Durante a vaga de ataques aos sistemas da Sony, os hackers terão conseguido obter cópias de guiões de grandes produções da empresa, como é o caso do novo filme de James Bond. O alerta das vulnerabilidades da rede da Sony terá sido dado durante o verão.
Os hackers atacaram a estrutura informática da Sony, roubaram dados, conseguiram danificar fisicamente discos rígidos e ainda divulgaram informação confidencial. Sabe-se agora que, entre o material roubado, estão guiões de alguns filmes em produção, como é o caso do novo capítulo da saga James Bond. Os produtores souberam neste sábado que o guião estava entre o material roubado e publicado online, noticia a Reuters.
SPECTRE deve estrear-se em novembro de 2015 e conta com Daniel Craig e Monica Bellucci nos papeis principais. A saga James Bond é uma das mais lucrativas do portefólio da Sony.
Entretanto, soube-se também que uma auditoria da PriceWaterHouseCoopers realizada durante o verão já tinha dado o alerta para vulnerabilidades na forma como os sistemas da Sony estavam montados.
A auditoria a uma firewall e mais de cem dispositivos concluiu que estes equipamentos estavam a ser monitorizados por uma outra equipa, que não a de segurança informática da Sony, e que essa deslocalização poderia originar tempos de resposta mais prolongados. «Os incidentes de segurança que ocorram nesta rede ou nos aparelhos desta infraestrutura poderão não ser detetados ou resolvidos de forma atempada», conclui o relatório da auditora. Este documento inclui ainda algumas recomendações de segurança que não terão sido considerados.
Durante este fim de semana, os hackers divulgaram a sétima vaga de material roubado, onde se inclui o guião de SPECTRE. Os piratas deixaram também a indicação de estarem a preparar um presente de Natal onde irão incluir um maior volume de dados e ainda material mais interessante.
Sem comentários:
Enviar um comentário