Com lançamento previsto para setembro, o Android L inaugura uma nova proposta visual para os produtos da companhia, chamada de Material Design. Disponível por enquanto somente no Nexus 5 – sem considerar a adaptação extra oficial para o Nexus 4 –, o sistema traz novas sombras, animações e uma paleta de cores mais clara para as telas do dispositivo. Confira abaixo as imagens do KitKat e Android L lado a lado, e veja o que muda.
Ecrã(Tela) de bloqueio
A fonte Roboto está modificada, dando à tela de bloqueio uma aparência mais limpa. Além disso, não há mais o anel central para destravar o aparelho, nem widgets ou acesso ao Google Now. Três funções básicas são realizadas com arrastões: discador e câmera para os lados e desbloqueio para cima.
Tela de bloqueio do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Ecrã(Tela) inicial
Na primeira tela, as únicas mudanças estéticas além do novo papel de parede padrão são o novo formato dos botões de navegação e o ícone que leva à bandeja de apps, que está branco. De resto, ícones e pastas permanecem como antes no Google Now Experience Launcher.
Tela inicial do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Bandeja de apps
Aqui também quase não há modificações, a não ser pelos botões de navegação. Indicador de páginas, tamanho dos ícones e transparências permanecem inalteradas.
Bandeja de aplicativos do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Teclado
No teclado padrão, porém, as mudanças voltam a ficar evidentes. As cores são outras, assim como o espaçamento entre as teclas, que não têm mais divisões.
Teclado do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Multitarefa
O acesso aos apps abertos está bem diferente. Embora ainda em forma de cards, as janelas agora se organizam em cascata, dando a profundidade característica do Material Design. Tudo está centralizado, mas o fechamento continua sendo feito com arrastões para os lados. A promessa também é que atividades de apps, e não necessariamente apps completos, estejam acessíveis por lá – esse recurso, porém, ainda não está disponível do Developer Preview.
Multitarefa do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Configurações
O menu de configurações mudou de cor, e agora está com uma paleta clara, com tons em verde similar aos do novo teclado. A organização geral das informações permanece quase sem alterações, mas um novo campo de busca permite filtrar item por item.
Menu de configuração do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Notificações
Essa é outra área que recebeu redesenho. Os cards aparecem espaçados e invadem a tela com sombreados que dão, de novo, a impressão de profundidade do Material Design. O branco também é muito mais usado em detrimento do cinza do KitKat.
Notificações do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Configurações rápidas
Os atalhos de configurações não estão mais “atrás” das notificações, como no Kitkat, mas logo acima. Uma pequena janela reúne poucos itens, como Wi-Fi, Bluetooth e o novo modo “Não Perturbe”, já o perfil do usuário e o botão para as configurações estão na barra superior. O Controle de brilho ganhou destaque também, logo em baixo do relógio.
Menu de configuração rápida do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Discador
Um dos poucos apps a terem sido atualizados para o Material Design na versão de testes do Android L, o discador está completamente diferente. Há mais espaço entre as teclas, o botão de chamada “flutua” sobre o teclado e o acesso às configurações avanças mudou do canto inferior direito para o campo de digitação. Além disso, o tom de azul está diferente.
Discador do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Calculadora
Outro app também já redesenhado é a calculadora, que também está sem separador entre os números e ganhou novas cores. Os cálculos mais avançados agora não aparecem somente no modo de paisagem, pois podem ser acessados com um arrastão da direita para a esquerda.
Calculadora do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)
Sem comentários:
Enviar um comentário