sábado, 21 de março de 2015

Kiwi -quer fazer uma pergunta muito indiscreta mas, não tem coragem? saiba tudo sobre a nova moda viral

Uma nova aplicação tem ganho popularidade em todo o mundo. Traz aos telemóveis uma proposta antiga repensada para as redes sociais: a curiosidade sobre a vida alheia.

                           kiwi (1)

E se pudesse fazer qualquer pergunta (até as mais indiscretas) a qualquer pessoa da sua lista de contactos do Facebook sem que ela soubesse quem é o autor da questão, qual seria? Tentador, não? Com este objetivo surgiu o Kiwi, uma aplicação que funciona como uma rede social para a troca de questões pessoais entre utilizadores. A proposta do Kiwi é parecida à de páginas como o Ask.fm, Formspring e Secret, mas com uma diferença: está disponível apenas para telemóveis.

O sucesso do Kiwi traduz-se em números: a app foi lançada no dia 12 de março e já conta com mais de um milhão de downloads no Google Play (não há números oficiais na Apple Store). O segredo da sua popularidade está no anonimato: ao fazer perguntas, o utilizador escolhe se quer manter em segredo a sua identidade ou não. A pergunta pode ser feita para mais que uma pessoa e a resposta pode ser dada através de texto ou imagem e partilhada no Facebook ou Twitter.

Para fazer parte do Kiwi é necessário registar-se na aplicação através de uma conta de email ou do Facebook – e é nesta segunda opção que se encontra outra chave para o sucesso. Ao conectar o Kiwi à rede social o utilizador pode importar a lista de amigos e assim ter acesso a mais pessoas conhecidas para fazer perguntas. Ao conectar-se através do email, deve adicionar manualmente cada um dos contactos. Quando utiliza a opção do Facebook, pode ainda convidar outros utilizadores da rede social para participar da aplicação.

Em seguida, o utilizador deve escolher um nome e uma imagem para a aplicação. Caso escolha registar-se pelo Facebook, a sua foto da rede social é automaticamente importada para o Kiwi.



O interface da aplicação é semelhante ao do Facebook e do Twitter, o que ajuda a criar a sensação de familiaridade e facilitar a navegação do utilizador. Para isso, está dividido em três secções principais: Feed, Discover e Activity.

No Feed, aparecem as perguntas realizadas aos contactos da aplicação, bem como as respostas. O utilizador pode “gostar” da resposta, perguntar novamente ou partilhar a conversa. Em Discover é possível encontrar perguntas feitas para qualquer utilizador registado na aplicação em qualquer lugar do mundo e assim descobrir outros perfis. Por fim, em Activity encontram-se reunidas todas as interações realizadas com o utilizador, como quem respondeu ou fez perguntas.

O interface do Kiwi fica completa com uma barra horizontal superior com botões para realizar perguntas a outros utilizadores, responder as perguntas enviadas para o seu perfil e ver as configurações do perfil da conta.

A aplicação está disponível, gratuita e em português, na App Store do iTunes e noGoogle Play




Sem comentários:

Enviar um comentário