sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Google testa modalidade "contributiva" de apoio directo aos sites, assim livra -te da publicidade




É a publicidade que faz rodar a internet, mas essa poderá não ser a única forma de compensar os sites que apreciamos - e o Google está agora a fazer uma experiência que muitos poderão considerar ser "demasiado" parecida com o Flattr: o Contributor by Google.


Quando alguém visita uma página, o facto de ver e potencialmente clicar na publicidade que é apresentada faz com que alguns cêntimos revertam a favor do site. Mas esteContributor by Google propõe-nos uma forma de apoio directo aos sites sem necessidade de publicidade.

Cada utilizador define um valor, de 1 a 3 dólares mensais, com os quais desejará contribuir para os sites que visita (e que também tenham aderido a este sistema), e ao visitarem-nos, essa contribuição é feita directamente e com a vantagem acrescida de não terem que ver qualquer publicidade. A definição deste valor mensal máximo garante que, não importa quantos sites visitarem, nunca irão ter despesas astronómicas, e mesmo que visitem milhares de sites, o sistema encarregar-se-á de distribuir o valor definido da forma mais justa entre os sites que mais visitaram.

O sistema é bastante parecido com o Flattr, com a diferença de que aqui nem sequer precisam fazer like ou "flattr" expressamente para contribuírem para o site. Basta visitarem os sites tal como fazem normalmente.

Não deixa de ser uma forma alternativa interessante para a potencial compensação dos sites sem que estes tenham que recorrer a publicidade (no caso dos "contribuintes" os espaços publicitários são ocupados por uma mensagem de agradecimento; para os restantes continuarão a surgir os habituais anúncios publicitários).

Seria assim tão descabido dedicar $1 por mês para contribuir directamente para os sites que visitamos, e ainda por cima termos o benefício adicional de vermos a publicidade desaparecer? Para mim, eu nem me importava de "contribuir" e de continuar a ver a publicidade.

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