terça-feira, 19 de agosto de 2014

Saiba como partilhar a sua Internet do Android



Ir de férias é sempre uma boa notícia. No entanto, sendo actualmente a Internet quase um “bem necessário”, quanto mais não seja para colocar umas fotos no Facebook ou aceder ao e-mail e, claro, ao Pplware, há que encontrar uma solução para disponibilizar o serviço a toda a família.

Os sistemas operativos móveis disponibilizam funcionalidades que permitem facilmente transformar o nosso equipamento num hotspot Wireless, permitindo a partilha da Internet de uma forma segura. Saiba como!





Partilhar a Internet do dispositivo móvel com outros dispositivos já não é um assunto novo no Pplware pois já apresentamos várias soluções, como por exemplo, o Proxoid ou até as funcionalidades nativas do Android. Passados quase três anos desde a nossa última análise a este tipo de funcionalidades, vamos ver o que melhorou no Android.
Como configurar um hotspot portátil?

Para configurar uma ligação ponto a ponto e hotspot portátil que permite partilhar a ligação de dados móveis do seu smartphone via USB ou Wi-Fi devem ir às configurações de redes sem fios e outras e em seguida escolher a opção Ligação ponto a ponto e hotspot portátil.



Vamos agora definir os parâmetros para o nosso hotspot Wireless. Para tal, precisamos de indicar um SSID (nome da rede), qual o tipo de segurança que vamos usar e, caso se aplique, devemos definir uma password para a rede Wi-Fi partilhada. Para este exemplo, usei os seguintes parâmetros:
Rede SSID – Pplware-hotSpot
Segurança – Vamos definir WPA2 PSK (para garantir uma melhor segurança. Há também a possibilidade de ter a rede aberta sem qualquer chave de acesso, o que não aconselhamos)
Password – password de acesso à rede (convém que tenha algum grau de complexidade)



Utilização de dados

Uma das funcionalidades mais interessantes e importantes neste processo é a monitorização do tráfego consumido para depois não termos surpresas na factura. O Android oferece de uma forma muito fácil de interpretar a informação sobre o tráfego consumido e que aplicações fizeram uso dessa ligação.

Podemos fazer um filtro por período e até definir um limite para a utilização dos dados móveis.



Esta é uma dica simples mas que pode ser muito útil em diversas situações. Para terminar vamos apenas lançar um desafio a todos os nossos leitores e nesse sentido gostaríamos que nos respondessem às seguintes questões:



1) Costuma aceder à Internet nas férias?
2) Quanto tem de plafond ao nível dos dados móveis?
3) Costuma adquirir plafond extra de dados móveis?

Sem comentários:

Enviar um comentário