quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Wire - será a melhor plataforma alternativa ao WhatsApp e ao Skype

Há dois anos, há muito gente que não usa Facebook ou Instagram, e logo depois que soube-se da compra do WhatsApp pela companhia de Mark Zuckerberg houve várias reações de extrema tristeza por saber que teriam que desistir do aplicativo em um futuro muito próximo.

Cover art

 Até o momento tento encontrar um sucessor, uso o Hangouts, o Viber e o Skype, porém, ainda não achei a plataforma que me completa enquanto app mensageiro. Entretanto, faz algumas horas que estou usando o Wire, um novo serviço de comunicação desenvolvido pela equipa que conta com o suporte do co-fundador do Skype, Janus Friis, e parece que encontrei a ferramenta ideal, quase melhor que o WhatsApp.
  • Wire - screenshot thumbnail   Wire - screenshot thumbnail    Wire - screenshot thumbnail

O Wire oferece uma UI bem desenhada e uma experiência de uso "fora do quadrado".

O Wire chegou hoje à Google Play Store e pode ser usado em multiplataformas, ou seja Android, iOS e OS X, a versão para uso no navegador é aguardada para os próximos dias. Assim, depois de fazer o download do app no seu telemóvel, também poderá utilizar o serviço através do computador. Este recurso faz com que ele já saia na frente do WhatsApp. Além disso, a interface é muito bem desenhada e oferece uma experiência inovadora quando o assunto é o envio de mensagens ou simplesmente interações como o "ping", uma espécie de "picada" do Facebook.
Usando o Wire, troca mensagens com seus contatos, de forma individual ou em grupo, faz chamadas de voz no melhor estilo do Skype, ou seja, de forma gratuita (faz uso do padrão WebRTC), compartilhamento de fotos, músicas do SoundCloud e ainda vídeos YouTube. As conversas são mantidas em sincronia entre todos os seus dispositivos (estou usando no meu smartphone e no MAC).

O aplicativo usa o seu e-mail para cadastro e faz uso da sua agenda de contatos. Depois que  encontra seus conhecidos, pode trocar mensagens, enviar imagens, fazer ligações e chamar a atenção deles através do "ping". 
O software da câmera do app ainda precisa de melhorias, mas as ligações são bem nítidas com uma boa conexão com a internet. 

De acordo com o comunicado à imprensa, fazem parte da equipe do Wire antigos líderes de produtos e tecnologia da Apple, Skype, Nokia e Microsoft. O que me chamou a atenção, pois apesar de você poder usar o serviço em um Mac ou em um Android, não existe um software compatível para Windows, por exemplo. Provavelmente, estamos falando de uma barreira comercial aqui, por isso, se utiliza um computador rodando com o OS da Microsoft, terá que esperar pela versão de uso no navegador para poder usar o serviço de mensagens no PC.

O app para Android funciona de forma sincronizada com outras plataformas como o OS X e o iOS. 

Opinião.....
Gosto muito do Hangouts, utilizo bastante para ficar em contato com os usuários do site, com os moderadores e amigos que não resumem a vida ao WhatsApp. Porém, a interface do software ainda deixa a desejar e o Skype ainda é pesado para uso no smartphone. Assim, vou dar uma chance para o Wire e ver como a plataforma se desenvolve com o tempo. Uma coisa é certa, a plataforma tem muito potencial. Se você deseja fazer um teste, baixe o app agora mesmo a partir da Play Store.
Vale mencionar que o app não está funcionando no Nexus 6 e no Galaxy Note Edge. Ainda não sabe se o Galaxy Note 4 o problema também existe, o fato parece estar relacionado ao processador dos dois primeiros dispositivos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário