A epopeia do Windows é fantástica. Nenhum outro sistema operativo tem uma história tão rica, tão intensa e ao mesmo tempo com tantos intervenientes. É património mundial, é ex libris da humanidade e, à linguagem universal, tudo isto concentrado nosbits e bytes que acompanham já muitas gerações.
Muitos de nós nascemos antes do Windows mas crescemos com ele. Isso faz toda a diferença, até porque para grande parte dos que estão a ler isto… o Windows foi também ferramenta de trabalho. Claro que há muitos mais que também desconhecem a história do Windows, como esta, do Windows Desde Sempre…, hoje mostramos de forma rápida, lúdica, a viajem no tempo. Vamos à boleia de um GIF pelos anais da evolução numérica do Windows.
Muitos cibernautas desconhecem o nascimento do Windows, ou os primeiros passos deste sistema operativo, com o Windows 1.0. Desconhecem igualmente que existiu um Windows 2.0 e que foi relevante por alturas de 1987. Claro que o mais famoso dos Windows da pré-história foi o Windows 3.0… mas foi na versão Windows 3.1 que tudo começou de verdade!
O mundo evoluiu, o conceito de multimédia começa a fazer sentido, mais cores, mais poder gráfico e eis que chega o Windows 95/NT40. Nestes sistemas foram lançadas novidades que ainda perduram actualmente. Isso mostra a importância deste período da vida do Windows.
Não vamos espalhar muito esta informação, mas houve um Windows que não foi divulgado, que foi o Windows 96, nem tão pouco vamos deixar escapar a informação que foi testado o Windows 97, isto porque estamos quase a chegar ao Windows 98 e aí sim já muita gente começa a saber lidar com o computador tal como hoje o conhece. Foi apresentado ao mundo, em grande estilo pela primeira vez o famoso Blue Screen of Death… ou o ecrã azul da morte… lindo!!!
Segue-se o grande e fantástico… Windows 99? Pois, sabia que não estava à espera deste, até porque também não foi anunciado ao mundo. Mas o mundo empresarial haveria de conhecer um dos mais fantásticos sistema operativos da Microsoft, oWindows 2000 ou NT 5.0.
Agora sim, vamos lá falar no Windows ME, o grande sistema operativo que deu muito o que falar, por trazer tantos problemas. Criou, dizem, uma tendência, mas disso falamos a seguir.
Como sabem, depois de um desastre vem a bonança e o melhor Windows de sempre é o Windows XP. Este ainda hoje é dos mais usados no mundo e a Microsoft muito tem feito para tirar do utilizador os “vícios” que este sistema criou em cada um de nós. Não vale a pena, este sistema operativo deveria ser considerado “Património da Humanidade”, visto que já instruiu milhões dos mais brilhantes profissionais que temos hoje ao serviço no mundo. Este foi e será o Windows que ninguém esquecerá porque varreu o passado e abriu as portas ao futuro…. mas a empresa de Bill Gates queria dar um passo grande a seguir!
Antes de mostrar o grande passo, a Microsoft apresentou ao mundo empresarial mais um grande trundo, o Windows server 2003, voltava aqui a dar cartas.
Vamos ainda falar do que um dia se pensou que seria o maior passo na história da humanidade, quando se sonhou com este Windows… o Windows Longhorn, quem se lembra?
O grande passo (em falso) foi conseguido então com o Windows Vista, onde a empresa gastou milhões com esta pérola. Lá está, este foi mais um discípulo da tal tendência criada com o Windows ME, contudo por esta altura, nascia também o Windows Server 2008, que trouxe às empresas uma grande mais valia.
Depois de mais de 10 milhões de linhas de código limpas do Windows Vista, nascia o Windows 7. Um fantástico Windows que voltava a colocar a Microsoft no caminho certo. Depois nasceu o Windows 8, seguiu-se o Windows 8.1 e por fim o fantástico Windows 10. Agora a história vai amadurecer estes últimos e criar as linhas que escreverão o seu próprio rumo.
Sem comentários:
Enviar um comentário