A chegada do Windows 10, na passada semana, trouxe algumas novidades de peso a este excelente sistema operativo. Muitas são imediatamente visíveis, mas outras, de igual importância, acabaram por ficar na sobra e sem serem dadas a conhecer.
Uma das que mais polémica é o Wifi Sense, que permite a partilha de acesso de redes sem fios a um conjunto alargado de utilizadores.
Esta nova funcionalidade do Windows 10, que existe já há alguns anos no Windows Phone, permite que os utilizadores partilhem com os seus contactos as redes sem fios a que acederam e as respectivas palavras passe.
Este não é um acesso directo, o que significa que os utilizadores tenham acesso aos dados de acesso. A verdade é que mesmo assim conseguem aceder às redes a que o utilizador acedeu.
Muitos consideram esta medida do Windows 10 uma quebra de segurança grave, mas a verdade é que para muitos esta pode ser uma função muito útil, garantindo o acesso a qualquer momento às redes conhecidas.
Mas a Microsoft consegue dar aos utilizadores um grau elevado de configuração do Wifi Sense, conseguindo o utilizador definir vários parâmetros e a forma como as redes são partilhadas.
Para além de poder definir se quer usar as redes partilhadas pelos outros utilizadores, pode ainda definir com quem partilha as suas redes e também quais as redes que quer partilhar.
Como configurar o Wifi Sense no Windows 10?
Para configurar o Wifi Sense o utilizador precisa de ter acesso às definições do Windows. Pode fazê-lo através do Menu Iniciar, na opção Definições.
Ai dentro precisa de procurar apenas pela opção Rede e Internet. Clique nela e entre nas definições específicas da rede.
Estando na secção dedicada às redes sem fios, o utilizador deve escolher a opção Gerir definições Wi-Fi.
É na zona de gestão das redes sem fios que o utilizador pode tomar várias opções sobre o Wifi Sense. Em primeiro lugar pode decidir se quer ligar-se às redes que os seus contactos vão disponibilizar.
Esta opção está activa por omissão, mas pode sempre desactivá-la, na opção 1 da imagem abaixo. Nesse caso deixa de ter acesso às redes partilhadas.
Por outro lado pode definir com quem dos seus contactos irá partilhar as suas redes. Estão seleccionados os contactos do Outlook.com, os do Skype e os amigos do Facebook.
Qualquer um deles pode ser activado ou desactivado a qualquer momento, na opção 2 da imagem abaixo.
Por fim, e ainda dentro das definições das redes sem fios, o utilizador deve definir quais as redes que quer partilhar. Desçam nessa janela e vão ver as redes conhecidas, mesmo as que não estão presentes de momento.
Para as partilharem só precisam de clicar no nome e escolher a opção Partilhar. Podem a qualquer momento reverter este processo no mesmo local, mas na opção Parar partilha.
Apesar de ter sido anunciado por muitos como uma falha grave de segurança, o Wifi Sense pode ser extremamente útil para muitos utilizadores. Podem assim partilhar a sua rede de casa com os amigos sem terem de estar a colocar repetidas vezes a palavra passe.
Em momento algum o utilizador que recebe essas redes no seu Windows 10 terá acesso à palavra passe e nem terá mais privilégios do que aqueles que o utilizador quer que ele tenha.
Esta é uma pequena pérola do Windows 10 que a Microsoft tem maturado ao longo dos anos e que agora trouxe para o seu novo sistema operativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário