terça-feira, 28 de outubro de 2014




Muitas pessoas já estão conscientes que os preços que lhes são apresentados nas lojas online podem não ser efectivamente os melhores preços possíveis, e agora um novo estudo vem novamente comprovar que muitas lojas apresentam preços diferenciados conforme acedam a partir de um desktop ou de um smartphone, usando Android ou iOS, e até... de terem sorte ou azar.

Poderá parecer absurdo mas é a mais pura das verdades: comprarem o mesmo produto na mesma loja online poderá fazer com que paguem um preço mais caro ou mais baratoconsoante o estejam a fazer num dispositivo Android ou iOS.





As variáveis são imensas, e nalguns casos fazem com que, pelo simples facto de não terem feito login no site vos sejam apresentados preços mais caros; outros têm em consideração se já andaram a visitar sites concorrentes (ou o próprio site) para também modificarem o preço (para cima ou para baixo); e outros ainda, apresentam aleatoriamente preços mais caros a alguns utilizadores - uma técnica que me parece ser equivalente a "lançar o anzol para ver se mordem".

Parece que não há mesmo qualquer hipótese de se usar o comércio online como forma de promover uma total transparência e maior justiça para todos os consumidores; e onde todos tivessem acesso aos mesmos produtos aos mesmos preços. Uma ideia que seria certamente demasiado inocente considerando a enorme quantidade de dados extra que a internet (e os tais tracking cookies) permitem saber sobre cada potencial comprador.

Portanto... sempre que suspeitarem que algo de estranho se passa com um preço, não custará fazer uns testes, usando o modo incógnito do vosso browser, ou outro dispositivo para aceder ao mesmo site, e comprovar se a coisa se mantém... ou se por acaso estavam a ser um dos clientes a quem estava a ser atirado "o anzol".

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © TECHonLLINE, noticias de tecnologia!no mundo online... - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -