terça-feira, 5 de agosto de 2014

O motivo para um iPhone ficar lento

Os motivos...

Os clientes da Apple são, por norma, clientes satisfeitos. Pagam caro pelos seus produtos mas é um preço que compensa dadas as suas qualidades e os iPhones são um grande exemplo disso mesmo.

O iPhone é um dispositivo, de uma forma geral, bastante rápido e fluído e as queixas relativas ao seu desempenho são muito poucas. Ainda assim, existe uma razão que leva à insatisfação dos clientes quanto à velocidade dos seus equipamentos.





Não existem dúvidas de que os iPhones são os equipamentos com melhor desempenho no mundo dos smartphones. Existem alguns pequenos truques o ajudam a manter a fluidez e velocidade, principalmente nos equipamentos mais antigos, como aliás já sugerimos aqui 12 dicas nesse sentido, e não é suposto, que quando surge um novo iPhone, o modelo anterior perca estas características.

O facto é que os utilizadores de iPhone, cada vez que a Apple lança um novo smartphone, sentem que o seu actual “perde” as características que até então eram por si admiradas. Como se, de repente, o equipamento que tanto se gostava passasse a ser inadequado, lento ou simplesmente obsoleto.

Esta conclusão surge na sequência de uma análise feita às pesquisas no Google, através do Google Trends, que revelam seis picos de pesquisas pela combinação das palavras-chave “iPhone lento” (iPhone slow, em inglês). Estes picos de pesquisa, ocorridos nos últimos 7 anos, acontecem logo após a Apple lançar um novo modelo de iPhone, tal como indica o gráfico abaixo.



Na verdade, estas pesquisas podem dar-se por dois motivos, um por efeito psicológico e outro por efeito prático.

O efeito psicológico têm que ver com o que já foi descrito anteriormente. Quando as pessoas conhecem um modelo mais novo, com características superiores ao seu “antigo”, sentem que este ficou mais lento.

Depois existe um efeito prático, e talvez mais plausível. Sempre que é lançado um novo iPhone, é lançada uma nova versão ao sistema operativo que, por norma, é instalada em grande parte dos iPhones. Contudo, estas novas versões tendem a não funcionar tão bem em hardware mais antigo como no último modelo, levando os utilizadores a pesquisar no motor de busca razões para tal ocorrência.



Fonte: Statista

Sem comentários:

Enviar um comentário