- Back to Home »
- ces 2014 , gadgets »
- Os Gadgets "para vestir" que estão a dominar a CES 2014
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Os Gadgets "para vestir" que estão a dominar a CES
Os gadgets para "vestir" (wearable) estão na moda e a CES é a maior prova disso. Têm dominado as apresentações na feira que ainda decorre em Las Vegas e hoje também têm destaque aqui no TeK.
Entre televisões que impressionam pelo tamanho, pelas curvas ou pela nitidez da imagem;processadores que prometem potenciar cada vez mais a capacidade dos telemóveis;eletrodomésticos que falam com smartphones e carros que querem falar com telemóveis, as tecnologias de usar asseguram destaque.
Aqui pelo TeK já lhe demos nota de algumas das inovações que, ainda a feira não tinha arrancado, já mostravam que o segmento assumiria um destaque especial. Há vários exemplos que o demonstram, mas ficamos pela escova de dentes que manda para o smartphone informação sobre hábitos de escovagem e o seu impacto na saúde oral.
A LG é uma entre muitas fabricantes a piscar o olho ao mercado do fitness, que aparenta ser uma das grandes oportunidades para esta nova onda de gadgets de "vestir".
A fabricante asiática apresentou em Las Vegas uns auscultadores que permitem monitorizar batimentos cardíacos e a LifeBand Touch, uma pulseira ao estilo FuelBand que, tal como o gadget da Nike, monitoriza um conjunto de indicadores durante a prática de atividades físicas. Conta passos, distâncias ou calorias queimadas com o exercício, mas também permite atender chamadas ou controlar o leitor de música de um dispositivo Android ou iOS com suporte para Bluetooth 4.0.
Os auscultadores que medem pulsações serão compatíveis com várias aplicações, para além da LG Fitness App, como o RunKeeper ou o MyFitnessPal.
Os novos gadgets da LG não tem data de lançamento ou preço conhecidos, para já. Espera-se que sejam lançados a meio do ano, mas na verdade podem não ser. No ano passado a empresa mostrou na mesma feira uma outra pulseira, que permitia ler SMS, receber chamadas ou monitorizar batimentos cardíacos. Pelo menos até à data, este Smart Activity Tracker não chegou às lojas.
Mas a aposta em pulseiras que monitorizam a atividade física não fica por aqui. Também a Garmin apresenta um produto na mesma linha, a Vivofit. O gadget é à prova de água (até uma profundidade de 50 metros) e funciona com baterias recarregáveis. A bateria tem uma duração de cerca de um ano, garante a marca.
O dispositivo foi desenhado para recolher informação sobre os hábitos do utilizador, em termos de atividade física e a partir dessa informação define objetivos diários de treino, que vão sendo revistos à medida que o utilizador os alcança. Recolhe a informação habitual neste tipo de gadgets, sobre distâncias percorridas ou calorias gastas. Será lançado durante o primeiro trimestre e custará cerca de 130 dólares.
A Sony também se juntou ao grupo de empresas que apostou no lançamento de uma bracelete para monitorizar a atividade física, em mais uma investida numa gama de produtos a que chama SmartWear. A nova SmartBand não tem ainda preço conhecido, sabe-se apenas que poderá chegar às lojas em meados do ano e em várias cores.
A pulseira é à prova de água e tem a habitual capacidade de registar diversos dados relativos à atividade física que o utilizador tem a cada dia, intencional ou rotineira: os passos que dá, os metros que com isso percorreu e o impacto que isso teve no seu organismo, como a perda de calorias ficam registados.
Tem ainda a particularidade de permitir que o pequeno sensor onde estão centralizadas as capacidades de monitorização do equipamento seja retirado da pulseira para ficar preso à roupa. Funciona com a aplicação Lifelog, para Android.
A Pebble é outra estrela dos gadgets wearable na CES. Lançou o seu primeiro relógio inteligente na sequência de uma campanha de crowdfunding, onde conseguiu angariar mais de 10 milhões de dólares. Agora escolheu a feira para lançar uma nova versão do relógio, com um ecrã multicolorido, Gorilla Glass e braceletes em aço ou pele.
O modelo chama-se Steel e as principais diferenças face ao relógio original estão mesmo nos materiais e no design, que também justificam um aumento do preço, para cerca de 250 dólares. A empresa também anunciou a estreia da sua própria loja de aplicações, que estará operacional até final do mês e que tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de aplicações para a plataforma.
Fechamos com uns óculos inteligentes da Epson, outro gadget acessório que tem feito sucesso neste novo segmento de produtos e que já centra propostas de vários fabricantes. A Epson já tinha apostado nesta área, agora avança com um segundo modelo.
Face ao modelo antecessor, os Moverio BT-200 reduzem dimensões em cerca de 60% e integram um ecrã de 960x540 pixéis. Integram um sistema de projeção LCD e vários sensores, que preparam o dispositivo para dar uma resposta melhorada em várias tarefas, como sejam jogar.
Em termos de conetividade funcionam com ligação Wi-Fi e Bluetooth e podem receber mais conteúdos através de um cartão microSD. O Android é a plataforma de software de suporte, aqui na versão 4.0. Ainda não têm data de lançamento.
Hoje demos apenas alguns exemplos de gadgets "para vestir" mas pela CES têm passado muitas mais propostas.Se nesta lista não estão as que mais gostou, partilhe-as connosco na caixa de comentários.
Aqui pelo TeK já lhe demos nota de algumas das inovações que, ainda a feira não tinha arrancado, já mostravam que o segmento assumiria um destaque especial. Há vários exemplos que o demonstram, mas ficamos pela escova de dentes que manda para o smartphone informação sobre hábitos de escovagem e o seu impacto na saúde oral.
A LG é uma entre muitas fabricantes a piscar o olho ao mercado do fitness, que aparenta ser uma das grandes oportunidades para esta nova onda de gadgets de "vestir".
A fabricante asiática apresentou em Las Vegas uns auscultadores que permitem monitorizar batimentos cardíacos e a LifeBand Touch, uma pulseira ao estilo FuelBand que, tal como o gadget da Nike, monitoriza um conjunto de indicadores durante a prática de atividades físicas. Conta passos, distâncias ou calorias queimadas com o exercício, mas também permite atender chamadas ou controlar o leitor de música de um dispositivo Android ou iOS com suporte para Bluetooth 4.0.
Os auscultadores que medem pulsações serão compatíveis com várias aplicações, para além da LG Fitness App, como o RunKeeper ou o MyFitnessPal.
Os novos gadgets da LG não tem data de lançamento ou preço conhecidos, para já. Espera-se que sejam lançados a meio do ano, mas na verdade podem não ser. No ano passado a empresa mostrou na mesma feira uma outra pulseira, que permitia ler SMS, receber chamadas ou monitorizar batimentos cardíacos. Pelo menos até à data, este Smart Activity Tracker não chegou às lojas.
Mas a aposta em pulseiras que monitorizam a atividade física não fica por aqui. Também a Garmin apresenta um produto na mesma linha, a Vivofit. O gadget é à prova de água (até uma profundidade de 50 metros) e funciona com baterias recarregáveis. A bateria tem uma duração de cerca de um ano, garante a marca.
O dispositivo foi desenhado para recolher informação sobre os hábitos do utilizador, em termos de atividade física e a partir dessa informação define objetivos diários de treino, que vão sendo revistos à medida que o utilizador os alcança. Recolhe a informação habitual neste tipo de gadgets, sobre distâncias percorridas ou calorias gastas. Será lançado durante o primeiro trimestre e custará cerca de 130 dólares.
A Sony também se juntou ao grupo de empresas que apostou no lançamento de uma bracelete para monitorizar a atividade física, em mais uma investida numa gama de produtos a que chama SmartWear. A nova SmartBand não tem ainda preço conhecido, sabe-se apenas que poderá chegar às lojas em meados do ano e em várias cores.
A pulseira é à prova de água e tem a habitual capacidade de registar diversos dados relativos à atividade física que o utilizador tem a cada dia, intencional ou rotineira: os passos que dá, os metros que com isso percorreu e o impacto que isso teve no seu organismo, como a perda de calorias ficam registados.
Tem ainda a particularidade de permitir que o pequeno sensor onde estão centralizadas as capacidades de monitorização do equipamento seja retirado da pulseira para ficar preso à roupa. Funciona com a aplicação Lifelog, para Android.
A Pebble é outra estrela dos gadgets wearable na CES. Lançou o seu primeiro relógio inteligente na sequência de uma campanha de crowdfunding, onde conseguiu angariar mais de 10 milhões de dólares. Agora escolheu a feira para lançar uma nova versão do relógio, com um ecrã multicolorido, Gorilla Glass e braceletes em aço ou pele.
O modelo chama-se Steel e as principais diferenças face ao relógio original estão mesmo nos materiais e no design, que também justificam um aumento do preço, para cerca de 250 dólares. A empresa também anunciou a estreia da sua própria loja de aplicações, que estará operacional até final do mês e que tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de aplicações para a plataforma.
Fechamos com uns óculos inteligentes da Epson, outro gadget acessório que tem feito sucesso neste novo segmento de produtos e que já centra propostas de vários fabricantes. A Epson já tinha apostado nesta área, agora avança com um segundo modelo.
Face ao modelo antecessor, os Moverio BT-200 reduzem dimensões em cerca de 60% e integram um ecrã de 960x540 pixéis. Integram um sistema de projeção LCD e vários sensores, que preparam o dispositivo para dar uma resposta melhorada em várias tarefas, como sejam jogar.
Em termos de conetividade funcionam com ligação Wi-Fi e Bluetooth e podem receber mais conteúdos através de um cartão microSD. O Android é a plataforma de software de suporte, aqui na versão 4.0. Ainda não têm data de lançamento.
Hoje demos apenas alguns exemplos de gadgets "para vestir" mas pela CES têm passado muitas mais propostas.Se nesta lista não estão as que mais gostou, partilhe-as connosco na caixa de comentários.