Vídeos 4K: eles foram talvez um dos principais argumentos da publicidade do Xperia Z2 quando da sua apresentação internacional. O problema é que tanta resolução parece sobre carregar o aparelho, que se super aquece e para de gravar. A Sony está ciente da questão, mas parece não saber ainda como resolvê-la. A câmera do Z2 foi muito elogiada no seu lançamento, mas agora, depois de algum tempo de uso, percebeu-se que alguns minutos de gravação em 4K já levam o aparelho ao seu limite. O resultado é o seguinte aviso, seguido pela interrupção da gravação:
A fabricante japonesa já conhece o problema há mais ou menos um mês. Sabe qual é a solução até agora? Três linhas de um comunicado da Sony Mobile Singapore:
Para a melhor experiência de uso, recomendamos o uso de um cartão SD de alta capacidade (o Z2 suporta cartões de até 128 GB) e gravar vídeos em 4K por não mais do que alguns minutos.
Portanto, enquanto um update de manutenção não chega (será que ele vem?), a gravação em 4K do Z2 está restrita a “alguns minutos”. No meu teste, bastaram três tomadas de 2 minutos cada para que o dispositivo ficasse bem quente e a mensagem aparecesse.