Tal como apontavam muitos rumores, os novos iPhone 6 irão “substituir” a tradicional carteira e permitir pagamentos. O Apple Pay combina o hardware com software e através de um serviço será possível efectuar pagamentos de uma forma muito rápida, cómoda e segura. Para pode usar o Apple Pay, o utilizador apenas terá de associar o cartão de crédito ao iTunes.
A Apple quer acabar de vez com as carteiras e com os cartões de pagamentos. Com o anuncio do novo serviço Apple Pay, os utilizadores passarão a poder efectuar pagamentos com o seu iPhone recorrendo para isso à tecnologia NFC e também ao TouchID (one touch check-out) para que o processo seja o mais simples e seguro possível. Está também prevista a integração com o Passbook.
A tecnologia Near Field Communication (NFC), permite trocar informações sem fios e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos uns dos outros. Ou seja, logo que os dispositivos estejam suficientemente próximos, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem que haja necessidade de qualquer configuração, emparelhamento ou software adicional.
Para que tudo funcione, o utilizador apenas terá de associar os seus cartões à conta de iTunes.
Para efectuar um pagamento é tão simples como carregar no TouchID.
Para associar ou mudar os cartões, o utilizador poderá recorrer à câmara iSight, ficando este de imediato associado ao serviço Apple Pay.
Ao nível da segurança do serviço, a Apple refere que este é um serviço totalmente seguro, uma vez que a segurança integra hardware com software…algo que só a Apple consegue fazer.
We have security integrated throughout both hardware and software in a way only Apple can.
A Apple destaca ainda o facto da informação não ser passada para qualquer servidor da empresa. Cada transacção é autorizada através de um número único. Se o utilizador perder a carteira, perde também todos os cartões…se o utilizador perder o iPhone, pode de imediato cancelar todos os cartões.
Este serviço irá funcionar, por agora, apenas nos Estados Unidos tendo a Apple trabalho com 3 das maiores redes de pagamentos: American Express, MasterCard e Visa. Há também já algumas marcas que estão prontas para funcionar com o Apple Pay, como é o caso da Nike, Disney, MacDonalds, etc.
Mais.....
Partindo da premissa de que todos os que tentaram criar um serviço digital que substitui a carteira das pessoas por completo, a Apple diz ter agora a solução ideal para o problema.
Acabou a resistência da Apple à tecnologia Near Field Communication: os novos iPhone vêm equipados com sistema NFC que acaba por ser o "segredo" do novo sistema de pagamentos eletrónicos desenvolvido pela marca da maçã - o Apple Pay.
Além do NFC a Apple vai conjugar o serviço com outras tecnologias de segurança como o TouchID - leitura de impressões digitais. A integração com serviços como o Passbook também está assegurada.
Os utilizadores vão poder continuar a usar os cartões de débito ou crédito que usam tradicionalmente e em formato físico, mas convertidos digitalmente. Será possível pegar no iPhone, tirar uma fotografia ao cartão e vê-lo associado ao Apple Pay.
A Apple também está a promover aquilo que chama de one touch check-out, que é a possibilidade de processar um pagamento apenas com um toque. Não será necessário introduzir outro tipo de informações como moradas associadas e outros elementos. Esta funcionalidade será sobretudo vantajosa para fazer compras e pagamentos online, que também serão suportados pelo Apple Pay.
Sem comentários:
Enviar um comentário