecla que está em ambas as laterais da barra de espaço, e que exibe este sinal: ⌘.
Ao pressionar as três teclas ao mesmo tempo, a interface de busca – que é exatamente a mesma que está presente no Google Now de aparelhos móveis, é exibida e a pesquisa pode ser realizada com o termo falado. Em testes realizados, o reconhecimento dificilmente errou um termo, mesmo em língua estrangeira. Em alguns momentos, o buscador não finalizou o reconhecimento de voz, que pode ser concluído ao pressionar a tecla Enter.
Teste com termos em língua estrangeira são reconhecidos (Foto: Reprodução)
Este recurso também responde algumas perguntas, mas não na língua portuguesa que utilizamos. Para um teste, entramos no Google do Reino Unido (www.google.co.uk) e perguntamos quem é Barack Obama (dizendo: Who is Barack Obama?). O sistema respondeu, em uma voz natural, com base no resultado que a Wikipédia entrega.
Este recurso exige que o computador esteja conectado à um microfone, que pode ser o que já existe em vários notebooks, ou então algum microfone configurado pela porta USB.
Tumblr x WordPress; as principais características das plataformas
Tumblr e WordPress são duas importantes plataformas para a hospedagem de blogs, mas cada uma delas pode ser mais adequada para o seu projeto. Confira as diferenças entre os sites .
Disputa entre Tumblr e Wordpress é acirrada (Foto: Reprodução)
E a primeira coisa a se observar neste disputa é o fato de eles terem públicos distintos: o Tumblr é mais “descolado”, enquanto o WordPress é uma ferramenta mais “profissional”, que muitas vezes pode até substituir um site mais completo. Tendo noção disso, vale ter uma noção do que cada um oferece para o usuário.
Opções de personalização
O usuário que está começando um blog normalmente costuma ter o interesse de ter um aspecto visual agradável. Tanto WordPress como Tumblr possuem uma boa variedade – tanto de temas gratuitos quanto pagos. No entanto, há basicamente uma diferença muito importante: o Tumblr oferece a opção de editar o código HTML do blog gratuitamente.
Wordpress tem funcionamento mais "profissional" (Foto: Reprodução)
No WordPress, muitas opções de personalização precisam ser desbloqueadas com um preço. A edição de CSS e até mesmo a modificação de cores e fontes, por exemplo. No Tumblr, isso é grátis e bem simples para quem tem conhecimentos de personalização – permitindo uma variedade muito maior para estas pessoas.
Já para quem não tem muito conhecimento de códigos, o WordPress oferece widgets, que facilitam a integração com redes sociais e permitem ao usuário adicionar menus e conteúdo em posições estratégicas nos seus blogs. É bem fácil, só arrastar do menu e soltar no local desejado dentro do painel de edição.
Adição de arquivos multimédia
Ambos permitem a adição de arquivos multimédia nos posts, mas de maneiras bastante diferentes. O Tumblr tem formas bem distintas de publicações de texto, foto, citação, link, chat, áudio e vídeo. O usuário pode escolher entre não apenas postar um texto com uma foto como também em publicar apenas uma foto, como se fosse um “fotolog”.
Tumblr oferece opções diferentes de publicação (Foto: Reprodução)
Já no WordPress, não há essa separação. Todos os posts são feitos de uma forma única e quando um usuário deseja postar um vídeo, por exemplo, tem que fazê-lo nos moldes e utilizando a mesma estrutura do texto. No Tumblr, não. Assim, novamente, o Tumblr é um serviço mais “descolado” e bem simples.
Número de usuários e interações
Nos dois serviços, há uma semelhança muito grande nas interações entre usuários. Seja no Tumblr ou no WordPress, o internauta pode criar uma base de amigos, seguindo e/ou sendo seguido. O Tumblr, porém, tem um diferencial: permite a troca de mensagens com os amigos, ganhando um lado mais social.
WP cresceu após compra do Tumblr pelo Yahoo (Foto: Reprodução)
Recentemente, o Tumblr, que tem 300 milhões de usuários ativos e 75 milhões de posts por dia, foi comprado pelo Yahoo. Curiosamente, depois disso, o WordPress publicou um post em seu blog oficial dizendo que aumentou o número de importações do Tumblr para o site, com uma média de 400 a 600 páginas, e 72 mil posts, por hora.
No geral, o Tumblr é mais popular, e tem o Brasil como seu segundo maior público. Aqui, suas utilizações são bem variadas, mas a vertente principal é a do humor, com blogs de muito sucesso, como o “Como eu me sinto quando”. O WordPress é algo mais para um usuário que deseja escrever ou fazer um site de uma maneira simples.
Afinal, qual é o melhor?
Tudo depende do perfil do utilizador. No WordPress, há opção de comprar domínio, ter um servidor próprio, comprar layouts e formar praticamente um site completo. No Tumblr, os usuários têm um objetivo diferente, de fazerem uma espécie de diário multimédia na rede, com simplicidade de publicação e visuais distintos para cada tipo de post.
Tumblr tem vantagem de ser mais despojado (Foto: Reprodução)
Ambos oferecem ótimas ferramentas dentro do que têm como linhas de funcionamento. Resta ao usuário escolher qual delas é mais adequada ao que ele deseja para seu blog. No Tumblr, há um misto de blog e rede social. No WordPress, é mais para blog e site. E aí cabe a você, que está iniciando um projeto na web, optar por um deles.