segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O site Windows Central relatou que uma série de aplicativos já começaram a desaparecer da loja e muitos outros irão desaparecer nos próximos dias.


Os problemas de segurança que atingiram o Snapchat tinham levado a que a empresa que dá suporte ao serviço de mensagens anónimas alertasse para o fim das aplicações de terceiros que fazem uso deste serviço.

Estes alertas tinha sido lançados depois de se descobrir que o ponto de entrada que originou a último roubo de mensagens, imagens e vídeos tinha partido de um site que usava as API’s do Snapchat de forma não autorizada.

Pois essa remoção de aplicações parece ter começado já, e justamente numa das plataformas onde o Snapchat não tem um cliente próprio, o Windows Phone.





A notícia do fim das aplicações criadas para dar acesso ao Snapchat e ao seu serviço que estavam disponíveis na loja de aplicações do Windows Phone foi dada pelo criador de uma das mais conhecidas.

Foi a remoção da aplicação 6snap que deu alarme e que fez outros irem procurar da presença das suas aplicações. Claro que tal como o 6snap também as restantes foram removidas.

Esta acção de remoção não foi antecedida de qualquer alerta aos criadores das aplicações e nem teve qualquer informação adicional da Microsoft ou da Snapchat.





Existiu apenas o alerta da Snapchat que iria iniciar a procura das aplicações não oficiais e sites web, e que colocavam em causa o seu serviço, tornando-se um potencial ponto de quebra de segurança.

Para além desta medida a Snapchat terá também já começado a desactivar as contas de utilizadores que tinha contactado antes e que usavam as aplicações de terceiros, alertando-os para o facto de se estarem a expor a problemas de segurança. Estes utilizadores ignoraram o pedido do Snapchat e continuaram a usar essas mesmas aplicações.

As mensagens iniciais indicavam que a continuação da utilização dessas aplicações poderia levar ao fecho das contas desses utilizadores, o que agora veio a acontecer.



Mas a remoção destas aplicações pode não ser definitiva, uma vez que a Snapchat indicou estar a trabalhar na criação de uma API pública que permita o acesso à sua rede, sem que comprometa a sua segurança.

O Windows Phone é uma das poucas plataformas onde o Snapchat não tem um cliente próprio e estas aplicações de terceiros eram a única forma destes poderem usar o serviço de mensagens que se destroem ao fim de alguns segundos.

Pode ser que num futuro próximo a Snapchat crie as ferramentas necessárias para dar a oportunidade aos programadores de criarem as aplicações que os utilizadores necessitam e pedem, mesmo para os sistemas onde o Snapchat ainda não tem presença.
Mais...
A empresa por trás do Snapchat está removendo da loja Windows Phone todos os apps clientes do comunicador. O grande problema é que, até o momento, a companhia ainda não lançou nenhum um app oficial para a plataforma, o que deixará todos os usuários de Windows Phone sem qualquer opção para usar o serviço.

Aplicativos clientes do Snapchat estão sendo removidos da loja Windows Phone (Foto: Divulgação/ Snapchat)Aplicativos clientes do Snapchat estão sendo removidos da loja Windows Phone (Foto: Divulgação/ Snapchat)
Apesar de já estar disponível no iOS desde meados de 2011 e no Android no final de 2012, no Windows Phone ainda não há qualquer sinal do lançamento de uma versão oficial do Snapchat. Isso gerou uma boa quantidade de aplicativos de terceiros tentando cobrir a procura.
Enquanto isso, alguns usuários que continuam usando apps não oficiais, têm recebido ameaças de bloqueio de bloqueio de suas contas por parte do Snapchat. De acordo com outros relatórios, algumas pessoas foram banidas do serviço e não tiveram outra escolha a não ser se inscrever novamente com uma conta diferente.
Uma possível solução para essa situação seria a disponibilização de ferramentas oficiais para a criação de apps de terceiros mais seguros. A empresa por trás do Snapchat já havia falado sobre o lançamento de um kit de desenvolvimento para aqueles que querem criar alternativas de Windows Phone, sem os problemas de segurança que causaram o grande vazamento de fotos em outubro de 2014.
Essa movimentação da empresa para remover aplicativos de terceiros da loja Windows Phone sugere que ela quer limpar a loja antes de finalmente lançar o SDK. Ou pode ser que em breve seja lançado um aplicativo oficial, quando a última aplicação não oficial cair. Obviamente que tudo isso ainda é especulação, mas os eventos mostram claramente que o Snapchat quer limpar o terreno antes de fazer algo, o que quer seja.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © TECHonLLINE, noticias de tecnologia!no mundo online... - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -