A fase brasileira do campeonato de eSports Intel Extreme Masters, que acontece até hoje (30) na Campus Party 2014, teve sua primeira competição concluída na noite da quarta-feira (29), quando o time brasileiro paiN Gaming enfrentou os europeus da Millenium eSport. O jogo foi o popular League of Legends, cujo apelo estava refletido na grande multidão que se juntou em frente ao palco no estande da Intel. O vencedor ganhou, além dos US$ 15 mil pela vitória na partida, a chance de disputar a última rodada da IEM, que acontecerá em março na cidade de Katowice, no interior da Polónia.
Torcedores protestam durante a final de League of Legends, na Campus Party. O time europeu não deu um momento de sossego (Foto: TechTudo/Renato Bazan)
A torcida estava animadíssima, aos gritos e brados a cada jogada, o que tornou tudo bastante emocionante. Mas não foi comemoração o que se viu na competição, que durou menos de uma hora.
Os brasileiros foram derrotados sem dificuldade, por 2 a 0, e nunca chegaram a liderar o embate. Apesar de terem apresentado jogadas extremamente ousadas contra rivais anteriores, a estratégia adotada contra a Millenium não trouxe surpresas, com a equipa nacional selecionando um grupo de heróis bastante interdependentes. Conscientes disso, os europeus montaram uma contra-estratégia de dispersão, forçando a paiN a bater em retirada inúmeras vezes. Isso deu à Millenium uma enorme vantagem de campo, que acabou por deixar o jogo em flagrante desigualdade.
A equipa nacional ainda ensaiou uma mudança de estratégia no segundo round, alterando parte da equipe para heróis com mais independência, mas não foi o suficiente. De novo, os europeus levaram a melhor. A fuga rápida da audiência, logo após o último lance da partida, foi silenciosa e teve um ar de decepção, em grande parte porque a Millenium já havia eliminado outros dois times brasileiros antes da paiN Gaming.
Com isso, o Brasil perde seu favorito na competição mundial de League of Legends, que faz parte da eSports League. A paiN Gaming foi campeã da liga nacional do jogo no ano passado e era considerada a única chance real do Brasil em Katowice.
Para os interessados em eSports, porém, nem tudo é decepção. Nesta quinta-feira, a Campus Party terá novas emoções no estande da Intel, desta vez com o game StarCraft II, que dará um prêmio ainda maior: US$ 25 mil. O vencedor desta fase, igualmente, poderá competir no campeonato mundial – ainda que, nesse caso, seja provável que os sul-coreanos acabem lotando o pódio.
Acontecimentos deste ano...
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Campus Party tem incêndio, apagão
A Campus Party 2014 segue firme “ladeira abaixo” e nos surpreendeu novamente, como diria Zagallo, ex-técnico da seleção brasileira. O evento abriga internautas e outros usuários que se encaixam na natureza do perfil “geek”, além de campuseiros que montam barracas para ficar no local até o término, no dia 2. Mas um incêndio que ocorreu na manhã desta quarta-feira e um apagão que quase acordou os zumbis na terça assustaram os visitantes da feira. Só faltam os ratos que apareceram na edição de 2013.
A organização do evento evita falar sobre o incêndio, mas o apurou que duas possíveis causas teriam provocado o princípio de fogo: uma “brincadeira” e o superaquecimento de máquinas. Nesse calor do Saara, não é difícil imaginar um cenário assim.
Conversamos com a equipe de segurança do local e, sempre tentando desconversar, eles disseram que “os campuseiros não desligam suas máquinas em momento algum” e que “uma brincadeira entre eles provocou o incêndio”, sem dar mais detalhes.
Os reais motivos, de acordo com a organização, estão sendo investigados. Em comunicado, a equipe se prontificou a dizer que já providenciou barracas novas aos prejudicados – duas tendas teriam sido atingidas, segundo a segurança – e que “tudo está sob controle”.
Festa no escuro
Depois do clarão, vem a calmaria. A qual se resumiu num apagão que rolou nessa terça-feira, 28, quando o evento ficou às escuras por volta das 19h30, sendo que apenas algumas luzes de emergência e máquinas permaneceram ligadas graças a geradores locais. Em pleno clima de apocalipse, alguns usuários preferiram buscar WiFi em vez de comida ou outros suprimentos.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
As luzes voltaram e tornaram a apagar por alguns minutos, numa verdadeira “montanha-russa” de iluminação que arrancou gritos de zoeira e assustou alguns visitantes do local.
Segundo a organização do evento, a “luz acabou por culpa da Eletropaulo”, sendo que os geradores “deram conta de alguns pontos”. O fuzuê durou alguns minutos, e a situação logo foi normalizada.
E os ratos? Estamos esperando!
Quem acompanha o Tecmundo regularmente deve se lembrar de que ratos foram vistos em restaurantes da Campus Party 2013 e registrados em vídeo. Clique aqui para ser redirecionado à notícia que publicamos no ano passado.
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