segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Para donos de iPhones 5/5c/5s .... vale a pena trocar pelo iPhone 6 ou iPhone 6 Plus

É somente uma opinião.... pode concordar ou não?

É indiscutível que é bastante tentador comprar a última versão do iPhone (neste caso, o 6 ou o 6 Plus), mas comparando os novos modelos com os três últimos, fica a dúvida: vale a pena trocar seu smartphone recém-comprado?



Separamos alguns pontos que podem ajudá-lo nessa decisão.

Um ecrã maior
Um ponto muito controverso sobre o lançamento é o tamanho das telas. A própria Apple já fez comerciais se vangloriando de que o iPhone tinha o tamanho ideal — na época, essa foi uma excelente estratégia de marketing.



Mas  já usou um telefone com ecrã maior? Se julgarmos a utilização do smartphone em geral — e como tudo na vida —, existem vários pontos positivos e negativos. Mas a utilização para games, vídeos e fotos, uma tela maior é indiscutivelmente melhor.

Tenho em mãos um iPhone 5s e faço uso pontual dessas tecnologias. Em casa, normalmente, utilizo o AirPlay em minha Apple TV. Mas como nem sempre é possível contar com essa tecnologia, carrego na mochila um adaptador Lightning para HDMI , o qual eu utilizo em casa de amigos e apresentações de negócios — sim, utilizo o iPhone conectado ao projetor para apresentações. ;-)
Apple Pay

“Uau!” Essa foi minha reação ao ver o anúncio. Não pelo fato da tecnologia NFC (near field communication, ou comunicação por campo de proximidade) em si, que já existe há algum tempo, mas pela capacidade que Apple tem de tornar tudo isso quotidiano.

Junto ao anúncio, foram apresentadas diversas lojas nos Estados Unidos que já aceitam a tecnologia, mas a questão é: será que até o lançamento do “iPhone 7” eu terei utilizado o Apple Pay duas ou três vezes.
Uma câmera melhor

Que o smartphone se tornou a câmera do nosso dia-a-dia, isso não é nenhum segredo.



Não tenho dúvidas de que o novo sensor de fotos do iPhone 6 deve ser incrível, mas, como um apaixonado por fotos, utilizo as lentes da olloclip. Com elas, tenho lentes que me dão uma entrada de luz maior e proporcionam efeitos incríveis! Se eu investir num iPhone 6, também investirei num outro jogo de lentes para ele.
Bateria

Os novos iPhones melhoraram o consumo de um modo geral, com chips mais eficientes e baterias de maior capacidade, conforme a tabela abaixo.



Para ouvir música ou falar ao telefone a melhora foi indiscutível, porém para navegação na web (seja Wi-Fi ou 3G/4G) o ganho foi modesto. Dentro da minha utilização (email, WhatsApp e navegação), eu não faria o investimento. Mas se eu falasse muito ao telefone, tenho plena convicção de que a troca viria.

Atualmente a bateria do meu iPhone 5s dura meio dia. Na outra metade eu utilizo a capa carregadora mophie juice pack air e, quando porventura a esqueço em casa, utilizo o carregador veicular da Belkin. Não adianta: cortamos o cordão umbilical, mas ainda estamos presos a um fio! :-P

Considerações finais

Não temos grandes inovações no novo iPhone que justifiquem uma troca imediata. Particularmente, eu só faria o upgrade para o iPhone 6 pelo sistema Apple Pay, mas levando em consideração o tempo de adoção em massa dessa tecnologia, prefiro investir em acessórios que trarão uma experiência similar — e algumas vezes até superior — a trocar de telefone agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário