Os indies estão se rebelando contra o registro de "Candy" - iPhone
O registro recente da marca "Candy" na EE. UU. pelo rei , desenvolvedor do sucesso Saga esmagamento Bombom causou um mar de críticas de desenvolvedor independente especializada em jogos para redes sociais, telemóveis e tablets.O problema reside em que o Rei foi registrado a palavra "amor", um termo genérico, para evitar que outros desenvolvedores de usá-lo indiscriminadamente para vender os seus jogos aproveitando a saga.
Em lojas como a Google Play , onde 50 milhões de downloads ocorrer a cada seis meses, ouApple Store , com seus 10.000 milhões de vendas em 2013, o acesso ao topo do ranking é extremamente difícil, pois há centenas de aplicativos disponíveis, alguns clones outro. A saturação deste mercado leva alguns estudos fim tentar ganhar popularidade em pesquisas usando seus nomes para os últimos sucessos.
Assim, você pode acabar clicando em um jogador sem noção erroneamente usar um video game "Candy", em nome de pensar que é um jogo divertido em que mais de 54 milhões de pessoas falam diariamente. Esta é a razão de eu ter feito isso desde que o Rei marca, o quenão pode ser usado para bloquear sistematicamente jogos .
Mas nem todos estes criadores de jogos acredito que esta versão, um grupo de desenvolvedores independentes lançou uma jam jogo, Evento onde os jogos de vídeo são criados a partir de uma proposta de idéia ou conceito, para projetar em torno de palavras genéricas . A iniciativa tem como objetivo trabalhar com temas como "doce", "rolar" e "saga" para competir contra esmagamento Candy.
Definitivamente, uma reação rebelde e contra a "registar termos genéricos, porque é ridículo", de acordo com os seus promotores, um grupo de desenvolvedores da Anglo. O rei procura cobertura legal ultrapassa o senso comum acreditado por alguns desenvolvedores de jogos, e reivindicou vítimas indiretas, como o jogo de vídeo The Banner Saga, que acrescentou a ver com o doce, ea segunda parte permanece bloqueada por acusações violação de marca King (para usar a palavra "Saga").
Território de cópias
Embora o Google e Apple e Microsoft têm as medidas de segurança para impedir o trabalho dos criadores de jogos de vídeo é replicado de forma ilegal por outros, a presença de meuplagiado é uma constante em suas lojas on-line . Na indústria de videogames há falta de clones de Angry Birds, Temple Run, Cut the Rope ou próprio esmagamento Candy. Recentemente, a loja de download do Windows recebeu vários seqüestros de Braid , Super Mario indiedesenvolvedor Jonathan Blow.
A empresa detentora do Candy Crush Saga decidiu registar a palavra "candy" na União Europeia, detendo, assim, os direitos sobre a expressão. O processo também estará em andamento para fazer o mesmo nos EUA.
O mundo dos jogos para dispositivos móveis está em alvoroço e as baterias estão todas apontadas para a King, a empresa detentora do popular Candy Crush Saga. Tudo porque a empresa decidiu tentar registar a palavra "Candy" (que significa "doce") na União Europeia e, aparentemente, conseguiu o seu intuito, estando a tentar o mesmo feito nos EUA.
Segundo a Reuters, os criadores do jogo decidiram optar pela via legal para acabar com os imitadores: desta, forma, assegurou os direitos do uso da palavra "candy" para, diz a empresa, "proteger o jogo das persistentes violações de propriedade intelectual" de que sofria.
O uso da palavra "candy" fica, então, vedado a outros criadores de jogos, mas a extensão do registo vai para além do mundo das aplicações para telemóvel: a King é, agora, também a única empresa na Europa a poder utilizar a palavra "candy" em coisas como calçado ou vestuário. Mesmo assim, a empresa garante que não vai "abusar" do poder que obteve. "Não vamos tomar medidas contra todas as utilizações da palavra 'candy' - algumas são legítimas e não vamos pedir que o deixem de fazer nesses casos", garante o porta-voz da empresa, à Reuters.
Apesar disso, muitas são as críticas que se vão acumulando em torno da King, vindas especialmente de outros criadores de jogos, que acham ridículo o registo de palavras tão genéricas. A empresa já tinha sido alvo de críticas similares relativamente à palavra "saga", que também utiliza no nome, tendo processado os criadores de outro jogo que usa o mesmo termo: The Banner Saga. Em resposta a esta novidade, diversos criadores de jogos decidiram fazer uma "game jam", onde serão criados diversos jogos tendo por base palavras genéricas, como "candy" ou "saga". Este ato de rebeldia perante a empresa foi denominado, como já seria de esperar, "Candy Jam".
O Candy Crush Saga é, atualmente, um dos jogos mais populares do planeta. A sua ascenção começou em 2011 com a sua inclusão no Facebook, onde tem milhões de jogadores. Desde que foi criado em 2012, o jogo já chegou a 500 milhões de dispositivos, chegando a ser a aplicação gratuita com mais downloads em 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário