Num projeto semelhante ao Folding@Home, também o poder de processamento dos telemóveis pode ser usado para ajudar na investigação da luta contra o cancro.
A app Power Sleep, disponível na Play Store, permite usar o poder de processamento dos smartphones Android e usar essa capacidade na investigação contra o cancro. A app foi criada pela Samsung Áustria e pela Universidade de Viena, e funciona também como um alarme. Assim que o utilizador programa o alarme, a app percebe que o telefone já não vai ser usado e começa a processar os dados necessários para o cálculo de comparações entre sequências de proteínas.
A app está ligada à SIMAP, a Similarity Matrix of Proteins, uma base de dados que é usada por investigadores da genética, bioquímica, biologia molecular e da luta contra o cancro.
O entendimento de como as proteínas são dispostas é um dos primeiros passos nestas investigações, mas requer bastante poder de processamento. Numa altura em que já existem redes de computadores ligados em todo o mundo para esta investigação, acrescentar o poder de processamento dos smartphones vai contribuir para acelerar as descobertas, explica o Quartz.
Para os utilizadores mais zelosos de bateria e dos custos de ligações de dados, os responsáveis indicam que a app só usa o dispositivo se este estiver completamente carregado, ligado à corrente elétrica e com o Wi-Fi ligado.
Veja o vídeo preparado pela Samsung.
Sem comentários:
Enviar um comentário