quinta-feira, 5 de março de 2015

Game Developers Conference - todas as novidades

E este ano não faltam grandes novidades.....

A Game Developers Conference é um dos mais importantes eventos a nível de videojogos, não no sentido do jogo em si, mas mais na perspetiva do desenvolvimento dos mesmos.

Ao longo do ano existem vários eventos que colocam os amantes dos videojogos em "sentido": seja a Electronic Entertainmnet Expo, seja a Gamescom ou o Tokyo Games Show. Mas a Game Developers Conference (GDC) também assume cada vez mais importância pois daqui saem as novidades que vão aguçar o apetite dos programadores, o que consequentemente influencia toda a indústria.

A edição de 2015 arrancou há cerca de um dia, mas a quantidade de grandes revelações já feitas tornam esta numa das GDC mais relevantes dos últimos anos.

Valve, Sony, AMD e Nvidia são alguns dos nomes que já subiram a palco para mostrarem o que têm na manga na tentativa de continuarem a dominar o segmento dos videojogos - ao lado de outros nomes que nestas feitas não têm grande presença, como é o caso da Nintendo.

Este ano há duas temáticas que estão a marcar o sector: realidade virtual e motores de desenvolvimento - gratuitos diga-se. Confira as principais novidades do mercado.

Os jogos da plataforma Steam na casa toda
Chama-se Steam Link e é a mais recente novidade da Valve para o ecossistema de videojogos que está a preparar. O periférico vai custar 50 dólares, cerca de 40 euros, e tem como objetivo permitir a transmissão de videojogos para todas as divisões da casa: em Full HD e 60 frames por segundo.










Steam Link




Para isso bastará ligar o dispositivo a um monitor ou televisor e garantir que o mesmo está ligado à rede Wi-Fi no qual o utilizador tem a atividade no Steam ativa.

Será compatível com Windows, Mac OS X e Linux e vai estar disponível em novembro deste ano.



A nova Nvidia Shield e o poder do Ultra HD
A tecnológica decidiu apresentar uma nova abordagem ao segmento do gaming e apresentou uma consola/set-top box. A Nvidia Shield vem equipada com Android TV, tem capacidade para descodificar vídeos em Ultra HD e no seu interior apresenta o processador Tegra X1.

Poder gráfico é a palavra de ordem deste dispositivo já que a Nvidia está a trabalhar de perto com alguns estúdios de desenvolvimento para trazer até à Shield jogos que o Android nunca teve até aqui. Crysis 3, Doom 3, The Talos Principle e Borderlands: The Pre Sequel fazem parte dos quase 50 títulos que a Nvidia está a ultimar para a sua consola.










Nvidia Shield




Chega em maio e vai custar 200 dólares, o equivalente a 175 euros.

A Nvidia anunciou ainda a plataforma Grid+, uma evolução do serviço de streaming da empresa que permite executar jogos de forma remota, mas garantindo sempre a resolução Full HD e os 60fps de fluidez.




Source 2, a nova fonte de Valve
A empresa responsável por grandes sucessos como Half-Life, Left 4 Dead e Portal tem agora um novo motor de desenvolvimento denominado de Source 2.

Além das óbvias melhorias técnicas que podem ser conseguidas, tanto ao nível de grafismo como de fluidez, a Valve vai disponibilizar o seu mais recente game engine de forma gratuita, igualando os rivais neste ponto.

Os jogos na Web contra-atacam com o Unity 5
O Unity é um dos motores de desenvolvimento mais usados já que facilita a produção de títulos que rapidamente podem ser adaptados a multiplataformas.

A nova versão da plataforma de desenvolvimento promete maior facilidade na exportação de jogos para a Web, já que os mesmos não precisam de um plug-in próprio para serem reproduzidos. O Unity 5 também dá a oportunidade de desenvolvimento de jogos na na arquitetura de 64-Bits.

O Unity 5 também vai ser gratuito para os programadores. E vai trazer melhores possibilidades gráficas e multimédia, já que a evolução no software aconteceu também ao nível do áudio.




AMD entra na guerra pela realidade aumentada
A empresa especializada no desenvolvimento de processadores e unidades de processamento gráfico vai tentar a sua sorte no universo da realidade virtual. Esta investida será feita através da plataforma Liquid VR, que pretende ser um centro de desenvolvimento para programadores.

Como elemento de destaque está a capacidade da plataforma em conseguir adaptar os equipamentos ao hardware do PC ao qual vão estar acoplados.


Project Morpheus: mais próximo do que nunca
A Sony assumiu hoje um compromisso com os jogadores: nos primeiros seis meses de 2016 os óculos de realidade virtual, até aqui denominados como Project Morpheus, vão chegar ao mercado.

As especificações técnicas como o ecrã OLED de 5,6 polegadas e resolução Full HD, bem como a taxa de atualização que permite jogar títulos a 120 frames por segundo, são algumas das características mais importantes.









Project Morpheus da Sony
Versão marco 2015 do projeto



20 milhões de PlayStation 4 vendidas
A Sony soma e segue, como tem feito até aqui. A PlayStation 4 já vendeu 20,2 milhões de unidades, um número que a coloca destacadíssima na liderança das consolas de nova geração.

A última vez que a Microsoft revelou números foi em novembro de 2014 e na altura tinham sido expedidas dez milhões de consolas para o retalho. Já a Nintendo vendeu cerca de 9,6 milhões de Wii U, mas esta consola tem mais um ano de mercado do que as suas rivais.

Sem comentários:

Enviar um comentário