sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Feliz dia dos namorados... facebook aceita novos géneros, Google dá bombons virtuais

  • Valentine’s Day 
                                 
                                 


Valentine’s Day está sendo celebrado pelo Doodle do Google, nesta sexta-feira (14), com um site interativo super romântico. A imagem permite presentear o amado com uma caixa de bombons virtual e está disponível na página principal de busca de locais que comemoram o Dia dos Namorados hoje, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Portugal, França, Argentina e outros.

O Doodle de Valentines Day permite fazer bombons personalizados (Reprodução/Google)O Doodle de Valentine's Day permite fazer bombons personalizados (Reprodução/Google)
No Doodle, o usuário pode montar uma caixa com três bombons virtuais com a  receita personalizada. É possível escolher o recheio, o tipo de chocolate e a cobertura e criar um bombom exclusivo para o seu par. Entre as opções de recheio estão morango, cereja, ursinhos de gelatina, bala de caramelo, castanha e – como gosto não se discute – até mesmo uma formiga.
O doodle do Google permite usar três ingredientes para formar o doce (Reprodução/Google)O doodle do Google permite usar três ingredientes para formar o doce (Reprodução/Google)
Dentre as opções de chocolate, há comum, amargo e branco. Para a cobertura, o apaixonado pode usar granulado, açúcar, nozes e castanha. Escolhida a combinação perfeita, basta apertar a seta vermelha à direita dos ingredientes para que o Google faça a mistura e coloque na caixa de bonbons virtual. Depois de montar os três doces, o usuário pode compartilhar o resultado no Facebook, Google Plus e Twitter, homenageando a pessoa amada.
Dia dos namorados?
Em diversos países, em 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim, é celebrado também o Dia dos Namorados. Conta a lenda que Valentim foi um bispo no período da Roma Antiga, que continuou a celebrar casamentos mesmo após a proibição do imperador Cláudio II. O imperador tinha o objetivo de formar um grande exército e acreditava que os jovens sem família se alistariam com maior facilidade.
Vitral representando Valentim e seu discípulos (Reprodução/Wikimedia Commons)Vitral representando Valentim e seu discípulos (Reprodução/Wikimedia Commons)
Para escapar da proibição, o bispo Valentim realizava as cerimonias às escondidas. No entanto, acabou sendo descoberto, preso e condenado à morte. Segundo a lenda, durante seu período na cadeia, jovens casais jogavam flores e bilhetes para o bispo, dizendo que ainda acreditavam no amor.
Enquanto estava preso, Valentim teria conhecido a jovem Artérias, filha do carcereiro, e os dois acabaram se apaixonando. A moça seria cega, mas se curou milagrosamente, recuperando a visão. Ele teria escrito uma carta para ela na qual assinou “De: seu Valentim”, expressão que passou a ser usada em cartões entre namorados em cartões em inglês (From: your Valentine).
Apesar do romance, o destino do bispo já estava traçado e em 14 de fevereiro de 270 d.C, teria sido executado. A possível data da morte de Valentim virou um marco, a princípio, para países anglo-saxões. A cultura se espalhou para diversos outros como o dia para troca de presentes e bilhetes românticos entre namorados. A Igreja Católica, no entanto, parou de celebrar o Dia de São Valentim em 1969. A entidade passou a duvidar da identidade do santo e, até mesmo, de sua existência.
No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado apenas em 12 de junho, véspera do Dia de Santo António, que tem fama de ser casamenteiro. Para quem não quer esperar até junho para ver um Doodle romântico, vale conferir e se divertir na página portuguesa do Google.

Facebook decorou sua sede com as cores do arco-íris em referência às novas opções de gênero na rede social (Foto: Reprodução/Facebook) (Foto: Facebook decorou sua sede com as cores do arco-íris em referência às novas opções de gênero na rede social (Foto: Reprodução/Facebook))Facebook decorou sua sede com as cores do arco-íris em referência à novidade na rede social (Foto: Reprodução/Facebook)


A rede social diz ter trabalhado lado a lado com entidades LGBT para disponibilizar os nomes corretos para os gêneros. Usuários poderão também escolher os pronomes pelos quais gostariam de ser referidos em postagens no site, como ele/dele (masculino), ela/dela (feminino) ou uma nominação neutra.
Além disso, será possível compartilhar as opções de género somente com quem o usuário escolher. “Reconhecemos que algumas pessoas enfrentam desafios compartilhando sua verdadeira identidade de género com os outros, e esta definição dá às pessoas a capacidade de se expressar de forma autêntica”, disse um comunicado oficial do Facebook. 
Facebook permite alteração de gênero no perfil (Foto: Reprodução/TechTudo)Facebook libera recurso para alteração de gênero no perfil da rede social (Foto: Reprodução/TechTudo)

Por enquanto, a novidade só está disponível para usuários que utilizam o perfil em inglês. Mas não há limitações geográficas: brasileiros que escolherem o idioma como padrão na rede social já podem usar o recurso normalmente. Para fazer a alteração basta acessar as configurações gerais de conta e mudar o idioma para "Inglês-US". Depois é só editar as informações no perfil do Facebook. 
Mudança do Facebook também é percebida em celulares Android (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Mudança do Facebook também é percebida em celulares Android (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
O novo recurso parece estar disponível também para os aplicativos do Facebook no telemóvel e foi testado em um aparelho Android. As informações aparecem misturadas em português e inglês, no entanto, o idioma selecionado na versão web interfere no que surge para a mobile. Caso utilize seu perfil em português, a opção  de "Personalizado" não aparecerá nas configurações. Em português ainda não sabe quando está disponível esta opção.
Google cria fábrica de chocolates virtual

O Google decidiu homenagear os apaixonados hoje, 14, data em que é comemorado o dia dos namorados em muitos países. Para o Valentine's Day, a empresa transformou o seu doodle, aquela imagem que aparece em cima do campo de busca, numa fábrica virtual de chocolate. Clicando sobre o doodle, o utilizador poderá escolher vários sabores, recheios e coberturas para criar os seus chocolates.


São vários ingredientes, que vão da tradicional amêndoa até formigas. Após criar os chocolates, é possível partilhá-los via Google+, Twitter ou Facebook ou enviar o link directamente a quem o utilizador deseja.
Um presentinho a mais para os casais, ou uma lembrança de última hora para os mais distraídos. O doodle pode ser visto na versão britânica (www.google.co.uk), por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário