Já reparou que a instalação do Windows ocupa mais espaço com o passar do tempo? Porque será?
A resposta óbvia são as actualizações e/ou correcções periódicas que a Microsoft instala nos nossos PCs, mas nada justifica o tamanho exorbitante da pasta que aloja os instaladores e que pode chegar às dezenas de gigabytes!
Neste artigo apresentamos uma forma rápida e simples de libertar muito espaço no Windows e que vai muito mais além daquela que o Windows traz consigo, prometendo apagar apenas aquilo que realmente não faz falta. Conseguimos ganhar mais 14GB
Notei a aparente falta de espaço quando a minha a partição do Windows, com 80GB, estava praticamente completa. Com a ajuda de ferramentas como o SpaceSniffer ou mesmo o CCleaner, conseguir perceber que uma das pastas que mais ocupava espaço no meu disco era aquela que aloja os instaladores de todos os programas que foram alguma vez instalados.
Localizar o problema
A malfadada pasta localizada em C:\Windows\Installer ocupava mais de 20GB! Como é possível, pergunta. Tudo indica que esta pasta guarda todos os instaladores alguma vez corridos durante a instalação de todos os programas que já passaram pelo PC. Ou seja, quanto mais velha for a instalação do Windows e mais programas tiverem sido instalados, maior será esta pasta.
Desengane-se se pensa que quando um programa é desinstalado, o instalador é também removido. Nem mesmo a ferramenta oficial Windows Installer Cleanup Utility, incluída na Limpeza do Disco, consegue apagar tudo o que devia. Aquilo que pode ser facilmente eliminado resume-se aos instaladores de programas que já nem existem na máquina mas que pura e simplesmente não foram limpos durante a Limpeza do Disco.
Como apagar o lixo?
É aqui que entra o Windows Installer UnUsed Files Cleanup Tool, ou WICleanup para os amigos. Esta ferramenta simples opera em 2 passos muito simples: primeiro pesquisa o disco em busca de instaladores órfãos (cujo programa já nem existe na máquina); por último, é possível seleccionar todos os instaladores obsoletos e simplesmente removê-los.
O único senão desta aplicação é o facto de obrigar o utilizador a confirmar a remoção de cada ficheiro obsoleto, sendo necessário seleccionar “Yes” no pop-up acima indicado. Em centenas e centenas de ficheiros obsoletos que esta aplicação identificou, passei 15 minutos a carregar alternada e desenfreadamente nas teclas “seta direita” e “enter” para confirmar todos os ficheiro.
Mas nada que deite por terra o ganho incrível: mais de 14GB removidos!
Experimente alterar a instalação de alguns programas pela opção “Add or remove programs” e não tive qualquer problema. O WICleanup garante que apenas os pacotes obsoletos (não utilizados) são eliminados.
Sem comentários:
Enviar um comentário