Uma nova experiência de consumo foi o primeiro latino-americano patrocinado pela YCombinator Vale do Silício
Tudo começou em uma área de trabalho em equipe. Um estudou Administração de Empresas, e outra lei. Durante vários meses, os romances foram substituídos por livros sobre programação e empreendedorismo. Assim, os primeiros passos do brasileiro João Roberto Riccio e Paula fica GLIO , uma rede social aberta em abril de 2012, onde as experiências do consumidor são compartilhadas em qualquer tipo de estabelecimento: bares, restaurantes, cinemas, lojas ...
As horas de trabalho, o que poderia ser de até 15 horas por dia, fins de semana incluídos, foram então transferidos para uma pequena sala de uma universidade no Rio de Janeiro. E de lá voou diretamente para o Vale do Silício (Califórnia), que pode ser a primeira inicialização da América Latina YCombinator um acelerador de negócios que investe dinheiro, oferece dicas e investidores que procuram impulsionar o negócio.
Riccio e De Paula, ambos de 25 anos, sempre contam a mesma história."Encontramos excelentes livros depois de ler os comentários de leitores que compram na Amazon. Achamos que o mesmo se aplica para encontrar bons bares ou lojas ", explicou em uma entrevista via Skype. Esta declaração simples foi o suficiente para deixar as promessas de uma vida estável - "naquele tempo e trabalhou em um escritório de advocacia", diz De Paula arriscar no mundo dos startups.Os dois uniram forças em setembro de 2011 e em abril de 2012, foi oficialmente aberto GLIO.
GLIO é uma janela aberta. Qualquer usuário da Internet pode procurar um bom restaurante para jantar com os amigos, um bar para comemorar seu aniversário, uma boa academia no seu bairro e até um Pet Shopperto de casa para a preparação do cão ... Todas as possibilidades de consumo estão lá. A um clique. Mas, se você também quiser escrever comentários ou comentários, basta usar o acesso do Facebook para acessar esse guia, que também é uma rede social: cada usuário tem um perfil, um grupo de seguidores e ganhar pontos como eles escrevem suas avaliações. Eles podem ser tanto positivos como negativos, a única exigência é ter qualidade.
O impulso inicial foi dado com a sua poupança, cerca de 10.000 euros.No começo, eles só foram registrados em GLIO vizinha Rio de Janeiro.Um ano depois, tudo mudou, o casal foi chamado para entrevista YCombinator , onde as empresas do acelerador também foram Dropboxe Airbnb .
Não foi fácil. GLIO fundadores tinha tentado três vezes antes de ser aceito por YCombinator. "Apenas 1% dos inscritos são chamados. Muito mais fácil para entrar em Harvard", disse Riccio. Os estágios são, no entanto, muito simples: você tem que enviar uma carta e uma apresentação de vídeo e, depois de passar o primeiro filtro, chamado para uma entrevista de dez minutos. "Eles julgam principalmente a parte humana. Quer, por exemplo, se a pessoa é honesta." Riccio e Paula foram o primeiro latino-americano admitiu. E Mountain View, no centro do Vale do Silício, que eles deixaram.
Lá, perto da sede do Google e Facebook, os dois brasileiros receberam um investimento pequeno-cerca de 15.000 euros para reforço de empresa YCombinator. O programa inclui jantar toda terça-feira com "inspirar as pessoas" da área, e um bate-papo a cada duas semanas. E o trabalho, trabalho duro. Os participantes do programa devem demonstrar constantemente o andamento do negócio. A idéia é crescer muito em um curto período de tempo. No fim do programa de três meses, demonstrar a potenciais investidores, o funcionamento da empresa.
Riccio e Paula ficou em Mountain View até o final do ano, convencer os investidores que antecipam GLIO: ao contrário do Yelp , uma página semelhante, que se tornou popular em todo o mundo, estes dois querem brasileira a se concentrar em seu país. "O objetivo final é a América Latina. Há uma enorme demanda por qualidade aqui, e conhecimento do mercado local é uma vantagem que temos ", diz Riccio. No final, 26 investidores decidiram investir na empresa. Mas como você ganhar dinheiro? "Nossa idéia é fazê-lo com a publicidade local, ou seja, um estabelecimento paga por anúncios, avaliações integradas próprio site para que você possa ver os consumidores que procuram lugares semelhantes", diz Paula.
Para isso, o importante é crescer. "É nosso objetivo, a curto e médio prazo. Só pagar a publicidade se há muitas mais pessoas que usam o nosso serviço ". O site está em constante mudança e já se expandiu para Niterói, cidade vizinha de Rio e São Paulo. Tem versão móvel e um iPhone application-logo, também para Android. "A principal coisa que aprendemos é que o ativo fundamental de uma startup é o tempo.Precisamos disso porque estamos sempre fazendo experimentos e testando hipóteses. Nós mudamos o tempo todo, todos os dias ", diz Riccio. "Uma das coisas que descobrimos é que os visitantes valorizam mais avaliações de qualidade que a experiência de rede social."
A hora de crescer é a principal diferença entre estar no Rio ou Silício."No Brasil, temos hábitos culturais que não são favoráveis ao empreendedorismo. Por exemplo, a burocracia. Qualquer processo leva muitos e caros ", diz Riccio. "O silício é diferente, mesmo a partir do resto dos Estados Unidos. As pessoas estão muito focados em um objetivo ... ea forma como as pessoas se comunicam, velocidade ... Tudo é diferente. Uma pessoa que paga um MBA não tem a experiência que fizemos ", conclui.
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