quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Galaxy Note 5 - o ecrã é melhor do mercado ao entregar brilho alto com baixo consumo



Alguns podem até não simpatizar comos ecrãs OLED, mas Samsung sempre tenta melhorar os seus painéis AMOLED a cada grande lançamento. Assim, quando um novo integrante da linha S ou Note é lançado, vemos melhorias feitas não apenas nas cores reproduzidas pelo componente, mas também no seu consumo energético.

Quando Samsung começou a migrar para os ecrãs com resolução Quad HD, alguns ficaram preocupados com o alto consumo que isso poderia gerar. A sul-coreana vem fazendo grandes estudos nesta área para garantir que a bateria dos novos smartphones não seja sacrificada. Um exemplo disso, é que mesmo o Galaxy Note 4 vindo com ecrã( tela) com resolução superior àquela Full HD do seu antecessor, a mesma apresentou uma economia de 14% de acordo com testes realizados pelo DisplayMate.

Com o Galaxy Note 5 não poderia ser diferente. As melhorias feitas no último ano garantem uma redução ainda maior. Os testes realizados pelo site DisplayMate mostraram que o novo phablet da sul-coreana entrega uma tela com maior brilho (chegando a 523 nits em modo manual e incríveis 861 nits em modo automático), além de ter um consumo 21% menor que a do Note 4. Isso mesmo, Samsung conseguiu fazer seu ecrã entregar um brilho maior e ainda consumir menos!

Comparativo entre o consumo de telas do Galaxy Note 4 e Galaxy Note 5


O teste também analisa o nível de reflexo do vidro do ecrã. Isso é realmente importante? Sim, se  usa o seu smartphone em ambientes abertos. Assim, mesmo quandoestiver sob a luz forte do sol, será possível enxergar o conteúdo na tela do Galaxy Note 5. De acordo com o DisplayMate: aliando o alto brilho com o baixo reflexo, fica muito mais fácil enxergar tudo que é exibido pelo display AMOLED do novo phablet da sul-coreana. Sendo melhor não apenas que o Note 4, mas também que o S6 e a grande maioria dos smartphones do mercado.

Por fim, eles informam que a tela consegue oferecer cores dentro da escala sRGB. No modo básico, a tela do Note 5 oferece uma escala de 101, enquanto no modo Photo chega a 99. O ideal é 100, o que mostra que Samsung chegou perto da perfeição nesta geração. A temperatura do branco também é importante; aqui, o ecrã do Note 5 alcança 6.588K no perfil básico e 6.549K no perfil foto. Só para se ter uma ideia, o indicado para o olho humano é 6.500K, mostrando que o novo ecrã AMOLED da Samsung entrega algo muito próximo do recomendado – sendo bem raro na maioria das telas( ecrãs) dos smartphones.

Juntando todos estes aspectos, o site DisplayMate chegou à conclusão que o ecrã do Galaxy Note 5 é, neste momento, a melhor tela já usada em algum smartphone. Isso mostra que Samsung não ficou preocupada apenas em reformular o design e trazer novidades com a S Pen, mas terá a melhor imagem possível em suas mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário