quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Veja as piores "inovações" do Lollipop




O novo Android 5.0 Lollipop vem com inúmeras melhorias e muitas coisas boas; mas vem também com bugs e algumas "inovações" do Google que poderão merecer bastantes críticas por parte dos utilizadores. Eis as principais.

Vamos ignorar por momentos os bugs que por agora originam situações caricatas, como a utilização do modo lanterna (se a deixarem ligada até se desligar automaticamente após alguns minutos) impedir o acesso à câmara até que façam reboot; ou o bug que impede apps como o Cerberus possam tirar fotografia a quem introduzir o código errado no nosso Android (e que desde Agosto tem sido dado como corrigido sem nunca o ser).

Mesmo sem estes (e outros) bugs, há muitos aspectos que não irão ser consensuais, e cuja única esperança é que o Google se ajuste aos desejos dos utilizadores, ou que faça prevalecer a sua posição ignorando-os (como por vezes faz.)


Já por cá falamos do modo silêncio, que esperamos ser também um bug e não uma opção; e que impede que se tire o som a um smartphone mantendo as notificações e o led de aviso. Actualmente estamos limitados ao modo de vibração, ou cortar absolutamente tudo - incluindo alarmes - e sem hipótese de ver as notificações que entretanto tivessem sido recebidas.







Enquanto anteriormente tínhamos o acesso às apps recentes, agora temos uma nova visualização com "cards" de todas as apps que vamos abrindo e que se vão acumulando - e que persistem até após um reboot. Um sistema que facilita a acumulação de dezenas e dezenas de apps, e que se torna ainda mais confuso graças ao novo sistema que apresenta as múltiplas páginas abertas no Chrome (e outras apps que se actualizem para o Lollipop) como cards independentes. A ideia até pode ser boa - gerir diferentes páginas de uma app como sendo acessíveis como processos independentes - e até tem sido considerado uma vantagem por muitos, mas considerando toda a confusão que ali se acumula... faltará ver se os supostos benefícios realmente se concretizam no dia a dia. (No caso do Chrome, é possível desactivar este novo modo e continuar a usar a gestão de tabs "à moda antiga".)






Se são daqueles utilizadores que regularmente saltava para as definições a partir do atalho na área das notificações, poderão ficar frustrados por agora isso obrigar a um gesto adicional. Ao puxarem a área das notificações para baixo só terão acesso às notificações, sendo necessário um gesto adicional de puxar novamente para baixo para expandir a área de modo a que surjam opções adicionais - incluindo o atalho para as definições. É certo que poderão aceder directamente a esta menu expandido fazendo o gesto com dois dedos, mas ainda assim... talvez não tivesse sido pior terem mantido este precioso atalho acessível imediatamente na área de notificações como estava anteriormente.


E por último temos a estupidificação das opções no botão de power (imagem no topo do artigo). Enquanto que anteriormente o botão de power nos dava acesso a diferentes opções, como modo silencioso (o tal que desapareceu), modo airplane, reboot, ou desligar; no Lollipop o botão de powe dá apenas acesso a desligar o equipamento. Enquanto em versões como o CM até já ganharam opções adicionais como fazer capturas de ecrã, no Android original o Google optou por seguir o caminho inverso e remover todas as opções.

Sem comentários:

Enviar um comentário