O Windows 10 chega já dia 29 de Julho e a ansiedade dos utilizadores em ter esta versão do Windows a correr no seu PC aumenta.
Como temos referido ao longo de vários artigos, esta nova versão do sistema operativo mais popular do mundo está mais intuitiva, voltou a integrar o menu iniciar que agora está mais abrangente e ao nível da segurança este promete ser um sistema menos vulnerável.
Mas será que devem actualizar já o vosso sistema para o Windows 10? Aqui ficam 5 motivos para não o fazer (já)?
Ao longo de vários meses mostrámos algumas das funcionalidades e alterações que estarão presentes no novo Windows 10. Razões não faltam para actualizar o nosso windows para a nova versão, mas aqui deixamos aqui 5 motivos para não actualizar já para o Windows 10.
1) Falhas/vulnerabilidades iniciais
Apesar da política da Microsoft ter mudado, tendo dado a possibilidade dos utilizadores testarem várias versões de testes do Windows 10 e assim terem ajudado no desenvolvimento de um sistema com um menor número de falhas, haverá certamente algumas funcionalidades a serem afinadas e bugs/vulnerabilidades detectados.
2) Falta de drivers/Suporte para apps
Para quem tem máquinas mais antigas poderá ter alguns problemas ao nível da compatibilidade de alguns componentes com o sistema pela falta de drivers. Se tem algum equipamento mais antigo, faça uma pesquisa para verificar se o mesmo tem suporte ou funciona correctamente nesta nova versão do Windows.
Além dos drivers deve também verificar se tem alguma algum tipo de software que seja incompatível com o Windows 10 (Há sempre o modo de compatibilidade mas… só testando).
3) Requisitos mínimos
Será que a sua máquina tem os requisitos mínimos necessários?
De acordo com a informação da própria Microsoft, se os utilizadores conseguirem correr bem o Windows 8.1 não terão problemas de recursos para correr o Windows 10. Mas e se, por exemplo, pretendermos migrar de Windows 7 para Windows 10, será que a máquina terá capacidade para suportar esta última versão?
Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicadosaqui. Na prático o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:
- CPU: 1 Ghz ou superior
- RAM: 1 GB de memória (32-bits) e GB (64-bits)
- Espaço em Disco: 16GB ou mais
- Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9com driver WDDM
- Conta Microsoft e acesso à Internet
Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1, é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui. Ou seja:
- PAE – O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits;
- NX – (Bit de processador NX) – permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware;
- SSE2 – Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros;
4) Windows Media Center não está disponível
Se é um fã do Windows Media Center fique a saber que o mesmo já não estará no Windows 10. A informação do fim do Windows Media Center surgiu durante a Build, através das palavras de um alto quadro da Microsoft, que confirmou que este software não irá transitar para o Windows 10. No entanto, há alternativas .
5) Actualizações de segurança do Vista, Windows 7 e Windows 8 disponíveis durante vários anos
Para quem apenas pensa mudar por questões de segurança, fique a saber que o Windows do Vista, Windows 7 e Windows 8/8.1 terão actualizações de segurança durante vários anos. O Windows 7 terá actualizações de segurança até Janeiro de 2020, o Windows 8 até Janeiro de 2023 e o Windows Vista terá até Abril de 2017… por isso não é preciso pressas.
Estes são algumas dos motivos que deve reflectir sobre uma possível actualização para o Windows 10 já nos primeiros dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário