sexta-feira, 22 de maio de 2015

Podemos confiar no PayPal?

O Paypal é o sistema de pagamento electrónico mais famoso do mundo, tendo vindo a conquistar cada vez mais adeptos, desde a sua criação em 1998, estando actualmente disponível em 103 países e com 16 moedas diferentes. Mas o facto de ser uma empresa de sucesso não faz com que o Paypal faça tudo de forma correta e, prova disso, foi a multa aplicada recentemente à empresa.
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A verdade, é que depois da Consumer Financial Protection Bureau ter apresentado uma queixa contra a empresa norte-americana, a PayPal concordou rapidamente em pagar cerca de 10 milhões de dólares à CFPB e cerca de 15 milhões de dólares aos seus clientes, que ao longo destes últimos anos têm vindo a ser prejudicados. Valores estes que somam um total de 25 milhões de dólares.
Como base para esta acusação, a CFPB apresentou uma vasta e impressionante lista de delitos cometidos pelo PayPal:
  • Publicidade enganosa, levando os clientes a acreditar em algo que na verdade não era verdade, sendo que, quando os clientes procuravam esclarecimentos, a linha de atendimento nunca estava disponível;
  • Fornecimento de informações incorrectas aos clientes, cobrando posteriormente taxas por atrasos na resolução de acções, onde os clientes alegaram não ter conseguido falar com alguém responsável;
  • Adicionar utilizadores a contas de crédito sem qualquer permissão;
  • Cobrança de taxas de juro sobre estas contas, onde muitas vezes os utilizadores nem sabiam que existiam;
  • Promessas de promoções no valor de 5 e 10 dólares nunca cumpridas;
  • Demora no processamento de pagamentos;
  • Não remover taxas atrasadas mesmo depois dos clientes as terem pago.
É complicado para um serviço que vive da confiança ter um tipo de acusação tão gravosa, principalmente, porque alguns pontos são de abuso de confiança ou de falta de apoio ao utilizador.

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