quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Robô "Philae" aterrou com sucesso no cometa "Tchouri"

Após uma viagem de sete horas, o pequeno robô "Philae" aterrou no núcleo do cometa "Tchouri" e já entrou em contacto com a Agência Espacial Europeia. "Estamos no cometa", anunciou a agência. Esta quarta-feira, fez-se história no espaço.

O robô pousou pelas 16.02 horas, de acordo com o Agência Espacial Europeia (ESA).

Primeira imagem da descida em direção ao cometa 67P/CG. 
   

Foto do "Philae" tirada, esta quarta-feira, pela sonda "Rosetta. 
   





A viagem entre a sonda "Rosetta" e o cometa Tchourioumov-Guerassimenko, batizado de "Tchouri" pelos cientistas, decorreu como estava previsto e o momento é de comemoração no centro europeu de operações espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA), em Darmstadt, na Alemanha.



A página da ESA no Facebook está a acompanhar a operação e as reações de euforia no centro de operações, na Alemanha. A sonda "Rosetta" tem conta no Twitter e foi informando na rede social de todos os passos. O primeiro tweet logo que "Philae" aterrou foi para avisar William Shatner, o ator que corporizou o mítico comandante James Kirk, da série televisiva "O caminho das estrelas" ( "Star Trek").

As primeiras imagens enviadas pelo "Philae" estão a ser partilhadas online pela ESA.

Durante os próximos meses, o "Philae" recolherá materiais do núcleo do cometa que, esperam os cientistas, permitirão avançar explicações para a origem da vida na Terra e para da formação do sistema solar.

O "Philae" medirá o campo magnético do cometa e realizará testes, até 30 centímetros de profundidade, dos materiais da superfície do núcleo na fase de atividade máxima, enquanto se aproxima do Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário