Depois de várias noticias que apontam o Windows 10 com sendo um “sistema espião”, devido às “funcionalidades de privacidade” implementadas, sabe-se agora que alguns trackers de torrents estão mesmo a bloquear o Windows 10.
Saiba qual a razão.
Desde o lançamento do Windows 10, que aconteceu no mês passado, muitas têm sido as noticias sobre a privacidade garantida pelo sistema. Apesar da Microsoft ter implementado algumas funções que permitem ao utilizador decidir que dados enviar para os servidores da empresa (segundo a Microsoft, estes dados vão servir para a empresa conseguir melhorar a experiência do utilizador com o sistema), as mesmas parecem não funcionar.
Depois os termos de serviço (igual a tantos outros) que a Microsoft também alterou e que têm causado muita controvérsia.
Agora, segundo o site torrentfreak, alguns sites de torrents, em especial os trackers privados, estão mesmo a bloquear o Windows 10 e há muitos outros que têm também intenções de o fazer, como é o caso do FSC e BB. Um dos primeiros foi o iTS que refere que o Windows 10 partilha uma grande quantidade de dados dos utilizadores. O site refere que a Microsoft trabalha directamente com a MarkMonitor, uma empresa muito conhecida na área da anti-pirataria e conhecida por estar ligada ao Copyright Alert System dos EUA.
Unfortunately Microsoft decided to revoke any kind of data protection and submit whatever they can gather to not only themselves but also others. One of those is one of the largest anti-piracy company called MarkMonitor.
Amongst other things Windows 10 sends the contents of your local disks directly to one of their servers. Obviously this goes way too far and is a serious threat to sites like ours which is why we had to take measures.
O grupo BB escreveu também que descobriram que o Windows 10 obtém informação sobre as ligações P2P dos utilizadores e partilha essa informação com grupos anti pirataria.
We have also found [Windows 10] will be gathering information on users’ P2P use to be shared with anti piracy group
Paranoia ou realidade?
As questões sobre a privacidade no Windows 10 têm “assombrado” o Windows 10, um sistema que é amado pela maioria dos utilizadores. Por exemplo, nos EUA a taxa de adopção do Windows 10 já ultrapassou o XP e Windows 8. Relativamente à alteração dos termos de utilização, o Windows 10 é igual a tantos outros serviços como por exemplo o Facebook.
As reacções da empresa de Redmond têm sido poucas relativamente a tais insinuações sobre a privacidade o que tem levado os utilizadores a desconfiar do sistema.
Sem comentários:
Enviar um comentário