Uma das notícias que tem marcado a actualidade, em especial nos EUA, está relacionada com o grupo automóvel Volkswagen que, segundo as informações, “manipulou” o software de 11 milhões de carros nos motores TDI para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes.
A multa a pagar pela gigante alemã poderá chegar aos 18 mil milhões de dólares.
Segundo o Expresso, a Volkswagen, maior fabricante de automóveis do mundo, admitiu que milhões de veículos do grupo têm equipamento que permite falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, após essa manipulação ter sido descoberta em testes de controlo da poluição nos Estados Unidos.
Tal escândalo levou já à saída do presidente-executivo e as acções da empresa tiveram uma quebra significativa (mais de um terço) na bolsa de Frankfurt. Os últimos valores indicavam que o a Volkswagen já “perdeu” cerca de 26 mil milhões de euros do valor no mercado de acções.
Entretanto a empresa anunciou que irá constituir uma provisão na ordem dos 6,5 mil milhões de euros para resolver tal problema.
Mas o escândalo está também já a ser avaliado na Coreia do Sul e na França onde os governos têm já em marcha uma investigação à marca alemã. As autoridades dos Estados Unidos abriram já uma investigação criminal contra o grupo Volkswagen.
Sem comentários:
Enviar um comentário