A chegada do Netflix na quarta-feira está a gerar tanta expectativa como os grandes lançamentos dos iPhone ou das novas versões do Windows.
Para já existe uma certeza: o mercado português não vai ser fácil de conquistar. Mas o serviço norte-americano tem vários argumentos para tentar convencer os consumidores.
Em Portugal as pessoas já estão habituadas a pagar pela subscrição de conteúdos. Pagam pela Sport TV, pagam pela Benfica TV, pagam pelos TV Cine ou pelos TV Séries, pagam por pacotes nos diferentes operadores que desbloqueiam canais específicos, como o Nickelodeon por exemplo.
Por um lado é bom, isto é, o consumidor já está educado para os serviços de subscrição. Mas por outro também pode ser um problema: subscreva um ou vários serviços, pode não haver orçamento disponível para mais subscrições relacionadas com os conteúdos vídeo.
Este é o cenário que a Netflix vai encontrar em Portugal na próxima quarta-feira, 21 de outubro. Mas a empresa norte-americana tem algumas vantagens associadas ao seu serviço que podem ajudar a convencer os consumidores portugueses.
Tem um vasto catálogo de filmes e séries, tem legendagens profissionais, tem dobragens, tem conteúdos em Ultra HD, está disponível em quase todas as plataformas e tem preços relativamente acessíveis a uma família de classe média: o pacote mais caro custa 11,99 euros. Mas para quem não quer gastar dinheiro, o primeiro mês gratuito pode ser muito aliciante.
Aqui fica as principais informações relacionadas com a chegada do Netflix a Portugal para que os leitores percebam da melhor forma ‘o que é afinal isto do Netflix’. Há alguns elementos que só no próprio dia serão revelados - como se há ou não conteúdos portugueses no catálogo de filmes e séries. Mas surpresas de última hora é algo que costuma agradar aos consumidores, certo?
O que é o Netfix?
O Netflix é um serviço norte-americano de transmissão online de filmes, séries, documentários e desenhos animados. As transmissões feitas através da Internet recebem o nome de streams e através deste método existe a vantagem de não ser ocupada uma grande quantidade de armazenamento.
Por exemplo: um filme em Ultra HD pode consumir 12GB de tráfego da sua Internet, mas pelo menos não vai ocupar 12GB do seu disco rígido. O conteúdo apesar de não ser guardado, está sempre disponível para consumo. Basta pesquisar e carregar na opção Reproduzir. É o chamado video on demand (VOD) - vídeo por pedido, em tradução livre - no seu melhor: cada um vê o que quer, quando quer, onde quiser.
Quanto custa?
O Netflix estará disponível em três modalidades. As versões mais caras garantem uma maior qualidade de imagem e a possibilidade de usar o serviço em mais dispositivos. Mas há um elemento importante a ter em conta: independentemente do ‘pacote’ que subscrever, seja o mais barato ou o mais caro, tem sempre acesso ao mesmo número de conteúdos.
- plano base por 7,99 euros e com conteúdos em qualidade SD disponível num único dispositivo;
- plano standard por 9,99 euros e com conteúdos HD disponíveis em dois dispositivos;
- plano premium por 11,99 euros e com conteúdos Ultra HD em quatro dispositivos;
Destaque ainda para o facto de o primeiro mês de utilização ser gratuito.
O Netflix tem fidelização?
Não. Nesse sentido o Netflix pode ser considerado como um serviço flexível já que permite ao utilizador fazer subscrições mês a mês.
Os interessados devem no entanto ter em conta que quando subscrevem o serviço, essa subscrição fica ativa por definição no início de cada mês. Caso queira desistir, deverá fazer essa desistência antes de ser cobrada uma nova mensalidade.
Se subscrever o Netflix no dia 5 de novembro, por exemplo, terá até 4 de dezembro para cancelar a renovação automática.
Como posso subscrever o Netflix?
Subscrever o Netflix funciona um pouco como subscrever ou inscrever-se em muitos outros serviços. Terá de preencher um formulário onde indica o seu email e a password que quer para o serviço. Em alternativa também poderá fazer login através do serviço de autenticação do Facebook.
De seguida o utilizador vai escolher a modalidade do Netflix que quer subscrever. E como já foi referido, existem três disponíveis.
Depois é a altura de indicar o número de um cartão de crédito e os dados da pessoa detentora do cartão. Caso não tenha cartão de crédito, pode sempre optar por serviços como o MBNet.Os utilizadores aceder ao MBNet e usá-lo para fazer comprar online.
Por fim o utilizador diz em que dispositivos vai querer ver o Netflix. Lembre-se que dependendo da modalidade que subscreve, terá entre um a quatro equipamentos disponíveis.
O Netflix apenas pode ser subscrito por pessoas com mais de 18 anos.
Como posso cancelar a minha subscrição?
Como a questão dos cancelamentos é sensível, fica aqui a transcrição do que é dito sobre o tema na página oficial do Netflix.
“O utilizador pode cancelar a adesão ao Netflix quando quiser e continuará a ter acesso ao serviços Netflix até ao fim do mês do período de faturação. A Netflix não atribui reembolsos ou créditos por quaisquer períodos de adesão mensais parciais nem por filmes e séries de televisão não vistos”.
Resumindo, o cancelamento do Netflix pode ser feito em qualquer altura, bastando para isso aceder às opções de conta na aplicação ou no serviço Web do serviço.
Quais os conteúdos disponíveis?
A Netflix não revela totalmente quais os filmes, séries, documentários e desenhos animados que vão estar disponíveis no mercado português. Isto pois o catálogo está em constante alteração, sobretudo ao nível de novas entradas e de direitos de transmissão que já são detidos por outras entidades. E até ao dia de estreia, muito pode acontecer.
Garantidas estão as produções próprias da gigante norte-americana:Demolidor da Marvel, Sense8, Grace e Frankie, Bloodline, Unbreakable Kimmy Schmidt, Marco Polo, Wet Hot American Summer: First Day of Camp, Narcos e produções especiais ainda por estrear como A Very Murray Christmas. O filme Beasts of No Nation também já deverá estar incluído, tendo estreado a semana passada.
Do lado negativo há a destacar a ausência de dois nomes de peso: Orange is The New Black e House of Cards. Estas duas séries que têm feito um grande sucesso a nível mundial foram negociadas com distribuidores locais antes de o Netflix ter decidido a expansão para Portugal.
Ao que tudo indica Portugal deverá depois ter um catálogo semelhante ao que já existe noutros países europeus, caso de França, relativamente a séries, filmes e desenhos animados. Estar a arriscar nomes sem confirmações pode ser um caminho de engano, por isso é preferível esperar pela próxima quarta-feira para desfazer todas as dúvidas.
Como é o Netflix em termos de interface?
As imagens ajudam a perceber como será o Netflix no seu televisor, smartphone e tablet.
Em que plataformas está disponível?
O Netflix está virtualmente disponível em todas as plataformas. Escrever todos os equipamentos suportados podia ser demasiado exaustivo para os leitores, destaca aqui alguns. Os interessados podem aceder a uma lista completa que está disponível na Wikipédia.
- Smartphones e tablets Android, assim como as Android TV
- Smartphones e tablets iOS, assim como a Apple TV
- Amazon Fire TV e tablets Kindle Fire
- Google Chromecast suporta streams dos dispositivos móveis ou do navegador Google Chrome
- Televisores inteligentes da LG, Panasonic, Philips, Samsung, Sharp, SOny [não todos os modelos]
- Computadores e smartphones Windows
- Xbox 360, Xbox One
- Nintendo Wii, Nintendo 3DS e Wii U
- PlayStation 3, PlayStation Vita and PlayStation 4
Qual o tráfego que o Netflix consome?
Atualmente os portugueses já gozam maioritariamente de tarifários de Internet fixa com tráfegos ilimitados. Mas o mesmo não acontece para a Internet móvel e o Netflix pode ser usado tanto dentro, como fora de portas.
De acordo com estimativas feitas pela própria Netflix, estes são os consumos médios:
- stream de baixa qualidade: ~ 300MB por cada hora de transmissão;
- stream de média qualidade: ~ 700MB por cada hora de transmissão;
- stream de alta definição: ~ 3GB por cada hora de transmissão;
- stream em ultra alta definição: 7GB por cada hora de transmissão;
Qual a velocidade de Internet necessária?
A qualidade de uma transmissão não está só dependente da velocidade de débito da Internet que tem contratada: o desempenho do dispositivos também influencia, assim como o nível de utilização da mesma rede por outros utilizadores e equipamentos.
Mas no geral a Netflix diz que se garantir as seguintes velocidades de débito, então não deverá ter grandes problemas com a transmissão:
- Mínimo necessário: 0,5 megabits por segundo (Mbps)
- Recomendado: 1,5 Mbps
- Recomendado para qualidade SD: 3 Mbps
- Recomendado para qualidade HD: 5 Mbps
- Recomendado para qualidade UHD: 25 Mbps
É por isso recomendado que faça os devidos testes à sua rede antes de avançar para a subscrição do Netflix. E não se fie apenas nos valores que dizem os operadores: como é sabido, a velocidade contratada nem sempre corresponde à velocidade de débito real.
Para todas as dúvidas, pode usar a ferramenta NET.Mede da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).
Haverá suporte técnico para os clientes portugueses?
Sim. Um dos centros de apoio do Netflix está inclusive localizado em Portugal, ainda que sirva mais mercados, como o francês e o italiano.
Por agora ainda não existe um número de apoio pois na prática o serviço não está disponível. Mas a partir da próxima quarta-feira já existirá um contacto para dúvidas que possam surgir relativamente às subscrições e utilização do serviço de streaming.
E concorrência, há?
Claro que sim. O Netflix não é um serviço único, apenas é dos que tem mais conteúdos e é um dos mais usados em todo o mundo. Nos EUA a oferta concorrencial é maior - Hulu Plus, Amazon Prime Video, HBO GO -, mas em Portugal também já há serviços de distribuição de conteúdos pela Internet.
N Play da NOS, Fox Play dos canais Fox e TVI Player são alguns dos exemplos que surgiram nos últimos meses.
Mas se pensar que em Portugal os conteúdos distribuidos pelos operadores de telecomunicações estão acessíveis durante sete dias e que as boxes de televisão permitem a gravação de conteúdos, então de certa forma são alternativas ao Netflix. E alternativas que surgiram muito antes de o serviço norte-americano ter revelado a sua investida no mercado português.
Há ainda a considerar as lojas de conteúdos do Android e do iOS - das maiores do mundo - e alternativas mais 'artesanais' para ter uma alternativa ao Netflix. Quando o TeK testou o disco rígido wireless da Western Digital, já foi um pouco neste sentido.
Alguns números sobre o Netflix
O Netflix nasceu em 1997 na altura como um serviço de aluguer de DVDs. Mas como contou um dos responsáveis da empresa ao TeK, Carlos Gómez-Uribe, desde sempre que o objetivo foi criar um serviço e uma marca que pudesse ter projeção na Internet.
Atualmente o Netflix tem 69,17 milhões de utilizadores ativos e marca presença em 24 mercados, estando prevista a estreia em mais 7, dos quais Portugal faz parte.
No ano fiscal de 2014 a empresa norte-americana faturou 5,5 mil milhões de dólares. No terceiro trimestre de 2015, o último a ser faturado, a empresa registou receitas de 1,73 mil milhões de dólares, sendo um dos maiores serviços de distribuição de conteúdos do mundo.
Em Portugal as pessoas já estão habituadas a pagar pela subscrição de conteúdos. Pagam pela Sport TV, pagam pela Benfica TV, pagam pelos TV Cine ou pelos TV Séries, pagam por pacotes nos diferentes operadores que desbloqueiam canais específicos, como o Nickelodeon por exemplo.
Por um lado é bom, isto é, o consumidor já está educado para os serviços de subscrição. Mas por outro também pode ser um problema: subscreva um ou vários serviços, pode não haver orçamento disponível para mais subscrições relacionadas com os conteúdos vídeo.
Este é o cenário que a Netflix vai encontrar em Portugal na próxima quarta-feira, 21 de outubro. Mas a empresa norte-americana tem algumas vantagens associadas ao seu serviço que podem ajudar a convencer os consumidores portugueses.
Tem um vasto catálogo de filmes e séries, tem legendagens profissionais, tem dobragens, tem conteúdos em Ultra HD, está disponível em quase todas as plataformas e tem preços relativamente acessíveis a uma família de classe média: o pacote mais caro custa 11,99 euros. Mas para quem não quer gastar dinheiro, o primeiro mês gratuito pode ser muito aliciante.
Aqui fica as principais informações relacionadas com a chegada do Netflix a Portugal para que os leitores percebam da melhor forma ‘o que é afinal isto do Netflix’. Há alguns elementos que só no próprio dia serão revelados - como se há ou não conteúdos portugueses no catálogo de filmes e séries. Mas surpresas de última hora é algo que costuma agradar aos consumidores, certo?
O que é o Netfix?
O Netflix é um serviço norte-americano de transmissão online de filmes, séries, documentários e desenhos animados. As transmissões feitas através da Internet recebem o nome de streams e através deste método existe a vantagem de não ser ocupada uma grande quantidade de armazenamento.
Por exemplo: um filme em Ultra HD pode consumir 12GB de tráfego da sua Internet, mas pelo menos não vai ocupar 12GB do seu disco rígido. O conteúdo apesar de não ser guardado, está sempre disponível para consumo. Basta pesquisar e carregar na opção Reproduzir. É o chamado video on demand (VOD) - vídeo por pedido, em tradução livre - no seu melhor: cada um vê o que quer, quando quer, onde quiser.
Quanto custa?
O Netflix estará disponível em três modalidades. As versões mais caras garantem uma maior qualidade de imagem e a possibilidade de usar o serviço em mais dispositivos. Mas há um elemento importante a ter em conta: independentemente do ‘pacote’ que subscrever, seja o mais barato ou o mais caro, tem sempre acesso ao mesmo número de conteúdos.
- plano base por 7,99 euros e com conteúdos em qualidade SD disponível num único dispositivo;
- plano standard por 9,99 euros e com conteúdos HD disponíveis em dois dispositivos;
- plano premium por 11,99 euros e com conteúdos Ultra HD em quatro dispositivos;
Destaque ainda para o facto de o primeiro mês de utilização ser gratuito.
O Netflix tem fidelização?
Não. Nesse sentido o Netflix pode ser considerado como um serviço flexível já que permite ao utilizador fazer subscrições mês a mês.
Os interessados devem no entanto ter em conta que quando subscrevem o serviço, essa subscrição fica ativa por definição no início de cada mês. Caso queira desistir, deverá fazer essa desistência antes de ser cobrada uma nova mensalidade.
Se subscrever o Netflix no dia 5 de novembro, por exemplo, terá até 4 de dezembro para cancelar a renovação automática.
Como posso subscrever o Netflix?
Subscrever o Netflix funciona um pouco como subscrever ou inscrever-se em muitos outros serviços. Terá de preencher um formulário onde indica o seu email e a password que quer para o serviço. Em alternativa também poderá fazer login através do serviço de autenticação do Facebook.
De seguida o utilizador vai escolher a modalidade do Netflix que quer subscrever. E como já foi referido, existem três disponíveis.
Depois é a altura de indicar o número de um cartão de crédito e os dados da pessoa detentora do cartão. Caso não tenha cartão de crédito, pode sempre optar por serviços como o MBNet.Os utilizadores aceder ao MBNet e usá-lo para fazer comprar online.
Por fim o utilizador diz em que dispositivos vai querer ver o Netflix. Lembre-se que dependendo da modalidade que subscreve, terá entre um a quatro equipamentos disponíveis.
O Netflix apenas pode ser subscrito por pessoas com mais de 18 anos.
Como posso cancelar a minha subscrição?
Como a questão dos cancelamentos é sensível, fica aqui a transcrição do que é dito sobre o tema na página oficial do Netflix.
“O utilizador pode cancelar a adesão ao Netflix quando quiser e continuará a ter acesso ao serviços Netflix até ao fim do mês do período de faturação. A Netflix não atribui reembolsos ou créditos por quaisquer períodos de adesão mensais parciais nem por filmes e séries de televisão não vistos”.
Resumindo, o cancelamento do Netflix pode ser feito em qualquer altura, bastando para isso aceder às opções de conta na aplicação ou no serviço Web do serviço.
Quais os conteúdos disponíveis?
A Netflix não revela totalmente quais os filmes, séries, documentários e desenhos animados que vão estar disponíveis no mercado português. Isto pois o catálogo está em constante alteração, sobretudo ao nível de novas entradas e de direitos de transmissão que já são detidos por outras entidades. E até ao dia de estreia, muito pode acontecer.
Garantidas estão as produções próprias da gigante norte-americana:Demolidor da Marvel, Sense8, Grace e Frankie, Bloodline, Unbreakable Kimmy Schmidt, Marco Polo, Wet Hot American Summer: First Day of Camp, Narcos e produções especiais ainda por estrear como A Very Murray Christmas. O filme Beasts of No Nation também já deverá estar incluído, tendo estreado a semana passada.
Do lado negativo há a destacar a ausência de dois nomes de peso: Orange is The New Black e House of Cards. Estas duas séries que têm feito um grande sucesso a nível mundial foram negociadas com distribuidores locais antes de o Netflix ter decidido a expansão para Portugal.
Ao que tudo indica Portugal deverá depois ter um catálogo semelhante ao que já existe noutros países europeus, caso de França, relativamente a séries, filmes e desenhos animados. Estar a arriscar nomes sem confirmações pode ser um caminho de engano, por isso é preferível esperar pela próxima quarta-feira para desfazer todas as dúvidas.
Como é o Netflix em termos de interface?
As imagens ajudam a perceber como será o Netflix no seu televisor, smartphone e tablet.
Em que plataformas está disponível?
O Netflix está virtualmente disponível em todas as plataformas. Escrever todos os equipamentos suportados podia ser demasiado exaustivo para os leitores, destaca aqui alguns. Os interessados podem aceder a uma lista completa que está disponível na Wikipédia.
- Smartphones e tablets Android, assim como as Android TV
- Smartphones e tablets iOS, assim como a Apple TV
- Amazon Fire TV e tablets Kindle Fire
- Google Chromecast suporta streams dos dispositivos móveis ou do navegador Google Chrome
- Televisores inteligentes da LG, Panasonic, Philips, Samsung, Sharp, SOny [não todos os modelos]
- Computadores e smartphones Windows
- Xbox 360, Xbox One
- Nintendo Wii, Nintendo 3DS e Wii U
- PlayStation 3, PlayStation Vita and PlayStation 4
Qual o tráfego que o Netflix consome?
Atualmente os portugueses já gozam maioritariamente de tarifários de Internet fixa com tráfegos ilimitados. Mas o mesmo não acontece para a Internet móvel e o Netflix pode ser usado tanto dentro, como fora de portas.
De acordo com estimativas feitas pela própria Netflix, estes são os consumos médios:
- stream de baixa qualidade: ~ 300MB por cada hora de transmissão;
- stream de média qualidade: ~ 700MB por cada hora de transmissão;
- stream de alta definição: ~ 3GB por cada hora de transmissão;
- stream em ultra alta definição: 7GB por cada hora de transmissão;
Qual a velocidade de Internet necessária?
A qualidade de uma transmissão não está só dependente da velocidade de débito da Internet que tem contratada: o desempenho do dispositivos também influencia, assim como o nível de utilização da mesma rede por outros utilizadores e equipamentos.
Mas no geral a Netflix diz que se garantir as seguintes velocidades de débito, então não deverá ter grandes problemas com a transmissão:
- Mínimo necessário: 0,5 megabits por segundo (Mbps)
- Recomendado: 1,5 Mbps
- Recomendado para qualidade SD: 3 Mbps
- Recomendado para qualidade HD: 5 Mbps
- Recomendado para qualidade UHD: 25 Mbps
É por isso recomendado que faça os devidos testes à sua rede antes de avançar para a subscrição do Netflix. E não se fie apenas nos valores que dizem os operadores: como é sabido, a velocidade contratada nem sempre corresponde à velocidade de débito real.
Para todas as dúvidas, pode usar a ferramenta NET.Mede da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).
Haverá suporte técnico para os clientes portugueses?
Sim. Um dos centros de apoio do Netflix está inclusive localizado em Portugal, ainda que sirva mais mercados, como o francês e o italiano.
Por agora ainda não existe um número de apoio pois na prática o serviço não está disponível. Mas a partir da próxima quarta-feira já existirá um contacto para dúvidas que possam surgir relativamente às subscrições e utilização do serviço de streaming.
E concorrência, há?
Claro que sim. O Netflix não é um serviço único, apenas é dos que tem mais conteúdos e é um dos mais usados em todo o mundo. Nos EUA a oferta concorrencial é maior - Hulu Plus, Amazon Prime Video, HBO GO -, mas em Portugal também já há serviços de distribuição de conteúdos pela Internet.
N Play da NOS, Fox Play dos canais Fox e TVI Player são alguns dos exemplos que surgiram nos últimos meses.
Mas se pensar que em Portugal os conteúdos distribuidos pelos operadores de telecomunicações estão acessíveis durante sete dias e que as boxes de televisão permitem a gravação de conteúdos, então de certa forma são alternativas ao Netflix. E alternativas que surgiram muito antes de o serviço norte-americano ter revelado a sua investida no mercado português.
Há ainda a considerar as lojas de conteúdos do Android e do iOS - das maiores do mundo - e alternativas mais 'artesanais' para ter uma alternativa ao Netflix. Quando o TeK testou o disco rígido wireless da Western Digital, já foi um pouco neste sentido.
Alguns números sobre o Netflix
O Netflix nasceu em 1997 na altura como um serviço de aluguer de DVDs. Mas como contou um dos responsáveis da empresa ao TeK, Carlos Gómez-Uribe, desde sempre que o objetivo foi criar um serviço e uma marca que pudesse ter projeção na Internet.
Atualmente o Netflix tem 69,17 milhões de utilizadores ativos e marca presença em 24 mercados, estando prevista a estreia em mais 7, dos quais Portugal faz parte.
No ano fiscal de 2014 a empresa norte-americana faturou 5,5 mil milhões de dólares. No terceiro trimestre de 2015, o último a ser faturado, a empresa registou receitas de 1,73 mil milhões de dólares, sendo um dos maiores serviços de distribuição de conteúdos do mundo.
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