quarta-feira, 11 de março de 2015

Apple aumenta preços em Portugal devido às flutuações do dólar



Os preços dos dispositivos Apple são nalguns países mais em conta que noutros, isso deve-se sobretudo à oscilação da cotação da moeda.

Como o dólar tem estado forte, a Apple aumentou o preço dos seus produtos nas lojas online internacionais, alguns exemplos são os preços elevados na loja do Canadá, Nova Zelândia, França, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Portugal.






O dólar está numa forte alta nos mercados globais de câmbio. Esta força da moeda americana é impulsionada pelas expectativas de alta de juros nos Estados Unidos ainda neste semestre, após os fortes números da recuperação do emprego. Esta situação tem obrigado a Apple a mexer nos preços, fazer ajustes um pouco por todo o mundo.

Na loja online e do Canadá, como refere o site MacRumors, o preço inicial de um iPhone 6 desbloqueado passou dos 749 dólares canadianos para os 839 dólares. O ecrã Thunderbolt tinha um preço de 999 dólares e passou para 1199 dólares. O Macbook Pro Retina de 15″ tem um preço actual a partir de 2440 dólares em vez dos 2049 dólares.



Em França, o MacBook Pro teve um aumento do preço de 1999 euros para os 2249 euros. Isto porque a Apple periodicamente ajusta os preços fora dos Estados Unidos em respostas às flutuações da moeda.

Um caso crítico ocorreu ano passado na Rússia quando a loja online da Apple esteve mesmo fora do ar na sequência de uma queda abrupta do Rublo e só quando a moeda estabilizou é que a loja voltou a ficar online. Mesmo assim alguns produtos ficaram 35% mais caros.



Um dos exemplos de uma baixa de preços deu-se no evento da Apple de segunda feira, onde foi anunciada uma descida do preço da Apple TV. Esta passou do preço de 99 dólares para 69 dólares, em Portugal custa agora 79 euros. Contudo, esta descida não terá a ver com a oscilação da cotação do dólar, terá sim a ver com a concorrência, isto porque nos Estados Unidos o dispositivo da Google, o Chromecast, assim como o Roku 3 custam menos de 99 dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário