segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Testes comprovam com o Android 6.0 Marshmallow, sua bateria vai durar de 2 a 3 vezes mais



O 6.0 Marshmallow promete mudanças significativas no que diz respeito à bateria. Aqueles que já instalaram a atualização sabem do que estou falando. Testes ao Android 6.0 no meu Nexus 5 desde que a versão final foi lançada, e hoje vou mostrar como se comporta a função Doze de gerenciamento de energia. Já adianto que os resultados impressionam.



O que é o Doze?

Descoberto na época da prévia para desenvolvedores do Android M, o Doze é uma das duas funcionalidades de economia de energia introduzidas pelo Android 6.0. A segunda se chama App Standby. Enfim chegada à maturidade, a função Doze visa principalmente a otimizar e reduzir as atividades do processador e da rede quando o aparelho não for usado por um determinado intervalo. Além disso, a segunda função se dedica a limitar a sincronização de aplicativos em segundo plano.Eis aqui um primeiro funcionamento do Doze, implementado com o Android 6.0 Marshmallow. © Google

Confirmados pelo Google, o Doze e o App Standby são partes integrantes do Android 6.0 (API 23) e serão adotados nas próximas versões do SO a serem lançadas. Depois dos resultados magros do ProjectVolta, seu sucessor Doze é uma das melhores novidades do Marshmallow.
Como se comporta o Doze?

Tomemos o exemplo de um usuário que deixa o smartphone desligado e colocado sobre uma mesa por um período de tempo. Depois de certo ponto, a tela do aparelho é desligada e é nesse momento que o Doze atua.

No modo Doze, o sistema tenta economizar a bateria limitando o acesso dos aplicativos a redes sem fio e tarefas pesadas que demandam muito do processador. Depois de um intervalo (e periodicamente) o Doze se desativa e abre uma janela para os aplicativos acessarem a rede para atualizarem suas informações. Dessa forma, economiza-se energia sem que se perca a funcionalidade de cada app.
Este gráfico mostra como o Doze abre janelas de funcionamento para a sincronização de apps e serviços. © Google

Quando essa janela se fecha novamente, o sistema volta ao modo Doze e suspende o acesso à rede dos aplicativos, bloqueando as eventuais sincronizações e as notificações. Com o tempo, e dependendo do seu uso, a função aprende e evolui para melhorar a economia de bateria em caso de inatividade mais longa e quando o aparelho estiver conectado a um carregador.

Quando o usuário desbloqueia seu smartphone, o Doze se desativa automaticamente e permite a utilização normal do dispositivo.Aqui , pode ver a evolução da autonomia desde o Android 5.1.1 Lollipop até o Android 6.0 no Nexus 5. © Greenbot
Teste com o Doze
Primeiro dia - utilização normal

Sendo um proprietário do Nexus 5,  instalou-se o Android 6.0 Marshmallow no dispositivo para conhecer todas as novidades do modo Doze.

Conhecendo a autonomia catastrófica do Nexus 5 (em todas as versões do Android precedentes), posso dizer que a nova versão me conquistou. No passado, tinha de recarregar o meu Nexus 5 no meio do dia. Graças ao Doze e ao App Standby, meu Nexus 5 se tornou realmente menos dependente do seu carregador e agora é capaz de suportar um dia inteiro sem precisar de recarga (com um uso normal do aparelho).
O Android 6.0 Marshmallow enterra literalmente todas as outras versões precedentes do Android no quesito autonomia.

Para inaugurar o primeiro dia com o Android 6.0 no meu Nexus 5, eu queria preservar os meus hábitos, que se resumem a:
2 horas de navegação (nos aplicativos e na internet);
20 a 30 minutos de Hearthstone;
Música pelo Play Music que ocupa 3/4 do dia.Primeiro dia: teste de autonomia em utilização normal.

Acredite ou não, o Nexus 5 ainda tinha 41% de bateria às oito e meia da noite (tendo sido carregado até as 3 da manhã). Isto é ainda mais impressionante se levarmos em conta que o meu Nexus 5 foi comprado em novembro de 2013. Desde então, a pessoa que me vendeu disse que o usou todos os dias e nunca substituiu a bateria. Falando nisso, pretendo trocá-la em breve.Quem sabe a nova pode durar até um dia e meio?

Segundo dia - utilização limitada

No dia seguinte, decidi moderar a minha utilização para melhor compreender o funcionamento dessas duas novas funções. O resultado foi ainda mais incrível. Depois de um dia completo, a porcentagem da bateria era de 25%. Como no teste anterior, eu havia carregado o dispositivo ao máximo e desconectado do carregador às 3 da manhã. Durante o segundo dia, realizei as seguintes atividades:
1 hora e 30 minutos de navegação (aplicativos e web);
De 15 a 20 minutos de Hearthstone;
Música ativada em 3/4 do dia.Segundo dia: teste de autonomia em utilização limitada.
Terceiro dia - utilização pouco intensa

Para o terceiro e último dia do teste, resolvi usar o meu Nexus 5 de maneira leve. Isso permitiu que a função "Doze" do Android 6.0 Marshmallow realmente mostrasse a que veio. Depois de um dia de uso leve, ainda havia 55% da bateria às nove e meia da noite. Eu havia desconectado o carregador às 2 da manhã. Neste dia, eu fiz o seguinte:
1 hora e 10 minutos de navegação (aplicativos e web);
Música ativada em 3/4 do diaTerceiro dia: teste de autonomia em utilização pouco intensa.

As funções Doze e App Standby não estão disponíveis apenas para os dispositivos Nexus. Elas serão distribuídas juntamente com o Android 6.0 Marshmallow para todos os aparelhos que receberem a nova versão do Android. Os resultados podem variar, mas podemos esperar uma melhora significativa na autonomia dos smartphones Android. Para mais informações, confira a página do Android Developers.

Sem comentários:

Enviar um comentário