- Back to Home »
- encontrar pessoas desaparecidas , ferramentas , filipinas , google , imagens »
- Google lança ferramentas para ajudar vítimas do tufão Haiyan - Filipinas imagens da tragédia
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Serviços permitem procurar pessoas desaparecidas e encontrar postos médicos em um mapa especial
O tufão Haiyan (por vezes chamado de Yolanda) deixou pelo menos 10 mil mortos em sua passagem pelas Filipinas neste último final de semana. Com o intuito de ajudar no resgate dos necessitados e auxiliar na busca por pessoas desaparecidas, a Google lançou hoje (11) um hotsite especial contendo uma série de ferramentas úteis para as vítimas da catástrofe natural.
Batizado como “Resources for Super Typhoon Yolanda”, o portal traz um feed contendo as últimas notícias relacionadas ao ocorrido, links para ONGs que aceitam doações e um serviço no qual é possível procurar ou cadastrar um desaparecido. Também está disponível um mapa especial que indica pontos de interesse variados (como centros de evacuação, hospitais, postos policiais e áreas de calamidade).
Pode acessar as ferramentas e ajudar no que for possível através deste link.
Imagens revelam a dimensão e a força do tufão Haiyan
Os primeiros relatos que chegam da região informam que a cidade litorânea de Tacloban ficou totalmente devastada, com casas completamente destruídas, árvores e postos arrancados, e destroços para todos os lados.
Nesse cenário, centenas de corpos já foram vistos no meio da rua, por uma agência de aviação do país. A todo momento, cadáveres são encontrados e o número oficial de vítimas continua a subir – são casos de afogamento, deslizamentos de terra e desmoronamentos de casas e prédios. De acordo com a CNN, nenhum edifício da cidade resistiu à força do vento.
(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)
Estima-se que o número de mortos com a passagem dotufão Haiyan pelas Filipinas possa chegar a 10 mil, mas as autoridades ainda têm muita dificuldade em avaliar a destruição e o tamanho dessa tragédia.
Com rajadas de ventos que atingiram 315 km/h, Haiyan é considerado um dos tufões mais fortes a chegar a uma área de terra. Classificado na categoria cinco, a mais elevada na escala de Saffir-Simpson, o super tufão passou pelas Filipinas na manhã da última sexta-feira.
Tempestades tropicais e tufões são comuns na região. Há um ano, o Bopha deixou também um rasto de destruição nas Filipinas, fazendo pelo menos 1.800 mortos e deixando várias pessoas desaparecidas.
A força e a intensidade de Haiyan, porém, supera os eventos meteorológicos mais dramáticos já registrados na história. Para perceber a dimensão desse tufão, confira abaixo algumas imagens registradas por satélites que revelam a monstruosidade do fenómeno.
Imagem registrada pelo satélite da agência japonesa de meteorologia
(Fonte da imagem: Reprodução/NeoGAF)
Foto tirada por uma astronauta a bordo da Estação Espacial
(Fonte da imagem: Reprodução/NeoGAF)
Fotos da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA
(Fonte da imagem: Reprodução/Getty Images)
(Fonte da imagem: Reprodução/Publico)
Comparação entre o Haiyan e o furacão Katrina
(Fonte da imagem: Reprodução/NeoGAF)
Imagem via satélite do deslocamento do tufão
(Fonte da imagem: Reprodução/NeoGAF)
A destruição após a passagem do super tufão
(Fonte da imagem: Reprodução/Reuters)