A mais nova versão do Android foi apresentada na conferência de Programadores( desenvolvedores )do Google. Apesar de anunciado, o Android L ainda não começou a ser distribuído, e ainda deve ganhar o nome de um doce (nossa fonte interna disse que os executivos do Google gostam muito do nome Lollipop) já outro rumor ( LEMON MERINGUE PIE). Isso, com efeito, representa uma mudança de estratégia do Big G, que costumava lançar seus updates logo após a sua apresentação. Mesmo assim, já podemos fazer uma estimativa baseada nos hábitos de atualização do SO. Veja aqui se o seu smartphone receberá o Android L.
Para começar, nada de novo: é óbvio que os dispositivos da linha Nexus do Google serão os primeiros a ganharem o update via Wi-Fi (OTA). Mas atenção: o Google vinha garantindo o suporte de 18 meses para os dispositivos, e isso agora pode mudar, visto que a atualização não mais será lançada logo após a sua apresentação.
Retomando: em seguida, será a vez dos Google Edition, dos aparelhos da Motorola e, nos meses subsequentes, dos carros-chefe atuais das principais fabricantes. Claro, essa é apenas uma estimativa, e tudo pode mudar. Dessa forma, na dúvida sobre algum aparelho, preferimos não anunciar sua possível atualização.
Google Nexus
Podemos garantir que o Nexus 5 e o Nexus 7 2013 serão os primeiros a receber o Android 5.0, seguidos das GPE (Google Play Edition) do HTC One, do Galaxy S4, do Moto G e do Sony Xperia Z Ultra. Apesar de ter sido lançado há mais de dezoito meses, o Nexus 4 deverá receber o Android L, pois todas as capturas de ecrã com a nova versão do SO foram feitas numa resolução de 1280 x 768, uma dica de que o L roda no dispositivo. O Nexus 7 2012 e o Nexus 10 não receberão o L.
- Nexus 4
- Nexus 5
- Nexus 7 2013
Motorola
É extremamente provável que o Android L chegue bem rápido aos mais novos dispositivos da Motorola: o Moto X, o Moto G e o Moto E. Além disso, segundo um alto executivo da Motorola, o Droid Ultra, Maxx e Mini receberão “a última versão do Android”, pulando assim o KitKat 4.4. É esperar para ver.
- Moto X
- Moto G
- Moto E
- Droid Ultra
- Droid Mini
- Droid Maxx
- Moto G Google Play Edition
Através de seu canal de suporte, a Motorola confirmou o Android L para o Moto X e Moto G. Para mais informações, acesse este artigo.
Um alto executivo da Motorola confirma que o Moto X receberá a atualização do Android L:
- “Yup”, o Moto X vai receber o Android L
Obviamente, o Galaxy S5 receberá o Android L. O update também é certo para o Galaxy S4 e para o Galaxy Note 3. Nada de L, contudo, para o Galaxy S3 e para o Note 2. Seguindo a mesma lógica, os tablets mais novos da Samsung também devem receber o novo Android. No caso da fabricante sul-coreana, as últimas atualizações do KitKat chegaram bastante problemáticas aos carros-chefe. Esperemos que dessa vez o L venha sem problemas:
- Galaxy S5
- Galaxy S5 mini
- Galaxy Alpha
- Galaxy S4
- Galaxy Note 3
- Galaxy Tab Pro 8.4
- Galaxy Tab Pro 10.1
- Galaxy Tab Pro 12.2
- Galaxy Tab S 10.5
- Galaxy S4 Google Play Edition
- Samsung Galaxy Note 10.1 2014 Edition
Sony
A fabricante japonesa mostra respeito ao consumidor ao publicar em seu site oficial (apenas o americano) anúncios regulares a respeito dos planos de atualização dos seus dispositivos. Claro, a página deles ainda não foi atualizada com as informações sobre o Android L, mas ainda assim podemos esperar o update para o Sony Xperia Z2, o Xperia Z1 e o Xperia Z2 Tablet e o Z Ultra.
- Xperia Z Ultra
- Xperia ZL (ZQ no Brasil)
- Xperia Z1
- Xperia Z2
- Xperia Z2 Tablet
- Xperia Z Ultra Google Play Edition
- Xperia T2 Ultra
LG
Na previsão de atualização para o Android 4.4.3 KitKat, notamos que a LG costuma atrasar bastante os seus updates. A fabricante sul-coreana, contudo, mostra-se bastante aberta a críticas no que diz respeito aos seus dispositivos, operando melhoras significativas de uma para outra geração. Se o mesmo se der no caso de updates de software, deveremos ver o Android L rodando em breve nos últimos dispositivos high-end da empresa:
- LG G3
- LG G2
- LG G Pad 8.3
- LG G2 Mini
- LG G Flex
HTC
Nada de surpresas aqui. A fabricante taiwanesa não está entre as mais atrasadas quando o assunto é a atualizações dos seus dispositivos. A fabricante já confirmou o Android L para os seus carros-chefe, o HTC One M8 e ao antecessor, o M7, para 90 dias depois que a empresa receber o código final da Google.
- HTC One M8
- HTC One M7
- HTC One Google Play Edition
Nvidia
Depois que a Nvidia surpreendeu os usuários com a fabricação de um tablet acima da média, ela confirmou recentemente que o Tegra Note 7 receberá update para o Android L logo após a oficialização do mesmo.
- Gradiente Tegra Note 7
Aparelhos novos
A apresentação da versão final do Android L será feita no novo aparelho do Google (Nexus 6/Nexus X), sem data oficial (a nossa aposta é o final de outubro). Os aparelhos a serem apresentados durante a IFA 2014 receberão obviamente o Android L rapidamente:
- Galaxy Note 4
- Sony Xperia Z3
- Xperia M2 Aqua
- Moto G2
- Moto X+1
Mais....
Uma das maiores questões que surgem sempre que uma nova versão do Android está para chegar é: Meu telemóvel receberá a atualização? O Android é o sistema operacionais mais problemático nesse requisito graças à sua enorme fragmentação e número enorme de aparelhos.
Muitas vezes, a razão principal para a troca de um aparelho é a seu esquecimento por parte das fabricantes para novas atualizações, o que não é nem um pouco o ideal. Por outro lado, essa é uma das maiores vantagens dos iPhones, iPads e iPods que possuem um longo tempo de vida graças ao esforço da Apple para manter seus aparelhos atualizados.
É claro que existem outras opções para manter um smartphone atualizado, mas muitos usuários não estão dispostos a realizar os processos necessários para a instalação de ROMs não oficiais, por exemplo.
Para facilitar a vida de quem está preocupado sobre o futuro do seu smartphone, preparamos uma lista com algumas previsões (e algumas confirmações) de quais aparelhos receberão a nova versão Android L, que deve ser lançada já nos próximos meses.
Linha Nexus
Naturalmente, os aparelhos Nexus da Google são sempre os primeiro a receberam as atualizações. Além disso, os usuários não precisam ficar esperando pela boa vontade das fabricantes para adaptarem seus sistemas próprios para novas versões do Android.
Nexus 5: Com certeza receberá o Android L
Nexus 4: Muito difícil de saber. Até lá, já terá 2 anos de existência e é a nossa previsão de que não receberá. Porém, algumas fontes afirmam que sim.
Nexus 7 2013: Muito provavelmente será atualizável
Nexus 7 2012: Não receberá
Nexus 10: Não receberá
Aparelhos da Samsung
Galaxy S5: Receberá assim que a Samsung preparar o sistema
Galaxy Note 3: Receberá assim que a Samsung preparar o sistema
Galaxy S4: Receberá logo em seguida do Galaxy S5 e Note 3
Galaxy S3: Não receberá
Tablets: Provavelmente só receberão os lançados neste ano
Aparelhos da Motorola
Desde que a Google comprou a Motorola, que posteriomente foi vendida para a Lenovo, os aparelhos da marca têm recebido rapidamente as atualizações. Com o Android L não deve ser diferente.
Moto X,Moto G,Moto E -confirmadas as atualizações
Linha Razr: Dificilmente receberão
Aparelhos da LG
LG G3: Com certeza receberá
LG G2: Nada confirmado, mas muito provavelmente receberá
LG G Flex: Pode receber, mas deve demorar
Aparelhos da Sony
A Sony costuma ser bem dedicada em atualizar seus aparelhos para novas versões do Android. Pode-se esperar ter a maioria dos recentes smartphones da companhia atualizados, mesmo que isso leve um tempo.
Xperia Z2: Com certeza receberá
Xperia Z1: Muito provavelmente receberá
Xperia Z1 Compact: Muito provavelmente receberá
Xperia Z: Difícil saber, mas provavelmente não
Outros Xperias: Os mais recentes (lançados desde metade de 2013) provavelmente receberão
Outros aparelhos
HTC One M8: Atualização confirmada para 90 dias após lançamento do sistema
HTC One M7: Atualização confirmada para 90 dias após lançamento do sistema
HTC One Max: Atualização ainda em avaliação, mas provavelmente receberá
OnePlus One -atualização confirmada
Huawei Ascend P6: Dificilmente receberá
Huawei Ascend P7: Provavelmente receberá
Podemos ver que as coisas estão melhorando aos poucos, pelo menos para os aparelhos mais recentes e principalmente entre os topos de linha. Porém, muito trabalho ainda precisa ser feito nesse requisito. Um aparelho de apenas 2 anos não pode ser esquecido pelas fabricantes, mesmo que seja um aparelho de entrada. A falta de atualização proposital não pode ser uma estratégia de vendas por parte das fabricantes e sim a manutenção uma responsabilidade com o consumidor.
Com certeza muitos outros aparelhos não listados aqui receberão o Android L, mas esses são os que podemos prever com uma clareza um pouco maior. Também pode acontecer de alguns que acreditamos ser improvável a atualização serem atualizados, sendo que muitas coisas mudam de última hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário