- Back to Home »
- autenticar , conta apple , dicas »
- Saiba como activar a autenticação de 2 passos na sua conta Apple
Os últimos dias têm sido muito complicados para a Apple e para um conjunto de utilizadores. Foram expostas fotos de celebridades nuas e este assunto tem levantado grandes questões.
A culpa tem estado a ser apontada a um bug que existia no processo de autenticação do iCloud, mas existem alguns passos de segurança adicionais que podiam ter sido tomados e que iriam garantir que esta situação não teria acontecido.
O mais simples desses passos é a autenticação de 2 factores e hoje vamos explicar como o activar.
Há algum tempo a Apple implementou no a possibilidade de usar a autenticação de 2 factores nos seus serviços web e cloud, sendo este processo de autenticação um complemento de segurança que pode e deve ser usado pelos utilizadores.
Ao ter esta camada de segurança adicional os utilizadores destes serviços conseguem garantir uma forma segura de impedir o acesso simples aos seus dados.
A forma de adicionar este mecanismo é extremamente simples e funcionará da mesma forma que outros serviços têm implementados. Para além da normal password de acesso aos serviços passa a ser exigido um novo código numérico que é recebido por SMS e que é único para cada momento.
Como activar a autenticação de 2 passos da Apple
O primeiro passo a ser tomado para aceder à configuração da autenticação de 2 factores da Apple é o acesso ao site O meu ID Apple. Comecem por se autenticar e acedam aos vossos dados alojados na Apple.
Depois disso devem aceder à informação relativa à Palavra-passe e segurança. Caso tenham definido anteriormente questões de segurança, estas vão ser apresentadas, como garantia de acesso.
Depois de passarem esse processo de autenticação vão encontrar no topo dessa página o acesso ao processo de configuração da confirmação em dois passos. Carreguem então no link Começar.
É então pedido que confirmem que querem mesmo activar a confirmação em dois passos para o vosso ID Apple. Este processo apenas avança se carregarem no botão Continuar.
De seguida começam então os 4 passos requeridos pela Apple para completar este processo. Estes vão ser sequenciais e muitos deles estão dependentes dos anteriores.
O primeiro passo é a definição do número de telefone que irá ser usado para receber os códigos de confirmação. Caso não tenham ainda nenhum número de telefone definido devem fazê-lo.
Este passo envolve a recepção de um SMS que irá confirmar o número e também associar o mesmo à vossa lista de equipamentos autorizados a usar esta autenticação.
O segundo passo é a criação e a impressão da Chave de Recuperação. Esta deve ser impressa e guardada num local seguro pois é a única forma de recuperar o acesso em caso de perda de password ou surjam problemas com os códigos emitidos.
Este passo apenas avança quando o utilizador imprime a chave. É de extrema importância que a guardem e de forma muito segura.
O terceiro passo do processo é a confirmação da Chave de Recuperação que acabaram de receber e guardar. Basta que escrevam na caixa apresentada a chave que têm na vossa posse e o processo avança.
Por fim, e no último passo, apenas necessitam de ler e confirmar que compreenderam as condições que a Apple apresenta. Leiam-nas com atenção e vejam a forma e as condições a que este novo processo está sujeito.
São condições genéricas, mas onde podem ver explicado todo o processo de utilização da autenticação em dois passos e a forma de recuperação de chaves em caso de perda de password.
Findo esses quatro passos a confirmação em dois passos passa a estar activa e a ser usada em todos os vossos serviços Apple.
Vão notar algumas diferenças na utilização destes serviços nos vossos dispositivos móveis, mas facilmente conseguem a autenticação nos mesmos.
Este simples passo teria poupado muita confusão e muito embaraço às figuras públicas que viram as suas fotografias mais íntimas serem expostas na Internet.
Apliquem-no na vossa conta Apple e protejam-se de potenciais problemas no futuro. A autenticação fica mais segura e conseguem garantir uma maior protecção dos vossos conteúdos alojados na Internet, em especial nos servidores da Apple.