sábado, 18 de outubro de 2014

A a guerra chinesa nos smartphones

É uma batalha muito interessante de assistir....

Ao longo destes últimos meses são imensas as marcas chinesas de smartphones que têm crescido e que ao mesmo tempo têm ameaçado as marcas dominantes do mercado. Empresas como a Xiaomi ou mesmo a Huawei têm elevado o seu número de vendas de smartphones tanto na Ásia como no resto do mundo.

O seu poder é de tal ordem que os analistas apontam este crescimento como uma das causas do “enfraquecimento” da gigante Samsung neste mercado.

Será que iremos ter mais uma concorrente de peso?












Contamos pelo menos 30 marcas nas lojas online chinesas dedicadas à venda de smartphones, algumas são tão bizarras que mais não são do que “fotocópias” mal conseguidas de modelos bem conhecidos no mercado, mas de outras empresas bem representadas.

O mercado dos dispositivos móveis na China tem estado em constante frenesim, com empresas como a Lenovo, a Xiaomi, a Huawei, entre muitas outras a criarem cada vez mais dispositivos próprios inovadores e a preços muito apelativos.

No entanto, neste momento, o poderio do mercado está do lado da Xiaomi. Para o combater, a empresa Lenovo anunciou esta quarta-feira a criação de uma nova empresa de dispositivos móveis. A empresa terá um nome distinto e irá operar um negócio de venda directa ao consumidor.

A empresa ainda não tem nome definido, mas segundo foi anunciado no comunicado o objectivo é atacar e liderar o mercado de dispositivos móveis na China.

Actualmente a Lenovo já possui um negócio de dispositivos móveis na China, tendo-se até no segundo semestre deste ano, segundo a Canalys e a IDC aproximado da líder de mercado Xiaomi. No entanto, o modelo de negócio actual é um modelo tradicional, onde a empresa vende os seus produtos maioritariamente através de operadores de comunicações chineses.



Com a nova empresa, a estratégia de negócio irá mudar, aproximando-se muito da estratégia utilizada pela Xiaomi. Actualmente, a líder do mercado chinês vende a maior parte dos seus produtos directamente ao consumidor, através de plataformas online. E esta liderança deve-se também ao facto da empresa cultivar os seus seguidores através do seu próprio site, das redes sociais e também pelo facto de tornar o consumidor parte importante do desenvolvimento. Basicamente, a Xiaomi neste momento envolve os seus consumidores para fazer melhorias nos seus produtos e ainda fornece grandes descontos a consumidores que possuam equipamentos de outras concorrentes.

A nova empresa da Lenovo pretende adoptar um modelo muito semelhante, onde o processo de vendas, marketing e até mesmo desenvolvimento vai passar por um modelo de negócio baseado na Internet.

Segundo o comunicado da Lenovo, a empresa começará a operar no dia 1 de Abril de 2015… um dia bem escolhido, por sinal!

Esta tem sido uma batalha muito interessante de assistir, não só dentro do mercado chinês mas como também no mercado mundial. Será que empresas como a Xiaomi, a Huawei ou mesmo a Lenovo vão liderar o mercado mundial de dispositivos móveis? Ou será que já começaram a fazê-lo?

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