segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mac OS X Yosemite é o novo sistema operativo para computadores Apple e já está disponível para programadores


Mac OS X Yosemite disponível hoje para os programadores
Para os utilizadores finais a nova versão do sistema operativo vai estar disponível durante o outono e vai seguir a linha do ano passado: será uma atualização gratuita.


Mas pela primeira vez a Apple vai abrir a hipótese de os utilizadores finais poderem experimentar a nova versão do sistema operativo antes da disponibilização final: durante o verão haverá uma versão beta que estará acessível mediante registo.




Apple inova com novo OS X Yosemite


Mac OS X Yosemite é o novo sistema operativo para computadores Apple

O Mac OS X tem uma nova versão e as novidades recaem acima de tudo ao nível do interface gráfico e das aplicações. Mais do que nunca o software para computador está mais próximo do iOS.



A Apple escolheu o nome de Yosemite para batizar a nova versão do Mac OS X. A primeira grande novidade dá-se ao nível do interface, sendo que o sistema operativo para computadores assimilou muita da simplicidade que a Apple aplicou no ano passado no iOS 7.

Há novos ícones, há um centro de notificações tal como no telemóvel que entre outras funcionalidades permite aceder à agenda do dia - tarefas, eventos, reuniões.

A ferramenta de pesquisa também está renovada, tendo uma maior capacidade de busca que se estende além do que está guardado no computador: Wikipedia, AppStore, iTunes Store, Bing e sites de notícias são alguns dos exemplos dados pela tecnológica de Cupertino. O Spotlight terá inclusive a capacidade para usar a localização do utilizador para lhe dar informação mais precisa.

Uma outra nova funcionalidade é ao nível do cliente de email. A Apple propõe-se a resolver um problema de longa data: o envio de ficheiros demasiado grandes para quem vai receber. Com o MailDrop, nome da nova funcionalidade, se o destinatário não tiver espaço para o ficheiro, vai ter acesso a um link que guarda o documento na cloud até que esteja seja descarregado.

O navegador de Internet Safari também com algumas novidades: Markup, um editor de imagem integrado no browser, e um sistema melhorado de partilha de conteúdos.



Mac OS X e iOS: sistemas irmãos
Craig Federighi falou também na "continuidade" que existe entre o iOS e o Mac OS. Um desses exemplos é o facto de o Air Drop ser agora compatível entre dispositivos móveis e os computadores. Há também uma nova funcionalidade chamada Handoff que permite uma comunicação em tempo real de documentos entre um iPad e um iMac, por exemplo.

Com a chegada do Yosemite também vai ser possível atender chamadas do iPhone no Mac e vice-versa, criar a partir do Mac um hotspot Wi-Fi no iPhone e vai haver uma comunicação constante: se o iPhone detetar que o computador está na proximidade e o utilizador estiver a escrever um email, vai-lhe dar a indicação de que o pode acabar no Mac.



Chama-se OS X Yosemite e já está disponivel para programadores.

Interface, Aplicações e continuidade e design são as palavras-chave desta nova versão. O novo sistema operativo foi visualmente redesenhado para se adaptar ao utilizador num ambiente limpo e intuitivo - traz novos ícones, barras de navegação e tipos de letra coesos para facilitar a leitura do ecrã. Outra adição importante para melhorar a leitura do ecrã é a introdução de um modo “escuro”, um tema para o sistema operativo que inverte a cor das janelas e do texto mantendo a translucidez e um aspeto limpo.
Adaptando funcionalidades dos iPhones, o novo OS X inclui agora um centro de notificações com atalhos para configurações aplicações e informações relevantes para as atividades do utilizador.



Numa demonstração prática, foram apresentadas as OS Apps, com novidades em várias aplicações, casos do Safari e do Email.
A interface de utilizador, assim como uma maior facilidade de uso, são claramente as apostas da Apple na sua nova versão do OS X.
E é com a “continuidade” em mente que a Apple continuou com a sua apresentação, explicando de que modo é que os iPads e iPhones interagem com o novo OS X.Mensagens, emails, telefonemas, navegação de documentos e web e até criação de hotspots, tudo pode ser controlado no Mac sem necessidade de aceder ao dispositivo móvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário