A Apple passo a passo está a transformar o seu sistema operativo iOS num sistema que responde a tudo mas com o rigor de quando só tinha meia dúzia de funcionalidades. É importante perceber que não basta ter uma funcionalidade para qualquer coisa, é determinante que ela funcione bem.
Assim, embora fosse apresentada como uma ligeira novidade no que toca às melhorias da bateria, calcanhar de Aquiles do iOS, é na verdade uma fantástica funcionalidade. Chama-se Facedown Detection e vai dar muito o que falar de agora em diante!
Os utilizadores do iOS ficam gratos à concorrência pelas novidades que obrigam a Apple a perceber melhor o mercado, a empresa de Cupertino sabe muito bem de onde vem mas precisa da concorrência para ajudar a perceber para onde este mercado caminha. Os beneficiados são os utilizadores Apple que usufruem de muitas e boas funcionalidades mas que efectivamente funcionam.
Facedown Detection
Para quem esteve atento à apresentação do iOS 9, a Apple passou ao de leve por esta funcionalidade e no lançamento (nas novidades documentadas) descreveu desta forma esta nova funcionalidade: “detecção de orientação: desliga o ecrã quando está virado para baixo e não está a ser usado”. Muito bem, vamos então perceber do que se trata.
O que é o Facedown Detection?
É uma funcionalidade que vem ajudar a bateria durar mais. Dizem que pode durar mais uma hora que o normal (faz sentido). Basicamente o que esta funcionalidade para já faz é detectar que o smartphone está com o ecrã virado para baixo, quando está em cima de uma mesa por exemplo, e desliga o ecrã, não o activando quando recebe notificações de mensagens.
Agora pense como esta funcionalidade é importante. Se estamos todo o dia no escritório com o iPhone em cima da mesa, ele liga o ecrã muitas vezes com as notificações que recebemos, pois cada vez mais somos utilizadores de muitas redes, muitos serviços que fazem questão de nos alertar.
Esta nova funcionalidade vem desligar essa notificação quando viramos o iPhone de ecrã para baixo. Mas esta funcionalidade abre outras portas!
Mas funciona em cima de uma mesa de vidro?
Funciona. Como iremos ver no vídeo a seguir, onde foram feitos esses testes, esta funcionalidade tira partido de vários sensores existentes no iPhone. Para que o iPhone saiba onde está e como está virado, a Apple jogou com o sensor de aproximação, o sensor de luminosidade e o sensor de movimento.
Portanto, pelo que foi feito sabemos que esta funcionalidade está sempre ligada. Agora estão a perguntar: e como sabemos as notificações que chegam? Sabemos porque sentimos o telefone a vibrar, essa funcionalidade continua activa.
Está muito bem conseguida, podemos reparar que numa superfície de vidro ele detecta e mesmo sem nada, bastando estar o telefone de ecrã para baixo, sem movimento, ele activa esta nova acção.
Funciona no bolso?
Não, esta funcionalidade não funciona com o iPhone inclinado mais de 20-30º, pois dessa forma ele determina que já não está pousado. O giroscópio sabe que no bolso ele está na vertical. Mas no bolso ele não tem de ligar, pois o sensor de proximidade sabe que o iPhone tem o ecrã coberto.
E dá para desligar o Facedown Detection?
Não, não há um interruptor que desligue esta função, mas há uma forma de contornar.
No iOS há uma área que permite desligar a Actividade e fitness. Se o seu equipamento suportar esta nova funcionalidade então tem esta possibilidade. Vá a Definições >Privacidade e depois desactive a opção Controlo de fitness.
A actividade e fitness permite que aplicações tenham acesso aos dados do sensor incluindo movimento do corpo, contagem de passos, subidas, entre outros movimento. Logo, se desligar esta opção já o iPhone virado para baixo não irá activar o Facedown Detection… mas também fica sem estes dados que no desporto são essenciais à monitorização das apps dedicadas.
Que equipamentos beneficiam do Facedown Detection?
O Facedown Detection apenas está disponível no iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s e iPhone 6s Plus. Se tem um iPhone 5, iPhone 5c ou iPhone 4S então o Facedown Detection não funcionará. Embora estes equipamentos tragam sensor de luminosidade e sensor de movimentos, a qualidade desses sensores não permite detectar que o equipamento está de ecrã voltado para baixo.
Quanto aos iPads, não parece ser uma funcionalidade que tenha interesse, isto porque como vem para valorizar a bateria, aumentando a performance… o iPad não tem problemas de autonomia e dispensaram esta funcionalidade. Também o iPod Touch, pelas mesmas razões do iPhone 5 e iPhone 5C, não vem equipado com o Facedown Detection.
Mas onde pode ser útil o Facedown Detection?
A Apple está paulatinamente a trazer para o iOS algumas boas funcionalidade que a concorrência também já usa, que já introduziu há algum tempo. Assim, podemos vislumbrar o futuro desta ferramenta, olhando para as possibilidades que os “outros” já usam, até ir mais além porque o ecossistema assim permite.
Um dia mais tarde, as apps irão aproveitar esta funcionalidade e os programadores trarão um sem número de utilidades. Imagine que tem uma app que usa esta acção para na hora de ir dormir tudo fica desligado excepto o despertador? Há muitas formas de usar esta funcionalidade para facilitar nos processo de colocar o smartphone em silêncio.
Sem comentários:
Enviar um comentário