quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Google poderá levar o recurso multi-janelas para o Android L

Todos que já usaram o Galaxy S5, por exemplo, conhecem a função da Samsung de rodar dois aplicativos lado a lado em seu modo multijanelas. Essa não é uma função nativa do Android, mas é algo em que o Google já está trabalhando. Agora, podemos ter uma ideia de como ela deverá ser.

multi window top
O modo de multijanelas será uma função nativa do Android. 
Com a tendência atual de ecrãs cada vez maiores no mundo Android, a opção de rodar dois aplicativos em janelas adjacentes se tornou um recurso prático e desejado. Entre outras coisas, ele ajuda a aumentar a produtividade. Ainda não há informações concretas sobre quando finalmente veremos a versão do Google para as multijanelas (já no Android L, talvez?), mas o site Android Police mostrou como a interface desse recurso deve ser. Em muitos aspectos, ela é extremamente semelhante às multijanelas da Samsung, com algumas mudanças e acréscimos interessantes.

multijanela235
O ecrã do Android poderá ser dividido entre dois aplicativos. / © Android Police
multi window
Será possível copiar e colar conteúdo de um para outro app. / © Android Police
As ilustrações mostram como o ecrã está dividido em dois, cada lado exibindo um app diferente. Também haveria a opção de rodar um app num lado do ecrã e deixar o ecrã de início visível na outra metade (ou a percentagem de ecrã o que desejar).
Para aumentar a produtividade, quando dois aplicativos rodarem lado a lado, será possível mover textos e imagens entre eles. Isso pode ser útil para copiar e colar conteúdo, ou para transferir arquivos. Em teoria, qualquer aplicativo seria compatível com a função, não necessitando de um novo código para isso.


Mais.....

Uma coisa que a Samsung implementou em seus tablets e smartphones e que deixa os usuários do Android puro ou de outras fabricantes babando de inveja é o recurso multi-janelas. Com ele nós podemos ter dois aplicativos abertos ao mesmo tempo dividindo espaço no ecrã. Em tablets de 10 polegadas da empresa, como o Tab S é possível ter até quatro aplicativos abertos lado a lado.

A novidade já foi incorporada pela LG em seus últimos lançamentos, e parece que a Google também está querendo seguir o mesmo caminho. Alguns rumores alegavam que a empresa trabalhava em um conceito similar para o Android L em tablets. O usuário poderá arrastar um aplicativo de um lado para o outro podendo deixar cada um ocupando metade do ecrã.


Algumas imagens mais antigas, do final de 2013 e início deste ano, apontam para o que poderia ser o recurso multi-janelas do Android L. Não sabemos se a Google ainda trabalha neste projeto e se realmente veremos na próxima versão do Android que chegará em breve.

Como funcionará o multi-janelas do Android?

Basicamente, poderá ter dois aplicativos abertos ao mesmo tempo. Diretamente do ecrã de Apps Recentes, poderá selecionar qual aplicativo irá ocupar metade do ecrã arrastá-lo para a área desejada. O ecrã inicial do outro lado ainda funcionará de forma convencional, dando acesso às notificações e o Google Now.

A questão é: Como os usuários irão encerrar este app que ocupa apenas metade do ecrã, já que na outra metade está o ecrã inicial do sistema? Ao apertar o botão home não resultará em nenhum comando, ou talvez a Google tenha pensado em algo para solucionar este problema.



De qualquer forma, estas notícias ainda são muito recentes e talvez nem veremos esta novidade no Android L. Mas, como tudo pode ser possível, pode ser que a Google nos surpreenda com a nova versão do seu sistema


Sem comentários:

Enviar um comentário