O Google está finalizando os detalhes da sua nova interface para o Android. A reformulação do design parece já tão avançada que poderíamos vê-la já no Android 4.4.3 KitKat. À primeira vista, parece que o Google Now está muito mais integrado e que desaparecerá a gaveta de aplicativos.Será que o Android ficará mais parecido do que nunca com o iOS?
O site Android Police lançou recentemente essa pequena bomba para o universo Android. O que no começo se tratava apenas de uma revisão do sistema, corrigindo erros, poderá resultar numa reformulação completa da interface de usuário, mudando, para começar, os botões de navegação.
O novo e grande botão “Google” é bem evidente. Ele poderia ser o ponto de partida para se fazer buscas específicas, e visaria a unificar os serviços do Google e do navegador Chrome para Android. À direita estão os novos ícones de Multijanela e à esquerda o de Voltar.
Novo menu multitarefa
Ao que parece, a multitarefa será o coração desse novo sistema. Segundo a fonte do Android Police, basta deslizar o dedo para baixo para acessar o referido menu, a partir dos aplicativos. Não se sabe se estará disponível o tempo todo e para todos os apps (ou apenas aos do Google).
Adeus à gaveta de aplicativos e aos widgets?
O Android pode finalmente apostar numa interface sem gaveta de aplicativs. Todos os ícones seriam encontrados diretamente nas diversas telas de início, ao estilo da MiUI ou do iOS. As implicações são muitas, especialmente para os widgets no ecrã principal, que poderiam ficar restritos às telas de bloqueio. É pouco provável que isso aconteça, mas existem rumores nesse sentido.
Novas notificações
Segundo o Android Police, as notificações se chamariam “nowtifications” internamente no Google, querendo dizer que a integração do Google Now será levada a um novo nível. O site também publicou um exemplo, em GIF, desse novo sistema que colocaria as notificações por ordem de importância:
Google Now
Como no caso do menu de multitarefa, o Google Now estaria acessível de qualquer tela. O famoso comando “Ok Google” estaria integrado ao sistema globalmente, ou seja, para todos os aparelhos. O Google, como dissemos, quer integrar o seu assistente pessoal ao máximo possível de dispositivos Android.
Rumores
Esses rumores, como sempre, devem ser apreciados com moderação. Falamos de mudanças importantes, incluindo o desaparecimento da gaveta de aplicativos, um passo gigante. O Google poderá integrar as modificações aos poucos, em atualizações sucessivas. De qualquer modo, existem muitas especulações e poucas certezas.