Quanto mais nos aproximamos do final do ano, mais se engrossa a lista de empresas ligadas à Internet e à tecnologia que decidem revelar como correu o negócio durante 2014.
A Apple não foi exceção e, esta semana, lançou o seu próprio top, composto pelas aplicações mais descarregadas e mais lucrativas, com diferentes versões para cada país.
A nível internacional, o iTunes sublinha Replay (gratuita) e Threes!(1,79 euros) como Melhor Aplicação do Ano e Melhor Jogo do Ano para iPhone, respetivamente. A primeira serve para fazer vídeos personalizados, funcionando como uma espécie de "Movie Maker" de bolso, simplificado. Já o jogo "Threes!" foi considerado o melhor para iPhone e consiste em conjugar números, fazendo as delícias de todos os fãs de jogos que treinam o cérebro e de Sudoku.
Também Portugal teve direito a lista personalizada e, no iTunes português, as melhores "apps" para iPhone são "Camu", "Learnist" e "Storehouse" (todas gratuitas). A primeira é, tal como "Storehouse", uma ferramenta de edição de vídeo e imagem, enquanto "Learnist" figura no top de "apps" de redes sociais e é usada por quem quer guardar informação recolhida na Internet e partilhar o que sabe.
Quanto a jogos, o top 3 é liderado por "Monument Valley" (3,59 euros), vencedor do prémio de design da Apple este ano, e onde é pedido ao jogador que guie uma princesa por castelos de arquitetura impossível. Em segundo lugar figura "Hitman Go" (4,49 euros), parte do franchise "Hitman", já com jogos de consola e um filme no palmarés. O "bronze" é atribuído a "Ruzzle Adventure", um jogo gratuito feito de puzzles de palavras.
O top de aplicações pagas para iPhone é encabeçado pela aplicação "FlightRadar 24" (3,59 euros), que permite monitorar as rotas dos voos comerciais, a que se segue "Pou" (1,79 euros), um jogo em que se interage com um extraterreste de estimação e "Sleep Cycle Alarm Clock" (0,89 euros), um alarme personalizável. Por outro lado, as três aplicações gratuitas mais descarregadas em Portugal este ano foram o "Facebook Messenger", a aplicação nativa desta rede social e o "WhatsApp".
Jogos lideram top de "apps" pagas para iPad
Já no iPad a conversa é outra: o título de melhor aplicação é atribuído a "Pixelmator" (uma ferramenta de edição de imagem que custa 8,99 euros) e o melhor jogo é "Monument Valley" (que também lidera o top de jogos para iPhone em Portugal).
As melhores aplicações para este tablet, diz a Apple, são "Storehouse", a "app" dedicada ao serviço de partilha de fotos "Flickr" e "Toca Lab", um jogo para as crianças aprenderem ciência. A lista de melhores jogos para iPad inicia-se com o jogo de plataformas "Leo's Fortune" (2,69 euros), "Hitman Go" e "XCOM: Enemy Within" (11,99 euros), uma expansão do jogo de estratégia "XCOM: Enemy Unknown".
Quanto ao top de "apps" pagas, este é liderado por três jogos, sendo que, em primeiro lugar, surge a "pocket edition" do jogo "Minecraft" (5,99 euros), seguido de "Pou" e "Grand Theft Auto: San Andreas" (5,99 euros). Finalmente, o trio de aplicações gratuitas preferidas dos portugueses para iPad é composto pelo "Skype", "Facebook Messenger" e "Youtube".
75 "apps" entre as melhores, segundo a Google
Também a Google lançou, no início do mês, uma extensa lista das suas aplicações preferidas para o sistema Android, dividindo as suas escolhas entre diversas categorias. Entre as 75 escolhas, há "apps" para todos os gostos, desde o gestor de tarefas "Wunderlist", passando pela aplicação fotográfica "EyeEm" e serviços como o "Shazam" ou o "Soundhound", que permitem tocar uma música e ficar a saber o seu nome.
O curioso desta lista, bem maior que a lista divulgada em 2013, é que, de todas as aplicações destacadas, apenas uma pertence à Google: "Google Fit" é o nome desta "app", que surgiu há pouco tempo para Android e permite monitorar a saúde do utilizador, com recurso a ferramentas como um contador de passos ou uma lista de atividades e exercícios personalizáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário