sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sony Xperia Z3- análise ao mais veloz, mais resistente e mais bonito dos Xperia!

Com o anúncio do Xperia Z3, a Sony colocou no mercado de dispositivos móveis o seu segundo carro-chefe de 2014. 




Desenho & Qualidade de Construção

A Sony claramente já definiu a linha visual dos seus carros-chefe e vem aprimorando o projeto a cada lançamento. O Xperia Z3 é um exemplo disso. Mesmo usando a mesma mescla entre vidro e alumínio das últimas flagships, a Sony sempre dá uma polida no corpo do aparelho e torna a linha Xperia mais elegante e leve. O OmniBalance continua sendo a opção visual da fabricante e, desta vez, posso afirmar que a empresa conseguiu de fato quebrar as linhas rígidas e deixou o dispositivo visual e fisicamente mais leve. O Xperia Z3 pesa 152 gramas e, se levarmos em consideração que o aparelho possui as mesmas 5,2 polegadas do seu antecessor, que pesa 163 gramas, podemos dizer que a revisão no design do dispositivo foi considerável.

Os materiais usados na construção do Xperia Z3 continuam sendo vidro e alumínio.

Na lateral esquerda temos os conectores para o dock do Xperia Z3.
Com exceção do botão de energia, os demais possuem a mesma cor do dispositivo. 
Durante o evento na IFA, tive a oportunidade de conversar com alguns representantes da Sony e, uma delas confirmou que o Xperia Z2 foi desenvolvido para determinado público que gosta de dispositivos mais pesados, já o Xperia Z3 pode ser considerado como o retorno da fabricante ao desenvolvimento de aparelhos mais leves. Como podemos ver nas imagens abaixo, até mesmo as cortinas que protegem às entradas micro USB e microSD estão menores e chamam bem menos a atenção por estarem mais integradas à linha visual do aparelho como um todo. Assim, com exceção do botão para ligar o Xperia Z3, os demais possuem a mesma cor do restante do dispositivo. Se caso  optar pelo cobre, os botões estarão em cobre, se optar por branco, eles serão brancos, por exemplo.
Na parte superior, o Xperia Z3 possui a abertura para os ausculatdores (fones de ouvido) e um microfone para a captura de ruídos em vídeos.
Como não temos um microfone na parte inferior do dispositivo, o alto-falante faz as vezes de microfone também! 
Além destas características, o Xperia Z3 também trouxe modificações na parte frontal do aparelho. Apesar de possuir uma pequena diferença de dimensões quando comparado ao seu antecessor, a nova flagship ainda possui o mesmo aproveitamento da parte frontal para a tela, teria sido muito mais interessante se a Sony tivesse ido além desta vez e diminuído as bordas superior e inferior, mas não foi desta vez que vimos a Sony brilhar neste sentido.
Em termos de design, o que ainda chamou a atenção foi o fato de que o Xperia Z3 também traz dois alto-falantes na parte da frente, mas não estão mais localizados próximos a margem da moldura e sim entre ela e a tela. Também estão menores, mas ainda é difícil dizer se ouve uma melhora ou piora na qualidade do áudio, pois para tanto preciso de mais tempo com o aparelho. Entretanto, um especialista em áudio da Sony afirmou que houve uma melhora por conta da otimização do hardware como um todo, mas não é possível notar diferenças no dia-a-dia.
Como mostrado nesta imagem, o Xperia Z3 possui os alto-falantes acima da margem da borda.

Ecrã

Com relação à qualidade do ecrã, a Sony manteve as mesmas características adicionadas com o Xperia Z2, ou seja, tecnologia Triluminos que oferece um melhor brilho e cores mais vivas. De acordo com o gerente de produto da empresa, não existe uma grande diferença na qualidade dos ecrãs do atual carro-chefe do Sony com o seu antecessor. O que se pode dizer é que temos uma melhora de 20% entre a qualidade das imagens do dois visores. A tecnologia Triluminos aumenta o tamanho dos pixels da imagem e, por isso, temos uma maior distribuição de cores na tela, o que torna as cores mais vívidas e oferece mais brilho e contraste.
As cores na tela do Xperia Z3 são mais vívidas e quando movimentamos o aparelho, ainda conseguimos identificar o conteúdo da tela em ângulos quase retos.
Tive a oportunidade de ter o dispositivo em mãos por cerca de 30 minutos e posso garantir que a qualidade das imagens fui surpreendente em comparação às do Xperia Z2, que já considero acima da média. Com disse anteriormente, a tela do Xperia Z3 possui o mesmo tamanho da do seu antecessor, ou seja, 5,2 polegadas e a mesma resolução Full HD de 1.920 x 1.080 pixels.

Características Especiais

O Xperia Z3 possui algumas características extras de hardware e software emprestadas da flagship anterior da série, tais como o cancelamento de ruídos e a certificação de resistência à água. Apesar da primeira não ter sido modificada, a segunda passou por uma melhoria e agora o carro-chefe da fabricante japonesa pode permanecer submerso por até 30 minutos em um profundidade de até 1,5 metros.
Mas não é só de pequenas reformas que o dispositivo é feito. A Sony vem apostando há muito tempo na qualidade das seus ecrãs e uma característica especial do Xperia Z3 diz respeito ao uso do aparelho na luz do sol direta. Todos sabemos que o LCD é uma das melhores tecnologias de ecrã para uso de dispositivos em ambientes externos, pois bem, a Sony investiu ainda mais neste recurso. Com o Xperia Z3 foi introduzido uma função extra ao sensor na parte superior do ecrã, muito próximo do alto-falante. Com ele, o dispositivo é capaz de reconhecer quando está sob luz direta do sol e aprimora as cores do ecrã, o que faz com que  enxerguem melhor o conteúdo no display. A diferença é muito grande quando comparamos as imagens em dispositivos que não possuem tal função, como o Xperia Z2, por exemplo.
Reconhecer conteúdo na tela quando  estiver na rua é ainda melhor na tela LCD do Xperia Z3! 

Software

O Xperia Z3 roda com a versão mais recente do Android já disponível, ou seja, o Android 4.4.4 KitKat em conjunto com a Xperia UI. Assim, temos os serviços exclusivos da Sony, tais como LifeLog, Walkman, What's New, Sony Select, rascunho e toda a miscelânea de entretenimento da Sony Corporate. Aliás, tanto o Xperia Z3, quanto o Xperia Z3 compact e o Xperia Z3 Tablet compact oferecem a possibilidade do usuário jogar games do PlayStation 4 com o controle remoto conectado ao dispositivo via Bluetooth. Ainda melhor, é possível pausar o jogo na TV e passar a jogar ele no mesmo ponto, mas na tela de um destes gadgets. Isso, de certa forma, oferece mais liberdade aos usuários que não dependem mais de ficar na estáticos, em frente à televisão, para jogar.

Pode usar o seu Xperia Z3, Z3 compact ou Z3 Xperia Tablet compact (acima) conectado ao controle remoto ao PS4 via Bluetooth. 
Além destas funções de software, é preciso dizer que a impressão que tive com relação à UI da Sony neste aparelho em comparação com o Xperia Z2 foi bem diferente, pois os ícones estão maiores; a gaveta de apps está muito parecida com a experiência que temos com o Google Experience Launcher, mas com a skin da Sony. Durante meu teste, não percebi nenhuma mudança drástica no software, a barra de notificações, as configurações rápidas e a barra de navegação continuam as mesmas que temos no Android 4.4.2.

O Xperia Z3 chega ao mercado rodando Android 4.4.4! 
Vale dizer que o recurso de dois toques no ecrã para acordar e o uso do aparelho com um lápis também são possíveis no Xperia Z3.

Performance

O hardware da nova flagship da Sony não teve muitas mudanças em relação ao antecessor, mas o processador ficou um pouco mais veloz, a certificação de resistência maior e os 3 GB de RAM continuam acima do que é oferecido pela concorrência. No meu hands on não pude levar o Xperia Z3 ao limite, nem fazer um teste de benchmark, mas durante o uso, não tive qualquer sinal de atrasos ou travamentos. Porém, o aparelho aquece quando gravamos um vídeo com resolução em 4K e este parece ser definitivamente o calcanhar de Aquiles da Sony.

Câmera

Durante a apresentação do Xperia Z3, a Sony demonstrou que está interessada em fazer os usuários investirem em imagens com resolução em 4K. Seja através dos seus aparelhos de televisão, câmeras profissionais ou para smartphones. Depois de apresentar a nova série de lentes que podem ser acopladas aos seus telemóveis, a fabricante mais uma vez bateu na tecla da gravação de vídeos em 4K com a linha Xperia. O único problema é que os aparelhos ainda não são funcionais para carregar tais especificações, visto que  será obrigado a parar de gravar o vídeo porque o smartphone vai super aquecer.
Os modos de câmera e as configurações são bastante similares com aquilo que temos hoje na linha Xperia Z, com excessões como a captura de vídeos em 4K apenas possível nos gadgets lançados em 2014.
A câmera do Xperia Z3 possui a mesma resolução de toda a linha, ou seja, 20,7 MP no sensor da câmera traseira e 2,2 MP no sensor da câmera frontal. A qualidade das imagens e dos vídeos vai levar o selo da Sony, uma das grandes jogadoras deste mercado. Para poder falar mais sobre a experiência com a câmera do Xperia Z3 precisamos de mais tempo com o aparelho, por isso, reservo uma análise mais completa do recurso para o meu futuro review do dispositivo.

Bateria

De acordo com a Sony, a bateria do Xperia Z3 foi construída para durar até dois dias, o que é uma grande melhoria se isso não dependesse do Modo Stamina, pois não teríamos limitações de software. Porém, o modo de economia de energia está diretamente associado à autonomia da bateria. O aparelho possui uma capacidade de 3.100 mAh, ou seja, um pouco menor que o do seu antecessor, que era de 3.200 mAh. Levando em consideração que uso o Xperia Z2 por até 16 horas sem necessidade de carregar o dispositivo, não vejo como a Sony possa ter otimizado o software a ponto de oferecer 48 horas de bateria. Claro que meu uso está acima da média, um usuário médio deve chegar bem próximo do que a fabricante afirmou durante o evento de hoje. Entretanto, preciso de mais tempo com o aparelho para tirar uma conclusão neste sentido.

Vídeo hands on do Sony Xperia Z3

Especificações Técnicas

    • TIPO:
    • Smartphone
    • MODELO:
    • D6603
      D6653
      D6633
      D6616
      D6643
    • FABRICANTE:
    • Sony
    • DIMENSÕES:
    • 146,5 x 72,4 x 7,3 mm
    • PESO:
    • 152 g
    • TAMANHO DA BATERIA:
    • 3100 mAh
    • TAMANHO DA TELA:
    • 5,2 polegadas
    • TECNOLOGIA DA ecrÃ:
    • LCD
    • ECRA:
    • 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
    • CÂMERA FRONTAL
    • 2,2 megapixels
    • CÂMERA TRASEIRA
    • 20,7 megapixels
    • FLASH:
    • LED
    • VERSÃO DO ANDROID:
    • 4.4.4 - KitKat
    • INTERFACE:
    • Xperia UI
    • RAM:
    • 3 GB
    • MEMÓRIA INTERNA:
    • 16 GB (D6603, D6653, D6633, D6643)
      32 GB (D6616)
    • MEMÓRIA REMOVÍVEL:
    • microSD
    • CHIPSET:
    • Qualcomm Snapdragon 801
    • NÚMERO DE NÚCLEOS:
    • 4
    • VELOCIDADE MÁX.
    • 2,5 GHz
    • CONECTIVIDADE
    • - (D6603)
      HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0 (D6653, D6616, D6643)
      HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.0 (D6633)

Veredito preliminar

Durante o evento de lançamento do Xperia Z3, na IFA 2014, o CEO da empresa fez uma referência a quantidade de vezes que ele falou "Uau" durante o unpacked dos novos gadgets da fabricante, um total de 23 de acordo com a equipe dele. O curioso é que o Xperia Z3 é um destes dispositivos que quando você vê, não dá muita bola, pois é uma reunião de grandes especificações. Porém, no momento em que  está com o aparelho em mãos,  exclama: "Uau!".

Levando em consideração os rumores anteriormente vazados e a falta de emoção da equipe japonesa durante o anúncio do Xperia Z3, não diz que a Sony poderia fazer melhor, mas fez. O novo carro-chefe da fabricante é melhor que o Xperia Z2, traz uma qualidade ainda maior de ecrã sem recorrer a resoluções estratosféricas, melhora a vida dos usuários quando pensamos no uso do aparelho em luz ambiente e coloca todos os serviços de entretenimento da companhia à disposição do usuário.

Sem comentários:

Enviar um comentário