A Samsung volta a entrar em competição direta com a Apple, desta vez no campo dos relógios inteligentes. Mas neste caso, traz uma vantagem de peso: consegue fazer chamadas e enviar mensagens sem o uso de um telefone. O Samsung Gear S2 tem uma versão com cartão SIM que permite fazer chamadas e usar serviço de dados sem telefone.
Ambas as versões do relógio inteligente, com e sem cartão SIM, têm capacidades de Wi-Fi, Bluetooth e Near Field Communications, conta a revista de tecnologia Wired. O relógio inteligente redondo é controlado através de uma roda no seu mostrador que é possível girar como um volante.
Também tem uma bateria invejável. Com a versão que não tem capacidades 3G, o relógio inteligente da Samsung aguenta cerca de três dias com um carregamento, enquanto a versão com SIM dura dois dias. Os relógios são ambos capazes de carregar sem fios.
Cada relógio inteligente tem um processador dual-core de 1GHz, com 512 megabytes de RAM e 4 gigabites de armazenamento. Os relógios não funcionam com o sistema operativo Android Wear - usam o Tizen. A Wired alerta que isso significa que talvez só funcionem bem com os Samsung Galaxy de geração mais recente.
A Samsung ainda não anunciou data de lançamento ou preços para o Gear S2.
Mais....
O mercado dos smartwatches tem estado mais animado do que é normal. A razão é a chegada de novas ofertas que prometem finalmente provar que estes dispositivos não são apenas uma moda.
Um dos mais aguardados smartwatches é o novo Gear S2 que a Samsung tem estado a mostrar de forma gradual. Mas hoje foi finalmente apresentado ao público, sendo conhecidas em detalhe as suas especificações.
A aposta da Samsung no Gear S2 é elevada, querendo a marca criar um smartwatch que se confunde com um relógio e que concentra nele todo um vasto leque de funcionalidades.
Há já algum tempo que a Samsung vinha a levantar o véu sobre o que o Gear S2 seria, sem nunca mostrar de forma clara o que os utilizadores poderiam esperar.
Mas agora o Samsung Gear S2 foi apresentado e ficaram a conhecer-se em detalhe todas as suas características, que revelaram um smartwatch de topo, mas que dispensa as mais frequentes ofertas em termos de sistema operativo.
Em primeiro lugar, e isto era já conhecido, a aposta da Samsung centra-se no seu sistema operativo, o Tizen. Esta versão, destinada aos dispositivos wearable, consegue dar conta do recado e apresenta-se como uma alternativa ao Android Wear.
Depois temos a forma. O Samsung Gear S2 aposta numa circular, que a qualquer altura pode ser confundido com um normal relógio. A oferta será feita em 2 modelos, um mais desportivo e outro mais clássico. As cores vão desde o branco e o cinza escuro da versão Gear S2 até ao preto clássico do Gear S2 Classic.
Presente estará também uma versão 3G que permitirá usar um cartão eSim e funcionar como um normal telefone.
O desejo da Samsung de criar um relógio, e não um smartwatch, foi levada ao extremo e as suas medidas são muito comedidas, face ao que outras marcas apresentam no mercado.
Com este novo smartwatch consegue-se ter uma melhor experiência, sem que seja pesado ou até grande demais. A versão 3G é ligeiramente maior, apenas porque tem de albergar todo o sistema associado ao eSim.
O controlo do Gear S2 e do Tizen é feito com recurso a uma simples roda que está aplicada na coroa do relógio, bastando rodar para um lado ou para o outro para que se possa navegar nos menus ou fazer zoom numa imagem.
A preocupação com a duração da bateria foi também um cuidado e o Gear S2 tem já capacidade para durar 3 dias numa utilização normal, usando para isso uma bateria de 300mAh.
Algo que está presente no Samsung Gear S2 e que poderá mostrar algum do futuro é o suporte para NFC. Se é quase certo que deverá crescer para suportar o Samsung Pay, a empresa está também a trabalhar com alguns parceiros para alargar a utilização do NFC para outras áreas, como controlo de fechaduras ou controlos remotos em casas inteligentes.
Apesar de ter lançado o Gear S2 e apresentado todas a suas características, não existe ainda uma data para início da venda deste novo smartwatch da Samsung.
Também não foi dado a conhecer para já os preços que os diferentes modelos do Samsung Gear S2 vão ser comercializados, tendo de se aguardar mais alguns dias para que a marca os anuncie.
Espera-se que na IFA, que começa esta semana, o Samsung Gear S2 seja dado a conhecer ao público.
Sem comentários:
Enviar um comentário