Eis a questão ....qual é a melhor série de smartphones do universo Android? procuramos respoder de uma forma subjetiva, é só uma opinião de um site!
Quando um produto é bem-sucedido, as fabricantes quase sempre aproveitam a marca e a boa fama para lançar outros dispositivos com graus de semelhança diversos com relação ao original. Com o passar do tempo, criam-se famílias inteiras, séries duradouras e com um público cativo. qual é a melhor série de smartphones do universo Android?
Nota: esta é uma pesquisa subjetiva e espero opiniões variadas. Eu me fundamento numa mescla de atributos: qualidade, cobertura de tamanho e categorias, design, preços, etc.
Galaxy S da Samsung: a quantidade
A Samsung é provavelmente uma das fabricantes que cobre o maior espectro de público, e que lança produtos mais variados. Na realidade, no que diz respeito ao mercado de smartphones, a companhia usa uma tática um tanto polémica: a tentativa e erro. Ela é acusada de lançar dispositivos aos montes e observar qual faz sucesso. Apesar disso, é inegável que a sul-coreana tem famílias de dispositivos interessantes. A série Galaxy S é uma das sagas do Android mais antigas e completas. Ela cobre a maioria dos orçamentos (apesar de se concentrar mais nas gamas média e alta) e, sobretudo, possui tamanhos para todos os gostos. Só faltava um tablet, mas isso foi resolvido com a chegada do Galaxy Tab S. Além disso, apesar de o novo representante Galaxy S5 não impressionar a alguns, a linha conta com uma grande estrela, sucesso absoluto de vendas: o Galaxy S3.
Nexus do Google: poucos, mas bons
A melhor prova do sucesso dessa linha foi a reação de alívio e alegria do público quando o Google confirmou que a série não será extinta, e que um Nexus 6 será lançado neste ano. Sobre uma nova linha chamada Android Silver, não temos ainda nem a confirmação nem a negativa do Big G.
A verdade é que os Nexus são poucos, apenas três smartphones e dois tablets (um, o Nexus 7, reeditado no ano passado), mas todos muito bons. Eles convencem pela sua relação custo/benefício e pela sua interface com Android puro. Além disso, o fato de o Google mudar de fabricante de tempos em tempos também confere uma variedade toda especial à linha. Por último, mas não menos importante: uma das maiores vantagens dos Nexus é receber as atualizações do sistema operacional antes de todos!
Xperia da Sony: beleza para a gama média
Se falamos de gama média, a Sony é a rainha da beleza. Claro que a série Xperia também possui excelentes dispositivos de gama alta ( Xperia Z2), e até mesmo alguns tablets impressionantes ( Xperia Z2 Tablet). O que chama a atenção, contudo, é que ela mantém as linhas gerais do design elegante de seus dispositivos de ponta também nas outras categorias. Vida longa, portanto, à linha visual da série Xperia, que em breve deverá buscar letras em outros alfabetos que não o latino (as letras estão acabando).
Optimus da LG: uma linha extinta
Com o G2, a LG mudou de rumo. A fabricante começou uma nova família, e o “sobrenome” Optimus desapareceu. Mas não foi só isso: a linguagem visual também mudou, e para melhor, ganhando fãs em todo o mundo. A era dos botões na parte traseira começava. Mas vamos nos concentrar agora na linha desaparecida, pois com dois exemplares e seus minis ainda não podemos propriamente chamar a “G” de série. A Optimus, com efeito, era composta de inúmeros dispositivos, quase todos com especificações médias e preços razoáveis . Mesmo descontinuada, a série continua figurando nos catálogos das lojas e operadoras, contando com vendas razoáveis. Ao menos para mim, no entanto, falta personalidade à essa série para que ganhe o meu voto de “melhor do Android”.
HTC One: sem pressa, sem pausa
Ela não é tão tradicional, mas a série One da HTC conquistou seu público . Com uma estratégia bem delineada, a HTC não aposta na quantidade, e sim na qualidade e regularidade de seus lançamentos. Há muito tempo mal das pernas, a fabricante taiwanesa começa agora a apresentar lucro novamente, e a grande responsável por isso é a linha One. Nessa família encontramos dois dos melhores telemóveis dos últimos tempos (o One M7 e o One M8), um phablet que passou despercebido e dois minis que não fazem feio.
Huawei Ascend: a ascenção chinesa
Bons preços e boa qualidade marcam essa série do gigante asiático. A linha Ascend é uma das melhores provas de que os chineses chegaram para tirar as fabricantes tradicionais da sua zona de conforto, convulsionando o mercado de smartphones mundial. Começando com dispositivos baratos e de gama baixa, a Ascend agora aposta também nos high-ends com especificações que nada devem aos outros carros-chefe (vide o Huawei Ascend P7). Com um design bastante distinto entre diferentes categorias, a linha Ascend peca pela falta de unidade visual (e por “se inspirar” exageradamente na aparência do iPhone).
E antes que alguém pergunte: não incluí a "Moto" da Motorola por apresentar até agora apenas 3 exemplares lançados no decorrer de um ano e meio. Com alguns modelos a mais, contudo, será uma forte candidata ao título de melhor série do Android.