O Unicode 8 mal foi lançado e os programadores de Emoji já estão preparando terreno para o seu sucessor, Unicode 9, cujo lançamento está previsto para o meio do ano que vem. As inscrições para possíveis ícones já estão abertas, e algumas sugestões de carinhas já estão sendo consideradas.
Possíveis novos emoji que farão parte do Unicode 9 (Foto: Reprodução/Emojipedia)
Como são criados os emojis?
A grande antecedência no planeamento do novo pacote de emojis é fruto do longo processo de desenvolvimento das carinhas. Pouca gente sabe, mas existe muito trabalho envolvido antes da aparição de novos emojis no teclado de seus celulares e computadores.
Tudo começa, claro, com as sugestões de emojis, que podem ser feitas via solicitação pública ou de um membro do Consórcio Unicode. Um sub-comité, então, analisa os candidatos de acordo com critérios como, nível de uso esperado, detalhamento da imagem e quantidade de pedidos, até aprovar, ou recusar, os ícones.
Emojis podem ser recusados caso sejam considerados muito específicos, difíceis de ser reconhecidos ou até substituíveis por outra carinha já existente no teclado. E, mesmo após a aprovação, os ícones ainda podem sofrer alterações de design e nome antes de serem liberados ao público.
Depois disso, basta esperar. Afinal, é preciso que as fabricantes desenvolvam as fontes necessárias para a criação dos novos ícones. Cada um tem liberdade para adotar o padrão quanto quiser. O tão requisitado emoji de dedo do meio, por exemplo, foi aprovado no Unicode 7, mas ainda não foi adotado por quase nenhuma grande programadora.
Candidatos
Para o Unicode 9, já foram aprovados como candidatos os emojis de 'Facepalm', ou o ícone com a mão no rosto, o tradicional sinal de dedos cruzados e o boneco com os braços abertos, com significado de "E daí?". Agora, resta esperar até que todas as etapas do processo de criação de emojis sejam cumpridas, para saber se essas carinhas chegarão aos telemóveis no ano que vem.
Sem comentários:
Enviar um comentário