Com isso, as previsões futuras são de que a rede social fique cada vez mais parecida com o já aposentado Orkut, que saiu do ar no ano passado. As ferramentas devem agradar quem gostava da rede social do Google.
Depois do Faceglória, é a vez do CaraLivro, que oferece um visual bem parecido com o velho Orkut e detalhes que lembram o Facebook. A plataforma, lançada na última quarta-feira (17), começou como brincadeira, sem qualquer pretensão. O próprio nome "é uma tradução direta" do nome da rede social de Mark Zuckerberg. Com o tempo, a piada com a cresceu e agora abriga fotos, vídeos e mensagens. O desenvolvedor Hank Lobo, que conta como foi que o CaraLivro nasceu.
Rede social CaraLivro tem interface do Orkut e inspiração no Facebook (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
Depois do FaceGloria, versão religiosa do Facebook, mais uma rede social aparece como opção para os internautas: o CaraLivro. O carioca Hank Lobo, responsável pela rede social, conta que a iniciativa começou em um jantar com os amigos: “Durante uma conversa eu falei que iria colocar o 'primo pobre' do Facebook no ar no mesmo dia, foi uma brincadeira mesmo”, conta.
No entanto, a ideia do programador deu certo e vários internautas começaram aderir à nova rede social, acumulando em menos de uma semana quase 14 mil usuários. O próprio nome do site de relacionamentos é uma paródia do Facebook, em sua tradução literal como “CaraLivro”. A transformação de Facebook para o 'visual Orkut' foi elaborada de propósito, após pedidos dos usuários.
'Facebook é uma ferramenta de anúncios'
“A aceitação está sendo assustadora, eu tenho recebido centenas de e-mails, [mensagens de] inbox, DMs, só não recebi ainda sinais de fumaça”, brinca Lobo, que faz críticas ao modelo de Zuckerberg.
“A aceitação está sendo assustadora, eu tenho recebido centenas de e-mails, [mensagens de] inbox, DMs, só não recebi ainda sinais de fumaça”, brinca Lobo, que faz críticas ao modelo de Zuckerberg.
“O Facebook já foi uma ferramenta social, hoje ele é uma ferramenta de venda de anúncios. A intenção é que o CaraLivro seja simples e do jeito que cada um gosta. O site começou bem parecido com o Facebook, mas 90% dos pedidos que recebo são referentes ao Orkut”, completa.
Perfil do CaraLivro tem interface parecida com Orkut e a ideia é deixar mais semelhante
Segundo o desenvolvedor, o CaraLivro deve ganhar função de scraps, comunidades, depoimentos, quem visitou o seu perfil, trocar as cores da interface, avaliação de sexy, legal e confiável e até aplicativo para celular.
O código da plataforma está em versão beta, mas o site já pode ser acessado totalmente em português pelos usuários, com a criação de uma nova conta ou login pelo Facebook. “Eu estou ciente de possíveis problemas e estou trabalhando muito pra corrigir todos. Todas as dicas, pedidos e reclamações são bem vindos”, explica.
Ainda de acordo com Lobo, a ideia é expandir o site e substituir a versão beta pelo CaraLivro 1.0, com 100% do código escrito pelo desenvolvedor, com previsão para agosto deste ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário