O LG L90 foi lançado em fevereiro de 2014 com a promessa de entregar uma performance estável, com chip quad-core. Hoje, ele se mantém como uma das boas opções de compra de entrada mas compete diretamente com outro telemóvel da mesma LG: o LG G2 Lite, lançado em novembro de 2014. Confira o comparativo e descubra qual dos dois é melhor.
Qual LG se deu melhor no comparativo do TechTudo: G2 Lite ou L90?
Desempenho: L90
Os aparelhos são muito parecidos por dentro. Com processadores quad-core de 1,2 GHz da Qualcomm e 1 GB de memória RAM, eles são capazes de rodar com relativa facilidade a maioria dos apps e jogos disponíveis na Google Play, e trazem o mesmo defeito: como a memória RAM não é tão grande, é preciso ter cuidado na hora de abrir vários programas ao mesmo tempo.
Mas, o L90 se destaca fortemente no quesito armazenamento, pois conta com memória interna de 8 GB (cerca de 4 GB disponível), contra apenas 4 GB (cerca de 1,5 GB disponível) no G2 Lite. Vale lembrar que ambos suportam entrada para memória externa, mas só o G2 vem com um cartão de 4 GB de fábrica para aumentar a capacidade de armazenamento de fotos e vídeos.
L90 traz o melhor processador da série, um quad-core da Qualcomm
Bateria: Empate
G2 Lite e L90 empatam na bateria por oferecerem praticamente a mesma autonomia. Com uso moderado, eles chegam facilmente a um dia fora da tomada, podendo ultrapassar esse prazo em alguns cenários. Vale aqui a menção honrosa ao G2 Lite, que consegue um bom desempenho energético mesmo com uma bateria de somente 1.820 mAh, contra 2.460 mAh do L90.
Ecrã: L90
Se busca por telas de alta resolução, nenhum dos dois deve lhe chamar muita atenção. Eles vêm equipados com painéis de qualidade, com tecnologia IPS, mas estão longe do Full HD presente em smarts top de linha. O L90 consegue ser ligeiramente melhor por oferecer uma densidade maior de pixels em um display de 4,7 polegadas, com 34 PPI. O G2 Lite, com ecrã de 4,5 polegadas, tem somente 207 PPI.
Dimensões: Empate
O G2 Lite é um aparelho mais compacto, com cerca de 3 mm a menos na altura do que o L90, principalmente por causa de seu ecrã menor em 0,2 polegadas. Isso ajuda quem tem mãos pequenas e quer alcançar toda a tela facilmente, mas é o L90 que ganha na espessura: com 9,7 mm de perfil, é bem mais fino que os 11,9 mm do G2.
Design: G2 Lite
Os dois aparelhos trazem materiais simples na construção, que usa plástico em vez de metal ou vidro. Mas o desenho empregado no G2 Lite agrada mais por trazer semelhanças com a linha top, que inclui botões na parte traseira e deixa a frente inteiramente tomada pela tela, resultando em uma aparência sóbria.
Câmeras: empate
A LG empregou câmaras exatamente iguais em seus intermediários. Na traseira dos dois modelos há sensores de 8 megapixels capazes de tirar fotos com boa qualidade até mesmo em ambientes com pouca luz – nada se compara a tops como o G3, mas traz melhor resultado que o concorrente direto Moto G, por exemplo. Na frente, porém, eles trazem fracas câmaras: G2, VGA e o L90 com 1 megapixel.
Sistema operacional: L90
Apesar do G2 Lite receber nomenclatura da “Linha G”, que normalmente tem prioridade sobre atualizações de sistema, foi o L90 o primeiro a receber o Android 5.0 (Lollipop), que trouxe bem-vindas melhorias de design na interface. Fora isso, ambos contam com recursos exclusivos de aparelhos da LG, como o Knock Code, que permite desbloquear o telemóvel por meio de toques na tela apagada.
Preço e disponibilidade no Brasil: G2 Lite
Apesar de mais antigo no mercado, o L90 ainda é vendido ligeiramente mais caro do que o G2 Lite. O primeiro pode ser encontrado por até R$ 500, enquanto o segundo chega ao mínimo de R$ 430. Ambos são encontrados facilmente nos principais varejistas do país, em lojas físicas ou online.
O LG G2 Lite pode ser encontrado em quatro opções de cores (Foto: Divulgação)
Conclusão: L90
Os dois têm as mesmas câmaras, processadores, memória RAM embutida e trazem os mesmos recursos exclusivos da LG, mas o L90 ganha por uma vantagem fundamental: mais espaço para instalação de aplicativos e jogos. Com 8 GB nominais, ele tende a oferecer uma vida útil muito maior se comparado ao G2 Lite e sua precária memória interna de 4 GB, dos quais somente 1,5 GB são utilizáveis.
O único ponto favorável do G2 Lite é seu design, que mesmo assim pode cair por terra dependendo do gosto do usuário – nem todo mundo se agrada com os botões na traseira da linha “G”. No final, a diferença de preço, que já é pequena, acaba por não justificar a compra de um G2 que, além de ser menos ágil com atualizações, oferece quase nada de armazenamento.
No embate requisito por requisito, o L90 ganhou por pouco: 6 a 5.
O L90 se deu melhor no comparativo
Sem comentários:
Enviar um comentário